Mais
×

10 Maneiras fáceis para as mamães desestressarem

Aprenda a desestressar
Getty Images

Introdução

"Criar seus filhos é uma maratona que dura décadas", diz Dr. Cynthia Ackrill, especialista em estresse, palestrante e membro do conselho do Instituto Americano do Estresse. "A menos que você pare para desestressar, vai ficar esgotada." Mães esgotadas não são capazes de atender totalmente a família e sua saúde mental, física, emocional e espiritual acaba sofrendo. O segredo para desestressar, explica Cynthia, é reabastecer todos os aspectos de sua saúde. E manter o senso de humor — mesmo quando não consegue lembrar se escovou os dentes.

Uma massagem pode ajudar muito!
Wendy Rose Gould

Automassagem

Se perceber o estresse se acumulando, faça uma massagem em si mesma para acalmar-se rapidamente. Não é necessária a ajuda de outra pessoa, mas nunca recuse uma mão amiga! Enquanto estiver massageando, foque em áreas que acumulam tensão, como o pescoço ou as costas. "A massagem acalma o sistema nervoso e a mente", conta Denise Baron, especialista do Women's Health Wellness da Judy Moon & Associates, nos EUA. Ela ainda diz que as massagens liberam oxitocina, um hormônio poderoso que estimula a felicidade.

Foque em uma imagem positiva, um mantra ou um objeto
Wendy Rose Gould

Repita um mantra

Escolha uma palavra (tampem pode ser um mantra ou uma imagem positiva) e relembre-a sempre que se sentir sobrecarregada, estressada ou triste. Repita a frase ou foque na imagem até se acalmar. Algumas pessoas têm um objeto tangível no qual focar, como uma estátua de um Buda, uma pintura ou outro símbolo religioso. "Isso pode ser muito poderoso", diz Cynthia. "[Seu mantra ou imagem] pode ser baseado em como você quer ser nesta vida — por exemplo, "viva com graça" — ou em qualquer coisa que lhe devolva a tranquilidade."

Uma caminhada serena pode afastar o estresse
Getty Images

Caminhadas e ar fresco

Às vezes, só precisamos de uma caminhada tranquila pelo quarteirão ou no parque para desestressar. "Permita-se focar totalmente na caminhada, ouvindo os pássaros cantando e focando nas estações", diz Stacia Pierce, instrutora ganhadora de prêmios e diretora executiva da Ultimate Lifestyle Enterprises. Outra opção é sentar-se em um jardim silencioso ou na varanda — longe de barulhos e estresses da casa — para acalmar a mente.

Visualizações guiadas podem ajudar a acalmar a mente
Wendy Rose Gould

Podcasts educacionais ou calmantes

"Baixe um podcast ou uma visualização guiada em seu celular", recomenda Cynthia, que diz que esses recursos variam de bem curtos a bem longos. "Reservar apenas alguns momentos para fechar os olhos e guiar-se a um estado mais calmo pode estimular sua energia e função cerebral rapidamente. Quanto mais você repetir, melhor." Para manter um estado livre de estresse, transforme isso em hábito, reserve um tempo todos os dias, no mesmo horário. Por exemplo, faça como se fosse sua sobremesa, sempre depois do almoço.

Planejamento é tudo!
Getty Images

Planeje seu dia

"O estresse muitas vezes é resultado da correria e de se sentir fora de controle", conta Stacia. Desde os menores detalhes — como o que vestir e o que fazer para o jantar — a grandes trabalhos ou deveres parentais, você pode tomar o controle de sua vida anotando tudo na noite anterior. Quanto mais controle tiver, menos estressada ficará. Prepare-se mentalmente reservando alguns momentos para meditar, sugere Stacia. "Alongue-se, respire fundo, expire lentamente e imagine-se tendo um dia bem calmo", sugere.

Exercícios regulares também ajudam a reduzir o estresse
Getty Images

Exercício diário

"Exercícios — não do tipo obrigatório, brutal e masoquista, mas movimentar-se regularmente — é uma ótima maneira de aliviar o estresse", conta Cynthia. "Ele estimula a resiliência mental, emocional e física." Ela explica ainda que humanos foram feitos para se movimentar e que até aprendem melhor quando estão em movimento. Para tornar os exercícios mais divertidos, coloque sua música favorita para tocar, envolva a família e amigos ou dê a si mesma uma pequena recompensa, como um chá quente, quando terminar.

Reduza as atividades que causam estresse
Getty Images

Reduza as obrigações

Anote todos os seus estresses diários, semanais e mensais, além dos compromissos que consomem tempo e energia. Depois, risque as obrigações desnecessárias que pode — e quer — tirar da sua vida. "Eu encorajo todas a se comprometer a uma reunião consigo mesma para criar uma estratégia a longo prazo", diz Cynthia. Quando você identificar as obrigações incômodas que estão causando estresse, será capaz de eliminá-las. Isso deixa mais tempo livre para que possa fazer as coisas de que realmente gosta.

Sua alimentação também é muito importante
Wendy Rose Gould

Alimente seu corpo

Pense em comer como nutrir a si mesma. Ao se alimentar com alimentos que podem sustentá-la o dia inteiro, você terá mais energia para realizar suas tarefas. Quanto mais energia tiver — e quanto melhor se sentir —, menos estressada ficará. "Nós precisamos ter uma base adequada para criar as bilhões de reações elétricas e químicas necessárias para funcionarmos", diz Cynthia. Uma boa regra de ouro é comer "alimentos de verdade", ou ingredientes crus. Se você não puder identificar o ingrediente, provavelmente existe uma opção melhor para a sua refeição.

Preste atenção à respiração
Getty Images

Técnicas de respiração

Para outra maneira rápida de se desestressar, Cynthia sugere as técnicas de respiração. "Sempre que presta atenção à sua respiração e intencionalmente a torna mais longa, principalmente na hora de expirar, existem mecanismos de reação que acalmam o cérebro e sua fisiologia", diz ela. Tente inspirar por quatro segundos, prender a respiração por sete segundos e expirar por oito. Repita oito vezes.

Reserve um tempo para simplesmente relaxar
Wendy Rose Gould

Relaxamento ativo

Reserve 30 minutos todos os dias para uma atividade de "relaxamento ativo". "Isso não inclui só ficar em frente à televisão", diz Cynthia. As atividades de relaxamento ativo envolvem tanto a mente quanto o corpo no relaxamento, o que melhora a resiliência e alivia o estresse. As opções incluem ioga, meditação e leitura.