Os 10 mandamentos do dono de cão

Escrito por evelyn trimborn | Traduzido por maria carolina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os 10 mandamentos do dono de cão
Os 10 mandamentos do dono do cão é diretriz para compartilhar uma vida feliz com seu animal (training-the-dog image by Ivonne Wierink from Fotolia.com)

"Os 10 mandamentos do dono de cão", também conhecido como "Os 10 mandamentos do ponto de vista de cachorro", foi escrito pelo britânico Stan Rawlinson, especialista em comportamento animal, em 1993. Rawlinson refere-se a si mesmo como o "Dog listener" (escutador de cães) original e defende o treinamento de animais que não causa danos físicos ou psicológicos. Ele também destaca a compaixão para com o cachorro durante sua vida. Os 10 mandamentos se espalharam pelo mundo em forma de diretriz para propriedade de cães responsável.

Outras pessoas estão lendo

Estar ciente dos compromissos de um dono

"Minha vida provavelmente durará de 10 a 15 anos. Estar separado de você será doloroso para mim. Lembre-se disso antes de me comprar," diz Rawlinson. A maioria das pessoas se apaixona por um filhote sem pensar que ele crescerá e que é responsável por seus cuidados, saúde e qualquer outra necessidade. Donos geralmente escolhem um cão por sua aparência, ao invés do temperamento e da compatibilidade da raça com seu estilo de vida. Todos os cachorros precisam de atenção e exercício. Algumas raças são mais afetadas pela separação e podem sofrer de ansiedade se deixadas sozinhas por muito tempo. Eles podem também apresentar mau comportamento como resultado de estresse, tédio ou sentimento de rejeição.

Os 10 mandamentos do dono de cão
Cães precisam de exercício e atenção (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Ser paciente

"Dê-me tempo para entender o que você quer de mim. Não seja impaciente, insensível ou irritável," diz Rawlinson. Tire um tempo para aprender as regras básicas de treinamento de cães e filhotes antes de levar o seu para casa. Vá a uma aula para aprender a usar sons para que você trate seu cachorro de uma maneira que não cause problemas. Eles precisam ser treinados com amor, não raiva.

Os 10 mandamentos do dono de cão
Cães precisam de paciência na hora de serem treinados (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Ganhar respeito e confiança

"Confie em mim e eu sempre confiarei em você. Respeito é merecido e não dado como direito inerente," diz Rawlinson. O segredo para um cão bem treinado é dar comandos claros e consistentes. Eles querem agradar seus donos e fazer o que lhes é esperado. Treinar e recompensar fará com que o cachorro queira sempre ganhar elogios.

Os 10 mandamentos do dono de cão
O cachorro gosta de agradar seu dono, recompense-o por seu bom comportamento (Bec Parsons/Digital Vision/Getty Images)

Evitar raiva e comportamentos punitivos

"Não fique bravo comigo por muito tempo e não me tranque como forma de punição, eu não sou capaz de entender o porquê. Eu só sei que fui rejeitado. Você tem seu trabalho, amigos e diversão. Eu só tenho você," é o que diz Rawlinson. Cachorros precisam de atenção e companhia humana e adoram treinar. Eles também se entediam facilmente e acabam aprontando, fazendo suas necessidades em lugares inapropriados, latindo e mastigando. Se a punição não for aplicada no momento do mau comportamento, o cão se sentirá ainda mais negligenciado e rejeitado por estar longe de seu dono.

Os 10 mandamentos do dono de cão
Cachorros entediados aprontam, aplique a punição na hora do mau comportamento ou ele se sentirá rejeitado (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Comunicar-se com seu cão

"Fale comigo de vez em quando. Mesmo que eu não saiba o que você está falando, eu entendo sua voz e seu tom. Você só tem que ver o meu rabo," é o que diz Rawlinson. Cachorros entendem um vasto conjunto de sons e os tons negativo e positivo. Preste atenção na maneira como fala com seu cão ou sobre ele. Fique atento também à sua linguagem corporal: rabo orelhas e o jeito como sentam.

Os 10 mandamentos do dono de cão
Cachorros entendem um vasto conjunto de sons e os tons negativo e positivo (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Saber os efeitos de suas ações como um dono de cachorro

"Saiba que nunca esquecerei da maneira como me tratar e, se for com crueldade, pode me afetar para sempre," escreve Rawlinson. Filhotes que enfrentam maus tratos frequentemente relembrarão do evento anos depois de acontecer, como, por exemplo, ao ver um jornal enrolado. Tire seu tempo para reforçar um comportamento positivo através de treinos ao invés de punição se você ainda não o tiver treinado e ele estiver fazendo o que lhe é natural.

Evitar punição física

"Por favor, não bata em mim. Eu não posso bater de volta, posso morder e arranhar, mas nunca quero fazer isso," é o que diz Rawlinson. Nunca subestime o poder de um cão, nem o fato de que até o animal mais dócil tentará se defender de uma ameaça. Nunca acosse ou bata em seu cachorro e lembre-se, um treinamento com amor é muito mais efetivo que punição física

Os 10 mandamentos do dono de cão
Não subestime seu cão, se ele se sentir ameaçado, tentará se defender (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Entender a personalidade, o humor e o comportamento de seu cão

"Antes de me xingar por não cooperar, ser obstinado ou preguiçoso, pergunte-se se algo está me incomodando. Talvez eu não esteja recebendo a comida certa, fiquei no sol tempo demais, ou meu coração esteja ficando velho e fraco. Eu posso simplesmente estar cansado," é o que escreve Rawlinson. Esteja atento à mudanças na personalidade, humor e hábitos de seu cão. Isto pode ser um sinal de que algo está errado. Tente não exagerar quando estiver treinando um cachorro jovem. Dê atenção às necessidades especiais de animais mais velhos, eles sofrem de condições crônicas que causam dor, como a artrite.

Os 10 mandamentos do dono de cão
Fique atento à mudanças de comportamento ou humor, isso pode significar que tem algo errado com seu animal (Janie Airey/Lifesize/Getty Images)

A responsabilidade de cuidar de um cão idoso

"Cuide de mim quando eu envelhecer. Você também ficará velho e precisará de amor, carinho, conforto e atenção," é o que Rawlinson escreve. Um cão idoso requer modificações em sua rotina, dieta e habilidade de se mover. Ele também podem precisar de remédio para alguma condição crônica. É nesse estágio na vida do cachorro que muitas pessoas não mantêm o seu compromisso como dono. Elas pensam em sua própria conveniência ao invés do bem-estar do cão e, às vezes, até o abandonam em um canil ou o sacrificam.

Enfrentar as decisões do fim da vida

"Acompanhe-me em jornadas difíceis. Nunca diga 'Eu não consigo olhar' ou 'Faça quando eu não estiver aqui'. Tudo é mais fácil para mim se você estiver junto. Lembre-se que, não importa o que você faça, eu sempre amarei você, " é o que Rawlinson diz. Lidar com a doença de seu cão pode ser uma situação estressante para muitas pessoas, em termos emocionais e financeiros. Você terá que fazer decisões para o fim da vida de seu cachorro, não importa a idade dele. É importante pensar na qualidade de vida do seu animal, ao invés de sua longevidade. Permanecer comprometido com o bem-estar de seu cão até o fim significa fazer as melhores escolhas para ele e não para você.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível