10 maneiras de perder um funcionário

Escrito por bronwyn timmons | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
10 maneiras de perder um funcionário
Como diminuir a demissão de funcionários (Getty Images)

Como empregador, é essencial manter um grupo estável de funcionários para administrar uma empresa com sucesso. Altas taxas de rotatividade de empregados levam à diminuição da produtividade, além de custar dinheiro, pois é necessário treinar novos profissionais para substituírem aqueles que optaram por sair. Para diminuir essa rotatividade, é importante saber que ações são prejudiciais à empresa e resultam na perda de funcionários.

Outras pessoas estão lendo

Ser inflexível

Chefes inflexíveis podem fazer com que os funcionários procurem outros locais para trabalhar, onde tenham mais compreensão das suas necessidades individuais de horários. Ignorar todos os pedidos de folga ou pedir regularmente que os empregados cheguem mais cedo ou saiam depois do final do expediente é uma das maneiras pelas quais pode-se perder um funcionário.

Constranger os funcionários

Gritar ou repreender um empregado na frente dos colegas ou clientes não fará apenas com que você pareça hostil e pouco profissional, como também fará com que ele fique infeliz e possivelmente peça para sair. Esse comportamento também pode incomodar os espectadores e, em um ambiente de atendimento ao cliente, pode-se perder negócios por conta de atitudes como essa. Sempre conduza ações disciplinares de forma privada, em um escritório, para evitar o constrangimento de seus colaboradores.

Ignorar as realizações do funcionário

Não reconhecer as conquistas dos funcionários baixa a moral deles e pode desencorajá-los a dar o seu melhor no futuro. Se um empregado constantemente sente que suas realizações são negligenciadas no local de trabalho, provavelmente começará a buscar oportunidades profissionais que possam apreciar seu esforço.

Não oferecer oportunidades de promoção ou crescimento

Se todos os empregados estiverem presos em uma determinada função e sem chances de ganharem aumento ou de serem promovidos, você perderá funcionários regularmente. Não oferecer condições para as pessoas crescerem ou conquistarem promoções dentro da companhia fará com que elas busquem empregos que deem essas oportunidades.

Comunicar-se mal

Não se comunicar de forma eficaz com os funcionários diminuirá a produtividade no local de trabalho e criará estresse e tensão, o que pode levá-los a se demitirem. Certifique-se de que os empregados saibam exatamente o que você deseja que eles façam e esteja atento quando eles falarem para garantir uma comunicação eficaz com a equipe.

Estabelecer metas irrealistas

Estabelecer metas irrealistas para a empresa diminuirá a moral dos funcionários quando essas metas não forem alcançadas. Regularmente definir objetivos acima do que se possa ser considerado razoável também fará você parecer desorganizado e despreparado sempre que não forem alcançados. Isso pode fazer o empregado procurar por um empregador mais profissional, com uma empresa mais bem organizada e com metas mais realistas.

Pagar abaixo da média

Se você não oferecer níveis salariais competitivos para os empregados, enfrentará alta rotatividade. Para evitar perder funcionários por causa disso, ofereça valores competitivos e benefícios similares, se não melhores, do que os oferecidos pelos outros empregadores do ramo.

Fornecer poucas ferramentas e recursos

Não fornecer ao empregado as ferramentas e recursos necessários para realizar seu trabalho adequadamente comprometerá a produtividade e pode fazer com que o funcionário vá embora. Para evitar perder pessoas por causa disso, certifique-se de que nenhum equipamento esteja desatualizado ou quebrado e de que todos os suprimentos estejam em estoque.

Ignorar o feedback dos empregados

Os funcionários podem ter uma série de problemas no ambiente de trabalho que necessitam sua atenção, e pedir feedback lhe permitirá resolver essas preocupações. Não pedir retorno aos empregados ou não fazer mudanças com base no feedback recebido só irá fazer com que essas preocupações cresçam, levando-os a buscar novas oportunidades.

Sobrecarregar de trabalho

Sobrecarregar um empregado com muito trabalho diminuirá a qualidade da produção e colocará muito estresse sobre o profissional. Fazer o funcionário trabalhar horas extras constantemente ou dar mais trabalho do que ele pode realizar fará ele pensar em vagas de emprego que não sejam tão exigentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível