O nível 1,0 de T4 é baixo para a função da tireoide?

Escrito por filonia lechat | Traduzido por claudio silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O nível 1,0 de T4 é baixo para a função da tireoide?
Exame clínico da tireoide (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A tireoide é uma parte integrante do corpo e, quando funciona mal, os efeitos podem ser vistos no metabolismo, na temperatura corporal, no humor, cabelo, nível de energia e etc. Tanto homens como mulheres podem sofrer de doenças da tireoide, mas as mulheres têm um risco maior. É importante consultar o seu médico ou um endocrinologista se você sentir que a sua tireoide está funcionando abaixo o do que deveria.

Outras pessoas estão lendo

Teste de T4 - Tiroxina sérica e tiroxina livre

O primeiro exame que o médico vai lhe pedir é o teste do T4, que é o principal hormônio da tireoide. Há duas versões do T4 -- tiroxina sérica e tiroxina livre. A faixa normal da tiroxina sérica T4 está entre 4,6 e 12 ug/dL. A faixa normal de tiroxina livre situa-se entre 0,7 e 1,9 ng/dL. Um resultado de 1,0 mostra que a tiroxina no soro está muito baixa e que o paciente corre o risco de desenvolver o hipotiroidismo. Embora o resultado de 1,0 esteja dentro da faixa média para a tiroxina, o médico pode pedir mais exames.

Teste de T3 - Triiodotironina em soro e FT31

O teste de T3 (também conhecido como índice de T3 livre ou FT3I) geralmente é solicitado após o teste de T4 do paciente retornar com um resultado fora da média. A média para o teste de T3 está entre 80 e 180 ng/dL, portanto um nível de 1,0 seria considerado demasiado baixo.

TSH - Soro tirotropina

O soro tireotropina (popularmente conhecido como TSH) vem da glândula pituitária. Este teste mede a quantidade de T4 existente no corpo. A média é de 0,5 a 6 U/ml. Um nível de 1,0 está dentro da média, mas o médico poderá pedir mais testes, já que ele está no menor nível da escala. Pode ser pedido ao paciente que retorne para fazer outros testes em alguns meses para determinar se o número está baixando.

Outros testes e suas médias

O seu médico pode querer realizar outros testes. Suas abreviaturas e variações são:

Fração de tiroxina livre (FT4F): 0,03-,005% (1,0 é muito alto) Relação de ligação do hormônio da tireoide (HBR): 0,9 a 1,1 (1,0 é normal) Tireoglobulina (Tg) sérica: 0 a 30 ng/m (um está dentro da média, mas pode ser considerado baixo) Absorção do iodo radioativo (RAIO): 10 a 30% (1 é muito baixa)

Tenha em mente

Saiba que os números podem mudar dependendo de alguns fatores na vida da pessoa, e os valores normais fornecidos podem atender a cada pessoa de forma diferente. Alguns medicamentos, tais como antibióticos ou anticoncepcionais, podem fazer com que um número seja superior ou inferior ao normal. Informe o médico sobre todos os medicamentos que está tomado antes de seu teste. Além disso, considere que o seu médico iniciará um plano de ação que seja o mais adequado para você. Nem todo mundo reage da mesma forma a um certo medicamento, portanto um número baixo talvez não seja motivo para alarme, contanto que você esteja se sentindo bem. O bom relacionamento com o médico e uma percepção aguçada da sua própria saúde e felicidade irão ajudar bastante no monitoramento de qualquer problema da tireoide.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível