Mais
×

As 10 melhores jogadoras de futebol da história

A distância entre o futebol feminino e o masculino não é tão grande como antes
Pete Saloutos/Hemera/Getty Images

Introdução

O futebol feminino tem evoluído muito nos últimos anos e a distância entre ele e o masculino já não é tão grande. Os torcedores estão cada vez mais conscientes de que as mulheres também podem oferecer um espetáculo digno. O nível e dedicação delas não passaram despercebidos por quem acompanha o esporte. Além disso, grandes jogadoras contribuíram para o aumento da popularidade da modalidade. Aqui você encontrará as dez melhores jogadores da história do futebol feminino.

Birgit Prinz
fansoccer.de

Birgit Prinz

Nomeada "jogadora de futebol do ano" pela FIFA nos anos 2003, 2004 e 2005, Birgit Prinz é considerada uma das melhores praticantes do esporte na história da Alemanha. Estreou com a seleção do país aos 16 anos e foi campeã do mundo em 2003 e 2007. Prinz era uma grande artilheira e demonstrou isso sendo artilheira na Copa do Mundo de 2003. Todos os torcedores alemães têm boas lembranças do desempenho dela na hora de defender a camisa do país.

Kelly Smith
independent.co.uk

Kelly Smith

Com o honorável recorde de ser a maior artilheira da história da seleção inglesa de futebol feminino, Kelly Jayne Smith é uma das jogadoras mais importantes da modalidade. Com ampla experiência nas ligas inglesa e estadunidense, Smith foi capaz de levar seu bom desempenho nos clubes para a seleção nacional. Nos seus mais de 100 jogos pela Inglaterra, desde a estreia no ano de 1995, Smith conseguiu fazer 46 gols, um número realmente alto.

Marta Vieira
sun.com.na

Marta

Provavelmente ela seja a melhor jogadora de futebol de todos os tempos, ao menos no quesito premiações individuais. A brasileira Marta Vieira ganhou cinco vezes o FIFA World Player, um prêmio entregue à melhor jogadora do mundo. Tal foi o impacto causado por ela que a revista Época a considerou um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Foi convocada em 72 ocasiões para a seleção e fez um total de 80 gols.

Mia Hamm
udel.edu

Mia Hamm

Embora aposentada dos campos, Mia Hamm é uma das jogadoras mais importantes da história dos Estados Unidos. Seu desempenho na seleção do país mereceu o respeito dos mais experientes no esporte. Durante 17 anos, ela defendeu as cores da seleção feminina de futebol e foi considerada a melhor de todos os tempos, até a aparição da brasileira Marta. Mia levou o prêmio de melhor jogadora do mundo em duas ocasiões. Trata-se de uma lenda viva do futebol feminino.

Sun Wen
theprisma.co.uk

Sun Wen

Quando o nome de Sun Wen aparece em qualquer debate sobre futebol feminino, muitos utilizam a palabra "mito" para falar do desempenho que ela teve no esporte. Atualmente aposentada, defendeu as cores da seleção chinesa com uma atuação célebre. No ano 2000, ganhou o prêmio de Melhor Jogadora do Século 20 junto a Michelle Akers. Também obteve a Bola de Ouro e a Bota de Ouro pelo desempenho que teve na Copa do Mundo Feminina de 1999. Seu nome não podia faltar nesta lista.

Doris Fitschen
dfb.de

Doris Fitschen

Em um país com uma grande quantidade de boas jogadoras como a Alemanha, Doris Fitschen foi capaz de se destacar e colocar seu nome entre as melhores da história do país. Seu papel na seleção alemã foi muito importante, e na liga do país obteve sete títulos. Após aposentar-se, Fitschen foi premiada pela FIFA por causa da sua destacada contribuição à evolução do futebol feminino. Todos os torcedores lembram dos jogos dela com muito carinho e nostalgia.

Michelle Akers
michelleakershorserescue.org

Michelle Akers

Outro dos nomes importantes na história do futebol feminino dos Estados Unidos é Michelle Anne Akers. Ela foi uma das estrelas da vitória da seleção do país na Copa do Mundo Feminina de 1999. Também obteve a Bota de Ouro em 1991 por ser a maior artilheira da temporada. Após participar de várias competições oficiais com a seleção, Akers se aposentou como a segunda maior artilheira de seu país, com 105 gols e 37 assistências, autênticos números de lenda.

Sissi
bilgindefterli.com

Sissi

Sisleide do Amor Lima, conhecida popularmente como Sissi, foi uma grande jogadora de futebol brasileira. Antes que Marta aparecesse, Sissi era a melhor jogadora brasileira de todos os tempos, uma honra ganha com muito esforço na Copa do Mundo Feminina de 1999. Foi nessa oportunidade que a meio-campista conseguiu ser a maior artilheira, junto à chinesa Sun Wen. Sissi não se separou totalmente do futebol e atualmente trabalha como treinadora. É um dos grandes nomes do futebol no Brasil.

Nadine Angerer
Reprodução Wikimedia Commons|Dontworry|Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)

Nadine Angerer

Ser goleira da seleção alemã nunca foi fácil. Angerer teve que esperar que Silke Rottenberg lhe desse o lugar na seleção nacional para poder participar. Desde que ganhou confiança, a atual goleira demonstrou ser uma das melhores da história. Seu grande desempenho foi recompensado na última entrega da Bola de Ouro, evento no qual foi declarada a Melhor Jogadora do Mundo do último ano. Esteve em mais de 100 jogos oficiais da seleção alemã e atualmente é a capitã da equipe.

Silke Rottenberg
Reprodução Wikimedia Commons|Regani|Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)

Silke Rottenberg

O motivo pelo qual Nadine Angerer teve que esperar para defender as traves da seleção alemã tem nome e sobrenome: Silke Rottenberg. Trata-se de uma das jogadoras mais importantes e uma das maiores goleiras da história do esporte. Jogou para a seleção alemã em mais de 100 ocasiões, até que decidiu se aposentar, em 2008. Atualmente, é treinadora de goleiras. Muitas pessoas a colocam no mesmo nível que Angerer, ou até mesmo acima dela.