×
Loading ...

10 assuntos convincentes para discursos

Argumentos persuasivos não necessariamente precisam ser algo em que você acredite. Na verdade, você pode aprimorar seus discursos e sua forma de argumentar simplesmente tentando desafiar um tópico polêmico, no qual você tenta persuadir a oposição. Observe e escute a sua volta quando fizer um discurso, pois os tópicos estão prontos para serem discutidos.

Fazer um discurso persuasivo pode ser mais legal quando você se aproxima do ângulo oposto (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Direitos de abortar

Um discurso persuasivo comum é o de direitos de abortar. Discuta esse tema escrevendo algo persuasivo onde a única oposição ao aborto é a total oposição. Diga que permitir exceções em casos de estupro e incesto é equivalente a colocar no feto a culpa por ser concebido de uma forma indesejada

Loading...

Leis de votos obrigatórios

Nos Estados Unidos, o voto não é obrigatório. Coloque-se a favor de adotar essa postura no Brasil, onde as pessoas devem votar sob o risco de não poderem tirar passaporte, por exemplo, caso não o façam.

Legalização de esteróides

Tente convencer sua audiência que, já que não existe uma maneira real de saber se atletas usam esteroides ilegais ate que ganhem campeonatos ou marquem pontuações recordes, os esportes profissionais deveriam legalizar esteroides.

Proibição de bebidas não alcoólicas

Bebidas não alcoólicas possuem açúcar e cafeina, e o excesso dos dois são considerados uma combinação nada saudável para crianças. Escreva um discurso persuasivo que argumente que essas bebidas não devam ser vendidas em escolas, a não ser que não possuam cafeina e que sejam sem açúcar ou ambos.

Uso de celular ao volante

Um discurso persuasivo pode ser feito com o tema de que o uso de aparelhos celulares não são um risco maior a motoristas do que mulheres passando batom enquanto dirigem ou alguém procurando um CD ou estação de radio. Fale contra as leis que proíbem o uso de aparelhos celulares na direção.

Imagem corporal em anúncios

Anúncios de roupas femininas são polêmicos há algum tempo por não serem saudáveis e por estipularem uma expectativa de peso e aparência para as mulheres. Discuta a proibição desses comerciais que não mostram modelos de todos os tamanhos sendo igualmente atraentes.

Levantamento sobre banimento de festas de carnaval nas escolas

As celebrações de carnaval dentro das escolas tornaram-se uma lenda urbana. Tente convencer sua audiência de que milhões de crianças cresceram participando dessas comemorações nas escolas e se fantasiando no grande dia e o mundo não acabou; logo por que não fazê-las?

Abolição dos partidos políticos

Varias vezes durante a história do Brasil, os candidatos a deputado que não receberam a maioria dos votos acabaram se elegendo. A legislação que rege o processo eleitoral deles diz que, se um dado candidato receber um número de votos, o partido terá o direito de levar à bancada outros candidatos, que não necessariamente foram tão votados. Converse sobre isso com os alunos, posicionando-se contrariamente a tal legislação.

Leis de cartões de crédito

As companhias de cartões de crédito possuem o direito de legalmente aumentar seus juros quando o consumidor estiver em atraso com o pagamento da fatura. Tente convencer sua audiência de que este direito legal é justo tanto para a companhia quanto para o consumidor.

Punição aos crimes de ódio

Penalidades adicionais podem ser impostas contra defensores se o crime for rotulado como "crime de ódio". Escreva um discurso persuasivo que argumente que todos os crimes são causados por ódio em algum ponto e que seria injusto julgar a motivação de um como maior que a de outro e, portanto, como merecedor de uma pena mais rígida.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...