10 características de uma amizade saudável

Escrito por james werning | Traduzido por juliana soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
10 características de uma amizade saudável
O céu é o limite para uma amizade saudável (couple image by Kanisdha Buasri from Fotolia.com)

Os relacionamentos saudáveis com amigos são a cereja do bolo, mas não é fácil construir um, principalmente se você não teve relacionamentos saudáveis no passado. O lado bom, no entanto, é que esses relacionamentos são bons para ambas as partes. Ficando juntos, os amigos podem encorajar uns aos outros a fazer coisas incríveis na vida. Entendendo as características de um relacionamento saudável, você pode começar a melhorar suas amizades e a construir outras novas.

Outras pessoas estão lendo

Comunicação aberta

As pessoas em amizades saudáveis se comunicam abertamente. Elas fazem mais do que uma atualização diária dos eventos, falam sobre assuntos pessoais de suas vidas.

Equilíbrio

Os relacionamentos podem terminar em um desastre quando só uma pessoa dá e a outra só recebe. Mas não caia na armadilha de comparar todo ato de doação e esperar que seja retribuído pela pessoa. Os amigos em um relacionamento saudável devem simplesmente aproveitar sem esperar algo em troca, e isso serve para ambos os lados.

Compaixão

O ingrediente principal para todas as boas amizades é a compaixão, quando você verdadeiramente se importa com as necessidades do outro como se fossem suas.

Honestidade

As pessoas em amizades saudáveis são abertas e honestas. Elas não escondem nada importante umas das outras, mesmo os erros dos quais se envergonhem. As mentiras acabam com a confiança, que é a base de uma amizade saudável.

Fidelidade

Quando a vida fica difícil, os melhores amigos não fogem. Eles ficam por perto nos momentos bons e ruins. Esses amigos dizem a verdade e cumprem com o que prometem. A fidelidade é obrigatória em uma amizade, principalmente nos momentos difíceis.

Respeito

Todos têm expectativas, que algumas vezes não são atendidas. Talvez você e seu amigo tenham pontos de vista diferentes sobre um assunto. Isso não significa que vocês precisem brigar. Pelo contrário, as pessoas em relacionamentos saudáveis aprendem a respeitar as ideias e opiniões umas das outras.

Resolução de conflitos

Os amigos precisam aprender um processo saudável de lidar com as diferenças. Isso envolve ouvir e manter uma boa comunicação. Por exemplo, nunca diga "Você sempre..." ou "Lá vai você de novo...". Sempre é melhor ouvir cuidadosamente e pedir esclarecimentos e usar frases com "eu" como "Eu me sinto mal quando isso acontece porque..." ou "Eu sinto como se minhas opiniões não estivessem sendo consideradas quando...". Ninguém pode brigar com suas percepções e sentimentos. Aprenda quais brigas valem a pena e quais não.

Diversão

As pessoas que têm amizades saudáveis fazem muitas coisas juntas, mas também sabem o momento de ficarem sozinhas. Elas gostam de se divertir juntas ou simplesmente dividir uma risada.

Perdão

Perdoar os outros não significa convidá-los para pisar em você. Simplesmente significa que você deixou o passado para trás e espera por coisas melhores. Se uma pessoa continua ofendendo a outra repetidamente e espera um perdão, pode ser o momento para terminar a amizade.

Seja você mesmo

Seu amigo deve apreciá-lo como você é. Você não deve precisar mudar nada em seu estilo ou personalidade para que alguém goste de você.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível