×
Loading ...

10 alimentos que melhoram o humor

Steve Lewis/Photographer's Choice/Getty Images

Introdução

O ditado "você é o que você come" deve ter alguma credibilidade quando se trata do seu humor. "Muitas pessoas não percebem que a química que regula nosso humor é proveniente dos nutrientes daquilo que comemos", diz Rania Batayneh, nutricionista. Se seu humor não anda exatamente como você gostaria, abasteça sua dispensa com alimentos que podem ajudar.

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Peixes de água fria

Segundo Rania, a deficiência de ômega-3 pode reduzir a eficácia ou a mobilidade de neurotransmissores como a serotonina, o que pode desregular o humor. Peixes de água fria como salmão, atum ou sardinha devolvem seu bom humor oferecendo uma opção fácil para beliscar e matar a fome.

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Castanhas

Castanhas também são uma boa fonte de ômega-3. Esta opção é interessante principalmente para vegetarianos. Prepare uma farinha, como a farinha de aveia, com uma variedade de castanhas, nozes e amêndoas ou desfrute desses benefícios se deliciando com uma barra de cereais de manteiga de amendoim quando estiver com uma rotina corrida e estressante.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Espinafre

Acrescentar ácido fólico à dieta ajuda a aumentar os níveis de serotonina no cérebro e, ao mesmo tempo, acalmar, diz Rania. Espinafre cozido é uma boa fonte de ácido fólico. Quando estiver de mau humor, opte por uma salada de espinafre, vagem e raízes (como cenoura e rabanete) picadas para suprir a demanda de ácido fólico e aumentar sua disposição.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Grãos integrais

Uma boa dose diária de selênio pode ser ingerida incorporando grãos integrais à sua dieta. A falta desse mineral pode deixá-lo ansioso, irritado e deprimido, diz Rania. Escolha pães de grãos integrais e cereais para começar seu dia com o pé direito e a mente em paz.

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Alimentos ricos em proteínas

Encha sua dieta de alimentos ricos em proteínas como aveia, banana, frutas secas e laticínios com pouca gordura para começar uma atitude mais positiva. Esses petiscos são as melhores fontes de triptofano, diz Rania. "O triptofano desempenha um papel importante na regulação do humor, e baixos níveis desse nutriente podem tornar o indivíduo mais agressivo. O triptofano não é produzido naturalmente pelo corpo, então é essencial incluí-lo em sua dieta".

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Frutas e vegetais frescos

Comer bem é gostoso e faz você se sentir melhor. Livre-se das guloseimas ricas em açúcares e passe a comer frutas e vegetais frescos. "Os açúcares elevam muito rapidamente a glicose sanguínea deixando você carrancudo e de mau humor", diz Elika Kormeili, fundadora do Center for Healthy and Happy Living. "Alterar seus hábitos pode ser difícil, mas você deve aprender a resistir às tentações".

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Alimentos ricos em fibras

Elika sugere combater o mau humor aumentando a ingestão de fibras. Alimentos ricos em fibras solúveis como cevada, maçã, laranja, batata-doce, cenoura e feijão podem melhorar drasticamente seu humor e dar-lhe ânimo. "As fibras reduzem a absorção de açúcar no sangue reduzindo as taxas de glicose e oscilações de humor", diz ela.

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Semente de abóbora

Rica em zinco e triptofano, a semente de abóbora é calmante e uma boa opção para balancear a glicose sanguínea em qualquer época, segundo Trudy Scott, nutricionista e autora de "The Antianxiety Food Solution" ("A Solução para a Ansiedade nos Alimentos", em tradução livre). Dê um gostinho às sementes temperando-as com sal, açafrão, gengibre e pimenta.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Ovos

Comece o dia com um café da manhã caseiro que irá turbinar seu humor e aumentar sua energia. "Os ovos contêm os aminoácidos necessários para a síntese de substâncias importantes, como a serotonina", diz Trudy. "São ótimos para o café da manhã e ajudam a evitar oscilações na glicose sanguínea". Portanto, prepare um omelete, cozinhe um ovo para o almoço ou faça ovos mexidos com seus vegetais preferidos e experimente o bom humor que são capazes de propiciar.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Vitamina C

Segundo Trudy, deficiências leves a moderadas de vitamina C estão associadas ao aumento da ansiedade e do nervosismo. Melhore sua imunidade, proteja-se de toxinas e melhore seu humor consumindo mais laranjas, pimentão, batatas, brócolis, couve e folhas verdes. "Vegetais de folhas verde-escuro como o espinafre, a couve e a acelga contêm altos níveis de magnésio, um nutriente calmante, e muita vitamina B", diz ela.