É permitido levar uma lâmina descartável em uma bagagem de mão no avião?

As lâminas descartáveis são conhecidas também como lâminas de barbear

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Como precaução, os passageiros são obrigados a obedecer as regras de bagagem que proíbem objetos possivelmente perigosos a bordo de aviões. Assim, uma dúvida frequente é em relação as lâminas descartáveis — muitos passageiros não sabem se elas são permitidas.

Regras gerais

Uma navalha pode ser usada como arma

Michael Blann/Digital Vision/Getty Images

Como os cartuchos das lâminas descartáveis são protegidos por embalagens de plástico, elas são permitidas em bagagens de mão, desde que estejam lacradas. As navalhas tradicionais e aparelhos de barbear que não possuem cartuchos, por sua vez, podem ser utilizados como arma e, portanto, são proibidos.

Segurança

Uma lâmina desprotegida pode causar acidentes

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Ao colocar objetos afiados em sua bagagem, embale-os ou guarde-os adequadamente para evitar acidentes pessoais ou envolvendo a tripulação do voo.

Quem determina o que é proibido?

Órgãos nacionais e internacionais determinam quais objetos podem ser perigosos em um voo

Creatas/Creatas/Getty Images

No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é responsável pelo controle de bagagens e passageiros nos aeroportos. Além disso, em voos internacionais, os passageiros estão sujeitos às regras de bagagem do país de destino, logo, a lista de artigos proibidos pode variar.

Exceções

Os fiscais de bagagem podem confiscar qualquer objeto

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Lembre-se que os agentes responsáveis pela verificação de bagagem têm o direito de reter até mesmo objetos permitidos, caso considerem-no perigoso.

Voos internacionais

Sempre verifique a lista de itens proibidos

Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

No Brasil, são permitidos em bagagens de mão somente lâminas descartáveis em cartuchos lacrados. Contudo, como já mencionado, outros países possuem regras diferentes, portanto, verifique as regras específicas de cada destino sempre que fizer um voo internacional.

Outras considerações

Confirme as informações com a empresa de aviação antes de fazer as malas

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Sempre verifique com a empresa responsável por seu voo se houve mudanças ou novas restrições na lista de objetos permitidos antes de fazer as malas.

eHow Brasil
×