Mais
×

10 instrumentos musicais para crianças

Há um instrumento ideal para cada criança
Getty Images

Introdução

Tocar um instrumento musical oferece muitos benefícios, ajuda no desenvolvimento motor e estimula outras habilidades, além de favorecer a criatividade. É uma oportunidade que as crianças têm para descobrir um interesse que provavelmente gostem muito. Também oferece a oportunidade de desenvolver apreciação musical. Com muitas opções disponíveis, escolher um instrumento parece ser uma tarefa complicada. Mas se você dedicar um tempo a isso, as recompensas e os desafios que cada instrumento oferece podem guiar você e seus filhos no processo de decisão.

O violino é um instrumento que pode fazer a cabeça do seu filho
Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Violino

O violino pode ser tocado sozinho ou como parte de um grupo de música ou orquestra. Existem diferentes tamanhos de violinos, do maior até o de 1/16, que permite que crianças de todas as idades toquem este instrumento confortavelmente. O violino é relativamente pequeno e é fácil de transportar. Porém é necessário ter uma verba extra para substituir as cordas, arco e resina depois de um tempo de uso.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Piano

O piano pode ser tocado como um instrumento solo, com acompanhamento ou parte de um conjunto. Não é um instrumento portátil e pode ser um pouco caro. O órgão é uma versão elétrica do piano e pode ser um pouco mais econômico, além de ser portátil. Se você decidir que a criança irá aprender a tocar este instrumento, é importante escolher um com teclas pesadas como se fosse um piano de verdade.

Jose manuel Gelpi diaz/Hemera/Getty Images

Bateria

A bateria é a parte vital de muitas orquestras, bandas e grupos musicais. A criança pode se divertir muito ao tocar este instrumento. Mas prepare-se: pode ser que quem esteja por perto não goste muito do barulho. Além disso, a bateria é difícil de transportar e pode ser uma compra cara.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Trompete

O trompete faz parte da família dos instrumentos de metal. O som alto e forte está em muitos estilos musicais como jazz, clássico, banda militar e música latina. A criança deve conseguir soprar ar através de um bocal, porém alguns podem sentir dificuldades em fazer isso no começo da aprendizagem.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Flauta

A flauta é um instrumento de sopro. Seu som é reproduzido ao soprar o ar através de uma abertura no bico, uma técnica que pode levar algum tempo para aprender. A flauta é usada em vários estilos musicais e é um dos instrumentos mais leves e portáteis, tornando-se uma opção interessante para quem quer se enveredar no mundo da música.

Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Clarinete

O clarinete é outro membro da família dos instrumentos de sopro. Para produzir o som, você precisa usar uma peça de madeira vermelha no bico. Como a flauta, o clarinete é um instrumento leve, portátil e é normalmente usado em bandas e orquestras. Este instrumento é frequentemente a primeira escolha, pois pode fornecer a base para a aprendizagem de instrumentos semelhantes, como o oboé fagote e saxofone.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Guitarra

A guitarra é provavelmente um dos instrumentos mais comuns da cultura pop, o que o torna muito atraente para as crianças. Em primeiro lugar, aprender a pressionar as cordas pode ser um pouco difícil para uma criança, mas essas habilidades podem torná-lo apto a aprender outros instrumentos como baixo e cavaquinho. Você pode escolher entre a guitarra elétrica ou acústica. Enquanto a primeira precisa de amplificador, cabos e pedais, a outra não precisa de nada.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Saxofone

Embora feito de metal, o saxofone pertence aos instrumentos de sopro. Existe uma grande variedade de tamanhos e tipos, e o mais usado é o saxofone alto. Este instrumento é um pouco maior do que outros instrumentos de sopro, mas o seu lindo som pode ser bem-vindo em orquestras, bandas de jazz e shows.

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Bongôs

O bongô é um instrumento muito econômico e requer menos preparação para começar. Não precisa de acessórios e a criança pode reproduzir os ritmos e bases de percussão rapidamente. O bongô pode ser uma excelente forma de introduzir a música e instrumentos musicais à uma criança.

Darrin Klimek/Digital Vision/Getty Images

Trombone

O trombone é um instrumento de metal que usa um movimento que desliza e as crianças podem achar isso divertido. Este instrumento é maior que o trompete e pode ser incômodo para crianças muito pequenas. Esses instrumentos menos usuais podem ser uma ótima maneira para que crianças possam se divertir.