10 dicas de professores da pré-escola sobre a educação infantil

Escrito por shannon peavey | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
10 dicas de professores da pré-escola sobre a educação infantil
Os pais podem se beneficiar do que as crianças aprendem na pré-escola (Getty Images)

As mamães experimentes — e principalmente as de primeira viagem — sabem que, quando se trata de educar crianças, é bom aceitar todos os conselhos que puder. Não leva muito tempo para perceber que professores pré-escolares são mais do que as pessoas que ensinam o alfabeto e os numerais às crianças. Eles já cuidaram de dezenas, talvez centenas, de crianças pequenas, então sabem das coisas. Todos os dias, eles transmitem uma sabedoria que, para muitas mães que estão sofrendo com seus filhos pequenos, é genial.

1. Evite brigas utilizando o revezamento

As crianças se adaptam muito bem a rotinas. Talvez as mães de crianças briguentas não pensem em usar as rotinas como uma ferramenta para resolver conflitos corriqueiros — quem vai abrir a porta do carro, quem vai ajudar a bater a preparar o bolo ou quem vai abraçar a mamãe primeiro. Alguns professores recomendam uma agenda de revezamento. Diga às crianças todo dia de manhã de quem é a vez naquele dia e uma hora as brigas cessarão. Depois de algum tempo, às vezes apenas um ou dois dias, elas não se importarão mais com as coisas sobre as quais costumavam brigar. A questão é a competição, e a rotina acaba com isso, evitando as brigas.

10 dicas de professores da pré-escola sobre a educação infantil
Reduza as brigas em casa deixando as crianças se revezarem (Getty Images)

2. O leite pode ser a causa da desidratação — ofereça mais água

Os professores pré-escolares se familiarizam com os hábitos alimentares e intestinais das crianças em suas turmas, então têm a oportunidade de observar as possíveis "causas e efeitos" do consumo de vários alimentos e bebidas. Por exemplo, alguns professores percebem que muitas crianças amam leite, e isso é ótimo — para algumas. Outros, porém, podem ter problemas intestinais quando tomam a bebida, como fezes duras ou diarreia. Embora você sempre deva conversar com o pediatra de seu filho, alguns médicos recomendam limitar o consumo de leite de uma criança em idade pré-escolar a 600 ml por dia ou menos, e garantir que ela também beba muita água. Uma maneira de fazer isso é deixar que ela escolha uma garrafa fofa para beber água durante o dia.

10 dicas de professores da pré-escola sobre a educação infantil
Encoraje o consumo de água em vez do leite em excesso (Getty Images)

3. Acredite que seu filho vai experimentar coisas novas

Você acha que conhece seu filho e sabe como ele vai reagir em várias situações, mas talvez não saiba. Os professores geralmente são capazes de fazer com que as crianças realizem façanhas ao aprender a usar o penico de forma que os pais não conseguem. Eles dizem, por exemplo, que se os pais estiverem presentes em aulas de natação na escola, as crianças são mais propensas a se prender a eles e se recusar a tentar. Porém, se os pais não estiverem lá, crianças de 3 e 4 anos muitas vezes nadam de um lado a outro da piscina sozinhas em poucas semanas. Às vezes, você precisa estar disposto a se afastar um pouco e deixar a pressão dos colegas — e a autoconfiança — agirem.

4. Identifique suas coisas

Sim, isso vai acontecer. Na pré-escola, seu filho provavelmente vai perder as coisas: casacos, colheres, brinquedos, sapatos e talvez até a manta da soneca. Os professores falam sério quando pedem que você identifique tudo que a criança leva para a escola. Etiquetas resistentes à lavagem podem ser encontradas em lojas ou on-line, mas, em uma emergência, simplesmente escreva o nome da criança nos recipientes de comida e nas etiquetas das roupas com um marcador permanente preto.

5. Diferencie os alimentos de refeições e de lanches

Os alunos pré-escolares conseguem entender que existem "refeições" e "lanches", então alguns professores costumam observar o que os alunos levam para a escola e separar os "lanches" para comer depois do almoço. Eles podem ser extremamente úteis na hora de garantir que seu filho entenda que precisa comer a refeição primeiro e que os lanches devem ser consumidos depois. Muitas vezes, eles não têm fome o suficiente depois para comer os biscoitos, a barra de cereal ou os doces, mas sempre comerão o sanduíche, o iogurte, o queijo e as frutas. Se você combinar com o professor de seu filho, as brigas na hora de comer podem ser reduzidas.

10 dicas de professores da pré-escola sobre a educação infantil
Ensine às crianças a diferença entre lanche e almoço (Getty Images)

6. Acalme as crianças ansiosas dando "trabalhos" especiais a elas

Parece contraprodutivo, mas na verdade faz muito sentido. Dar um trabalho em sala de aula para uma criança não a coloca no centro das atenções, mas a ajuda a encontrar seu lugar no ambiente. Isso pode deixá-la orgulhosa e sentindo-se realizada, ajudá-la a conhecer os outros alunos mais rapidamente e fornecer um objetivo para atingir, evitando a sensação de estar perdida. Quando as crianças entram na pré-escola, muitas vezes se revezam com trabalhos como líder da sala ou ajudante na hora do lanche por alguns dias — e os professores parecem saber quais alunos precisam disso.

7. Evite o choro na chegada à escola com uma despedida formal

Às vezes, é difícil deixar uma criança chorando na pré-escola, mas você precisa ir embora. Isso pode ser aliviado deixando a criança "empurrar" a mãe ou o pai para fora e dando a ela uma maneira de expressar seus sentimentos depois disso. Alguns professores fazem "ditados" com esses alunos — as palavras são escritas à mão em cartões que eles podem colocar em um envelope endereçado à mãe ou ao pai e que é entregue a eles na saída da escola. Essa ideia pode ser útil em várias situações para ajudar as crianças a expressar seus sentimentos em casa, como quando a vovó vai embora ou um amigo as magoa.

8. Respeite as apresentações

Acha que as apresentações são fáceis? Pense duas vezes. O momento de compartilhar informações é essencial para formar a base da comunicação em um grupo, para deixar os alunos confortáveis ao participar da aula, construir habilidades de oratória e ensinar a fazer uma apresentação dinâmica. Os professores sabem que vale a pena ajudar as crianças a escolher um objeto para apresentar e conversar sobre maneiras de mostrar suas características mais interessantes. Depois, pergunte como foi e do que gostaram nas apresentações dos colegas.

9. Entenda que ensiná-las a usar o vaso sanitário pode levar anos

Muitos pais acham que chegará o dia mágico em que poderão jogar todas as fraldas fora e nunca mais precisarão delas, que as crianças vão se tornar mestras em usar o vaso sanitário e pronto. Já os professores pré-escolares têm uma visão mais realista: pode levar anos para que as crianças aprendam como interpretar os sinais de seus corpos, saber quando realmente é urgente e adquirir as habilidades necessárias para largar as fraldas durante a noite. Isso pode ser um alívio ou um problema, mas também pode mudar sua abordagem. Fazer xixi na cama, em particular, é algo que vai acontecer por algum tempo, e não tem problema algum. As fraldas serão necessárias por mais tempo do que você pensou, mas os professores de seu filho estarão lá para ajudar também.

10 dicas de professores da pré-escola sobre a educação infantil
Seu filho pode fazer xixi na cama por algum tempo tenha paciência (Getty Images)

10. Ensine boas maneiras. Elas são importantes de verdade

Para muitos pais, a pré-escola serve para fornecer uma base para assuntos acadêmicos e aprender a lidar com outras crianças. Mas as boas maneiras, ou seja, tratar os outros com gentileza, esperar pacientemente por sua vez, limpar a sala e falar "por favor", "obrigada", "com licença" e "desculpe" também são consideradas importantes. Muitos professores dizem que consideram todos os aspectos do comportamento infantil, dando pontos extras até por coisas simples, como esperar a vez ou colocar uma cadeira de volta no lugar após sair da mesa.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível