×
Loading ...

As 10 melhores canções das Copas

Desde 1962, todas as Copas do Mundo têm suas músicas oficiais. Normalmente fazendo referência ao torneio e ao país anfitrião, essas canções contam uma história à parte. A do mundial da Argentina, por exemplo, "El Mundial", foi composta pelo famoso maestro italiano Ennio Morricone, e a da Copa de 2010, "Waka, Waka", transcendeu o torneio e se tornou um dos temas mais ouvidos de todos os tempos. Confira abaixo uma seleção das 10 melhores músicas da histórias das Copas, baseada em um ranking feito pela revista Billboard.

"Waka, Waka", de Shakira, é das músicas mais ouvidas de todos os tempos (Michelly Rall/Getty Images Entertainment/Getty Images)

10. World Cup Willie - Lonnie Donegan

Baseado no tradicional símbolo do Reino Unido, o mascote da Copa de 1966, na Inglaterra, era o leão Willie. Como representante do país, é dele que fala o folk "World Cup Willy", hino oficial do torneio. "Ele é um leão durão e jamais desiste/ Por isso é que Willie é o favorito de todo o mundo", diz o refrão. E estava certo: com um gol irregular na prorrogação de um empate por 2 a 2 com a Alemanha, os anfitriões venceram o torneio, ganhando seu primeiro título.

Loading...

9. Gloryland - Daryl Hall e Sounds of Blackness

A balada "Gloryland", de Daryl Hall e Sounds of Blackness, foi a música oficial da Copa de 1994, nos Estados Unidos. Sua história de superação e conquista foi um bom fundo musical para a conquista do tetracampeonato pelo Brasil, depois de 24 anos sem vencer um mundial.

8. Wavin' Flag - K'naan

"Wavin' Flag" não foi a música oficial da Copa da África do Sul, de 2010, mas foi quase: ela foi a música da campanha publicitária da Coca-Cola naquele mundial, o que significa que provavelmente sua melodia é mais conhecida que a maioria das outras músicas de Copas. Inspirada por histórias de refugiados, ela tem uma bela letra.

7. "El Rock del Mundial", Los Ramblers

"El Rock del Mundial" foi a primeira música oficial de uma Copa do Mundo, a do Chile, em 1962. Como o país sediaria o mundial naquele ano, e o povo estava esperançoso por uma vitória, o grupo Los Ramblers compôs a música e a apresentou no Festival Internacional da Canção de Viña del Mar. Exalando bom humor e esperança de vitória, e com um típico estilo de rock'n'roll década de 1960 que lembra as canções de Elvis, "El Rock del Mundial" fez um enorme sucesso, a tal ponto que a FIFA resolveu declará-la a música oficial do torneio. Assim surgia a tradição das músicas oficiais da Copa do Mundo.

6. Les Cour des Grands - Youssou N'Dour e Axelle Red

A Copa de 1998, na França, é um grande trauma para os brasileiros, mas nem por isso precisamos deixar de apreciar o hino oficial do torneio. "Les Cour des Grands" foi especialmente composta para animar a torcida da nação anfitriã, que tinha pouca fé na possibilidade de vitória de sua seleção. Como sabemos muito bem, a esperança deles se tornou num drama para nós.

5. Futbol - Maryla Rodowicz

"Futbol", de Maryla Rodowicz, a "Madonna polonesa", é tão animada que nem parece que foi a música oficial da Copa da Alemanha, de 1974. Ainda mais porque foi escrita em polonês.

4. El Mundial - Ennio Morricone

Composta por Ennio Morricone, "El Mundial" foi a música da Copa de 1978, na Argentina. Executada pela Orquestra Municipal de Buenos Aires, é a única da história dos mundiais que é inteiramente instrumental.

3. The Cup of Life - Ricky Martin

"The Cup of Life", música da Copa da França, fez um enorme sucesso, inaugurando uma explosão da música latina e do cantor Ricky Martin no mundo, levando-o a ser convidado a executá-la no Grammy de 1999.

2. Un Estate Italiana - Gianna Nannini e Edoardo Bennato

"Noites mágicas, depois de um gol, sob o céu do verão italiano": esse é o refrão de "Un Estate Italiana", a música da Copa da Itália, de 1990. Tanto na letra quanto na melodia, ela é, certamente, a canção mais apaixonada de todas as Copas. Mas os italianos devem ter tido poucas noites mágicas naquele ano, pois a Alemanha venceu o torneio.

1. Waka Waka (This Time for Africa) - Shakira e Freshly Ground

Embora a escolha da cantora Shakira tenha gerado críticas, já que ela não era do país sede da Copa de 2010, a África do Sul, ela é sem dúvida uma das responsáveis pelo maior sucesso da história dos mundiais. "Waka Waka", de Shakira e Freshly Ground, se descolou do torneio e passou a ser apreciada por seus próprios méritos, até bem depois do fim da competição, tornando-se a mais ouvida do ano em vários países. O vídeo da música, a que mais de 683 milhões de pessoas assistiram, é o oitavo mais visto de todos os tempos no YouTube.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...