×
Loading ...

10 atrizes famosas que nunca ganharam um Oscar

Christopher Polk/Getty Images Entertainment/Getty Images

Introdução

Lindas, poderosas, milionárias e respeitadas. Essas atrizes têm uma carreira respeitável e uma legião de fãs em todo mundo, porém nunca ganharam um Oscar. Algumas injustiçadas, outras ainda com um longo caminho a percorrer e muito para provar, porém a dúvida fica: o que Hollywood espera para premiar estes grandes talentos com uma estatueta? O reconhecimento do público elas já têm, agora só falta o da crítica. Conheça as histórias de 10 atrizes renomadas que ainda não ganharam um Oscar.

Dave Kotinsky/Getty Images Entertainment/Getty Images

Julianne Moore

Julianne já chegou perto de ganhar a estatueta quatro vezes no total. Em 2002, ela conseguiu um feito muito raro: concorreu ao Oscar por dois papéis diferentes no mesmo ano. Sua atuação em "Longe do Paraíso" rendeu uma indicação como melhor atriz, já seu papel em "As Horas" a colocou como indicada a melhor atriz coadjuvante. Suas outras indicações foram no ano 2000 por "Fim de Caso" e em 1998 por "Boogie Nights - Prazer sem Limites". Sua predileção por filmes difíceis e papéis intrigantes acaba sendo uma faca de dois gumes. Por um lado a atriz ganha respeito e notoriedade, mas por outro acaba sendo ignorada pela Academia de Cinema de Hollywood, já que seus últimos filmes não são muito comerciais.k

Neilson Barnard/Getty Images Entertainment/Getty Images

Scarlett Johansson

Nova musa de Hollywood e queridinha do diretor Woody Allen, Scarlett Johansson nunca ganhou nem concorreu a um Oscar. Suas atuações em "Ponto Final - Match Point" e "Encontros e Desencontros" renderam indicações ao Globo de Ouro, mas mesmo assim não conseguiram seduzir os membros da Academia. O meteórico sucesso de Scarllet levou a atriz a atuar em vários blockbusters e filmes de super heróis como "Iron Man 2" e "Os Vingadores". Os filmes acabam recheando a conta bancária de Johansson, porém não são suficiente para levá-la ao Oscar. Ainda muito jovem, a atriz tem uma promissora carreira pela frente. A escolha de papéis mais desafiantes e controversos pode ser a chave para que a atriz ganhe o respeito da Academia.

Tim Whitby/Getty Images Entertainment/Getty Images

Cameron Diaz

Quando Cameron Diaz surgiu para o estrelato em 1994 com "O Máscara", onde atuou ao lado de Jim Carrey, Hollywood ficou em polvorosa. A atriz chamou a atenção de toda a indústria cinematográfica e rapidamente se tornou um rosto conhecido em todo mundo. Cameron prefere as comédias fáceis, que rendem muito nas bilheterias, por isso muitos acham que ela não é uma atriz séria. Porém todas as vezes que ela ousou na escolha dos papéis, recebeu ótimas críticas. Suas atuações em "Gangues de Nova York" e "Vanilla Sky", por exemplo, conquistaram indicações para a categoria de melhor atriz no Globo de Ouro.

Laura Cavanaugh/Getty Images Entertainment/Getty Images

Bette Midler

Uma mistura de comediante, atriz e cantora, a veterana Bette Midler possui uma carreira longa e cheia de facetas. No início dos anos 80, sua atuação em "A Rosa" rendeu uma indicação para o Oscar de melhor atriz. Em 1992, Bette outra vez foi indicada para o prêmio máximo do cinema em "Para Eles com Muito Amor", porém perdeu para Jodie Foster em "O Silêncio dos Inocentes". Seja na TV ou no cinema, Bette Midler nunca está parada, sempre tem um novo projeto na mira. Talvez o que lhe falta é concentrar mais esforços na carreira de atriz. Ela já provou que seu talento é incontestável, por isso não seria uma surpresa se seu nome aparecesse na disputa nos próximos anos.

Christopher Polk/Getty Images Entertainment/Getty Images

Salma Hayek

A atriz mexicana é provavelmente uma das latinas mais famosas de Hollywood. Seus papéis divertidos e cheios de ação conquistaram um lugar cativo no coração dos amantes do cinema. Sua atuação excelente em "Frida" (2003) foi o mais próximo que a atriz chegou de ganhar um Oscar. Naquele ano ela foi uma das indicadas ao prêmio de melhor atriz, porém quem levou a estatueta para casa foi Nicole Kidman por "As Horas". Nos últimos anos, Hayek vem diversificando seus papeis na indústria do entretenimento. Ela deixou de ser apenas atriz e começou a ser produtora. Um dos seus grandes sucessos por trás das câmeras foi a série de TV americana "Betty, a Feia".

Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Michelle Pfeiffer

Parece incrível, mas a eterna Mulher Gato, que em 1992 conquistou o mundo com sua atuação em "Batman", nunca ganhou uma estatueta da Academia de Cinema. Ela já chegou bem perto três vezes: em 1989 por "Ligações Perigosas", em 1990 por "Susie e os Baker Boys" e finalmente em 1993 por "Conflitos de Amor". Michelle já não está mais entre os maiores salários de atrizes de Hollywood e sua carreira anda bastante instável, porém seu talento é inegável. A indústria do cinema adora um retorno triunfante, como foi o caso de John Travolta em "Pulp Fiction". Quem sabe não chegou a hora do retorno de Michelle Pfeifer?

Andrew H. Walker/Getty Images Entertainment/Getty Images

Glenn Close

Talvez Glenn Close seja uma das atrizes mais injustiçadas de Hollywood. A veterana atriz já foi indicada nada menos que 6 vezes para o prêmio máximo do cinema, mas nunca levou uma estatueta para casa. A primeira vez que concorreu foi em 1983 com "O Mundo Segundo Garp" e a última em 2012 com o controverso "Albert Nobbs". Glenn também foi indicada várias vezes ao Globo de Ouro, mas as duas vezes que ganhou foram resultado de seus ótimos papéis na televisão. Com muito respeito na indústria cinematográfica, Glenn é muito seletiva na hora de escolher seus papéis. Até hoje isso nunca lhe rendeu um Oscar, mas é questão de tempo para Hollywood finalmente homenagear o seu talento.

Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Drew Barrymore

Desde que despontou para o estrelato interpretando a menininha de "ET", Drew Barrymore já fez dezenas de filmes, porém nenhum deles foi capaz de conquistar um Oscar. A atriz, que teve muitos problemas pessoais nos anos 90 e quase foi esquecida pelos produtores de cinema, é um clássico exemplo de que Hollywood adora ver um astro renascendo das cinzas. Porém, desde que voltou a estrelar grandes filmes, Drew não atuou em nada que chamasse a atenção da Academia. Suas comédias românticas e filmes de ação podem ser muito bons para aumentar a conta bancária, mas passam bem longe do sucesso de crítica, já que Barrymore nunca foi indicada ao prêmio máximo do cinema.

Frederick M. Brown/Getty Images Entertainment/Getty Images

Meg Ryan

Durante muito tempo ela reinou como a queridinha de Hollywood, estrelando comédias românticas de muita bilheteria e crítica. "Sintonia de Amor" e "Harry & Sally - Feitos um Para o Outro", por exemplo, foram filmes que deram uma nova cara para esse gênero do cinema. Porém, Meg Ryan continuou apostando no mesmo filão e acabou sendo conhecida por Hollywood como uma atriz de uma nota só. A falta de papéis mais desafiadores que exigissem mais da atriz foi crucial para a Academia ter ignorado suas atuações por tanto tempo. Ultimamente a atriz anda longe das câmeras, porém sua qualidade para dar vida a personagens carismáticos que conquistam a audiência continua intacta.

Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Jennifer Anniston

Ao contrário dos seus colegas de elenco da série "Friends", Jennifer Anniston conseguiu trilhar uma interessante carreira na indústria cinematográfica. Aos poucos ela se desprendeu de Rachel, seu personagem durante 10 anos na TV, e atingiu sucesso também na tela grande. Porém ainda falta tempo e ousadia para a atriz ganhar um Oscar. A maioria dos seus papéis são em comédias românticas comerciais, sempre com personagens parecidos uns aos outros. Jennifer Aniston já conseguiu fazer o mais difícil, que é conquistar o coração do público. Mas para conquistar a crítica da Academia é preciso sair um pouco do perfil de "queridinha" e escolher papéis mais desafiadores em filmes relevantes.