×
Loading ...

As 10 melhores escolas de culinária do Brasil

O Brasil é um dos países que mais têm avançado no setor de gastronomia. Todos os anos, novos chefs surgem e se tornam cada vez mais badalados no cenário internacional. Tudo isso graças a um pequeno, mas muito eficiente, sistema de ensino. Cursos de culinária e gastronomia se espalham por todo o território nacional e alguns deles alcançaram um ótimo nível de excelência. Conheça dez instituições, públicas e privadas, que se destacam como as melhores desse segmento no território brasileiro.

O Brasil tem uma eficiente rede de formação de chefs (Getty Images)

UFRPE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco conta com o curso de bacharelado em Gastronomia desde 2004. As disciplinas inclusas no cronograma curricular são focadas para todo o setor de alimentos e bebidas. Uma particularidade do curso é que o formando poderá integrar projetos de pesquisa científica ligados a esse segmento. O bacharel possui conhecimentos em bioquímica, química e microbiologia de alimentos, além de higiene, segurança alimentar e conhecimentos diversos sobre a culinária em todo o mundo. Tem duração de quatro anos.

Loading...

Univali

O curso de Gastronomia da Universidade do Vale do Itajaí é ministrado na cidade catarinense de Balneário Camboriú. Seus formados ganham habilitação para atividades culinárias seguindo os exigentes padrões gastronômicos internacionais. Durante o curso, de um total de sete semestres, o aluno pode obter duas titulações. A primeira vem nos primeiros dois anos, oferecendo capacitação em cozinhas, padarias e confeitarias comerciais. Nos últimos três semestres, é conferido o diploma de Cozinheiro Chef Internacional e Pâtissier.

Assesc

Sediadas na cidade de Florianópolis (Santa Catarina), as Faculdades Assesc contam com um dos melhores cursos de Gastronomia do Brasil, oferecendo a titulação de bacharel em três anos e meio. O curso oferece estudos sobre as práticas gastronômicas de várias culturas mundo afora, além de técnicas e padrões da cozinha internacional e até mesmo gestão empresarial do setor. No período, o aluno tem a oportunidade de organizar eventos gastronômicos, interagindo com profissionais já consolidados no mercado.

Egas

A Escola de Gastronomia Aires Scavone está localizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Possui um enfoque pedagógico distinto das universidades de maior porte. Conta com cursos de menor duração e segmentados, como o de Gastronomia Básica (com duração de 150 horas/aula) e Gastronomia Avançada, voltada para a cozinha europeia e com 200 horas/aula. Oferece ainda opções intensivas, como Boas Práticas em Serviço de Alimentação, Produção de Cerveja Artesanal e Academia de Saúde.

UFRJ

O Instituto de Nutrição José de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, conta com o curso de Gastronomia, que existe desde 2008. O aluno terá capacitação completa para atuar em todos os ramos do setor, desde a parte de alimentos até gestão empresarial, passando por hotelaria. Terá ainda conhecimentos gerais sobre cultura e culinária de várias regiões do mundo. A instituição conta ainda com vários cursos de extensão, como Promoção da Saúde, Oficinas Saber e Fazer e Alimentação Saudável no Campus. Tem duração de quatro anos.

Senac-SP

Com dois anos de duração, o curso superior de Tecnologia em Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é ministrado nas cidades de São Paulo, Campos do Jordão e Águas de São Pedro. Oferece subsídios para a produção culinária, focando nos aspectos culturais, econômicos, ambientais e sociais em sua atuação profissional. Permite ainda apreensão de técnicas de gestão de empreendimentos voltados a este segmento, com percepção abrangente do mercado gastronômico. O aluno terá condições de atuar também na área de hotelaria.

Estácio

O curso de graduação em Gastronomia da Universidade Estácio de Sá é um pouco mais curto em relação a outros ministrados no Brasil, possuindo dois anos e meio de duração. Os alunos têm acesso à teoria e prática, aprendendo sobre o alimentos em si, mas também a aspectos culturais de vários povos do mundo. São ainda preparados para ações de empreendimento e administração. Além da graduação, oferece ainda pós-graduação em Gestão de Restaurantes e Gestão de Qualidade em Gastronomia.

UFBA

A Universidade Federal da Bahia conta com um dos mais longos cursos de Graduação em Gastronomia. Ao todo, o aluno estudará no mínimo quatro anos, no campus principal, em Salvador. Vários laboratórios-cozinha fazem parte da estrutura oferecida para os alunos, que obtêm capacitação para preparo dos alimentos, noções de hotelaria e também gestão de empreendimentos ligados diretamente ao setor. A instituição também promove convênios para realização de estágios e atividades de extensão, dentre outras iniciativas.

PUC-PR

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná oferece um dos melhores cursos do País. Ministradas no campus da capital Curitiba, as aulas de Tecnologia em Gastronomia qualificam o aluno para atuação não só na área propriamente dita, mas também administração de empreendimentos, consultorias e qualificação de equipes de cozinha. Promove ainda parcerias com estabelecimentos do setor (como restaurantes e hotéis) para desenvolver estágios e várias atividades extracurriculares. A PUC-PR conta com uma forte infraestrutura, como uma biblioteca especializada e laboratórios de Bioquímica, Dietética, Química e de Análise Sensorial. Tem duração de dois anos e meio.

UFC

O curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará é ministrado na capital Fortaleza e integra o ICA (Instituto de Cultura e Arte). A exemplo do que ocorre na UFBA, possui duração de quatro anos. Os alunos recebem as capacitações artístico-cultural, científica, empreendedora e prática. Além das disciplinas ordem teórica e prática, oferece ainda estágio e diversas atividades complementares. Além das disciplinas obrigatórias, o curso também permite a inclusão de créditos em disciplinas optativas e livres.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...