×
Loading ...

10 dicas de moda masculina para enfrentar o calor

javi_indy/iStock/Getty Images

Introdução

Pode parecer estranho, mas muitos homens acham mais difícil se vestir no verão do que no inverno. A necessidade de usar o menor número de roupas possível deixa uma sensação de estar mal vestido. O calor do Brasil é um desafio para homens que gostam de usar diferentes tipos de acessórios e roupas mais elegantes. No entanto, é possível tirar proveito do estilo minimalista, com ênfase em uma boa coordenação de cores, texturas e outros pequenos detalhes. Veja como equilibrar seu estilo com as altas temperaturas sem perder a classe.

AntonioGuillem/iStock/Getty Images

Roupas folgadas para dias de folga

O caimento da roupa é essencial no quesito elegância. Porém, existem variações do que pode ser considerado "bom caimento". O corte mais amplo é uma tendência atual na moda masculina esportiva, além de ser ideal para os dias de altas temperaturas. Peças mais larguinhas podem dar à sua pele espaço para respirar e impedem que você transpire demais. Além disso, são despojadas e ótimas para um passeio no parque ou um café da manhã entre amigos.

m-imagephotography/iStock/Getty Images

Camisa popover

Seguindo o estilo despojado, existe um item no guarda-roupa masculino que foi feito para ser usado para compor looks mais informais: a camisa popover. Para os iniciantes, nada mais é que uma camisa em que os botões param no meio do caminho, como uma polo. É possível encontrar esse modelo com preços variados e em todos os tipos de padrões e cores. Os poucos botões da camisa dão um toque casual que combina com peças igualmente soltinhas, como shorts, jeans de lavagem clara ou calças cáqui monocromáticas.

Andreas Rentz/Getty Images Entertainment/Getty Images

Pés fresquinhos

Usar sapatos sem meia já se tornou uma opção coringa na moda masculina, principalmente na primavera e no verão. Você também pode usar sapatos sem meia à noite, mas apenas em ocasiões menos formais. É uma ótima combinação para um piquenique romântico, um jantar com a família ou uma ida ao cinema. Mas tome precauções: use talco antibactericida para os pés, spray para mantê-los sem odor e, em dias de caminhadas longas, use meias transparentes para não machucar os pés. Existem também meias tipo sapatilhas, que não aparecem fora dos sapatos e podem ser usadas para impedir que os pés transpirem demais.

Stefan Gosatti/Getty Images Entertainment/Getty Images

Camisa de manga curta

Este é um clássico no universo da moda masculina. Vestida corretamente, a camisa de manga curta pode ser uma ótima opção para os dias de calor. Mas atenção: tenha a certeza de que as suas camisas se ajustam perfeitamente ao seu tronco e ombros, sem deixar um espaço maior que um dedo entre a manga e o braço. A altura da manga deve ser no meio do bíceps, mas você pode dobrá-la um pouco se preferir mostrar os braços, o que também dá a impressão de ombros maiores.

Stefan Gosatti/Getty Images Entertainment/Getty Images

Uma combinação simples

Às vezes, o dia está perfeito para usar camiseta e bermuda. Mas, se você quer dar um upgrade no seu visual, troque a camiseta por uma camisa polo. Dessa forma, o seu look ficará mais elegante sem deixar o conforto de lado, pois as camisas polo são tão práticas e cômodas quanto as peças mais simples. Uma alternativa para a parte inferior é trocar as bermudas largas por shorts de alfaiataria feitos de algodão ou tecidos leves. Incorporar texturas, estampas e cores alternativas é outra forma fácil de colocar um pouco de vida e um toque de personalidade nessa composição que costuma ser mais básica.

nPine/nPine/Getty Images

Arregace as mangas e dobre a barra

Outra forma de dar um toque de personalidade ao seu look de verão é dobrar a barra das calças e camisas de manga comprida, principalmente as que costumam ser feitas de tecidos pesados. Combine o visual das calças de barras dobradas com sapatos sem meias e você estará na moda e com uma composição um pouco mais fresca. Prefira este estilo para passeios e festas casuais. Use sapatos baixos, como mocassins, dock sides e tênis estilo Converse. Dobre a barra das camisas para deixar mais pele à mostra e manter o seu corpo arejado.

Matt King/Getty Images Entertainment/Getty Images

Tecidos leves

Intercalar tecidos leves é uma ótima maneira de usar camadas sem sacrificar o seu conforto. O linho é um tecido perfeito por ser fresco, macio e seco. O algodão é leve e confortável, ideal para climas quentes. Entretanto, ele retém umidade, então não use-o em dias muito úmidos. A seda não é um dos tecidos mais populares no guarda-roupa masculino, mas, mesmo assim, é uma ótima escolha para camisas de primavera-verão. Este é o tecido mais fino e macio de todos, mas também costuma reter umidade e amassar demais.

Stefan Gosatti/Getty Images Entertainment/Getty Images

Cores e estampas

A primavera e o verão são as estações ideais para abusar das roupas coloridas. As tonalidades claras em contraste com cores mais fortes estão em alta na moda masculina. Se o seu local de trabalho é informal, procure usar calças coloridas com camisas ou camisetas claras. Caso você queira usar cores escuras ou neutras, o azul-marinho em conjunto com o branco é uma ótima pedida. No quesito estampas, aposte na padronagem, que é a repetição de desenhos pequenos. Equilibre sua composição e você se sairá bem.

Matt King/Getty Images Entertainment/Getty Images

Acessórios

Proteja-se do sol e aproveite para dar mais personalidade ao seu visual com uma boa combinação de óculos de sol e chapéu. Os óculos escuros mais amplos e não tão justos ao rosto, como o modelo “wayfarer”, da Ray Ban, são os mais vistos atualmente nos principais sites e revistas de moda. O estilo de chapéu que mais combina no verão é o do modelo panamá de cores claras e feito de palha, ideal para deixar sua cabeça bem arejada e sem transpirar. Esta composição é perfeita para festivais de música e passeios ao ar livre durante o dia.

Ysbrand Cosijn/iStock/Getty Images

Jeans com elastano

As calças jeans de brim pesado geralmente são mais abafadas e você terá menos liberdade de movimento. Já os modelos de jeans com elastano – aqueles que esticam – dão mais liberdade para você se movimentar. Procure usar calças mais leves e de lavagem mais clara para não reter calor ao sair no sol. O mais importante é que você se sinta confortável e confiante dentro de suas próprias roupas.