As 10 melhores posturas de ioga para se desintoxicar

Escrito por linda kaban Google | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As 10 melhores posturas de ioga para se desintoxicar
Separe um tempo todos os dias para desintoxicar sua mente, corpo e espírito (Yolanda Zaragoza Cano/Leaf Group)

Durante as férias, os cuidados pessoais geralmente são a última coisa que passam pela sua cabeça. Seus hábitos normalmente saudáveis podem ceder espaço para o exagero e deixá-la se sentindo irritadiça, inchada e de mau humor. Separar um tempinho todo dia para desintoxicar seu corpo, mente e espírito cansado vai manter sua energia e fazer com que continue no clima de férias. Procurando pela melhor maneira de se desintoxicar? Estas 10 posturas de ioga para iniciantes são ótimas para livrar seu corpo de toxinas indesejadas e manter sua mente calma e leve.

Postura da criança

A postura da criança é um feriado dentro das férias. Abaixar-se sobre seu tapete de ioga e permitir-se ter alguns momentos para respirar é uma gentileza com que você pode se presentear sempre que se sentir sobrecarregada. Esta postura tranquila não só desintoxica seu sistema nervoso central, como também reduzirá sua frequência respiratória e sua pressão sanguínea. Fique de joelhos em um tapete de ioga ou outro tapete macio e depois sente sobre os calcanhares. Soltando o ar dos pulmões, dobre o corpo para a frente, a partir da cintura, e deite a parte frontal de seu torso sobre as coxas. Descanse a testa no tapete e posicione os braços ao longo do corpo com as palmas das mãos viradas para cima. Respire de forma lenta e longa, mantendo a postura da criança por até cinco minutos; cada vez que soltar o ar, sinta seu corpo relaxar cada vez mais.

As 10 melhores posturas de ioga para se desintoxicar
Postura da criança (Yolanda Zaragoza Cano/Leaf Group)

Torção de Bharadvaja

Torções suaves como a dedicada ao vidente Bharadvaja massageiam os órgãos abdominais e supostamente removem as toxinas. Sente sobre seu tapete de ioga. Dobre os joelhos, levante os pés do tapete e gire as duas pernas juntas para a esquerda. Deixe a parte externa da perna direita no chão e abrigue o pé direito sob a nádega esquerda. Coloque o pé esquerdo sobre o direito e abaixe a perna esquerda, deixando-a sobre a direita. Seus joelhos vão se separar. Sente-se de forma ereta e, lentamente, torça seu peito, ombros e cabeça para a direita. Coloque sua mão direita no chão atrás de seu corpo e descanse a esquerda sobre um dos joelhos. Fique nesta posição por até um minuto, respirando lenta e profundamente, depois troque o lado.

As 10 melhores posturas de ioga para se desintoxicar
Torção de Bharadvaja (Yolanda Zaragoza Cano/Leaf Group)

Postura de Cobbler

Os ensinamentos da ioga dizem que os sapateiros na Índia eram praticamente imunes a doenças urinárias, devido ao fato de se sentarem o dia inteiro, todos os dias, nesta posição. A postura de Cobbler é uma desintoxicação suave que levará sangue novo aos seus rins, bexiga ou próstata e que revive pernas e pés cansados. Sente no chão com as costas eretas e junte as solas dos pés. Deixe os joelhos ficarem levemente abertos nas laterais. Segure os tornozelos e leve os pés o mais perto de sua pélvis que conseguir sem forçar. Segure o dedão de cada um dos pés com os dois primeiros dedos de sua mão. Se no início achar que a tensão na parte interna das coxas é intensa demais, sente-se sobre uma almofada ou uma pequena pilha de cobertores dobrados. Relaxe na postura de Cobbler por até cinco minuto.

As 10 melhores posturas de ioga para se desintoxicar
Postura de Cobbler (Yolanda Zaragoza Cano/Leaf Group)

Mantra "har"

A ioga Kundalini é uma combinação de movimentos, técnicas respiratórias, mudras e mantras. Não existem floreios e nada é irrelevante neste estilo de ioga. Tudo o que se faz é voltado para ajudar o corpo a funcionar a todo vapor. O mantra "har" usa o som e a pressão das suas mãos para remover as toxinas de seus rins. Sente com as costas eretas com as pernas cruzadas e os olhos fechados. Coloque a mão esquerda atrás das costas, sobre os rins, com a palma virada para fora. Levante o braço direito a um ângulo de 60 graus à sua frente. Comece a cantar de forma baixa e rápida o som "har". Facilmente vai encontrar um ritmo para inspirar antes de cada "har" e expirar enquanto canta. Faça isso por um a três minutos.

As 10 melhores posturas de ioga para se desintoxicar
Mantra "har" (Yolanda Zaragoza Cano/Leaf Group)

Postura de pernas na parede

A postura de pernas na parede é um movimento clássico que reduz a ansiedade e a depressão leve. Ela também pode restaurar a vitalidade de suas pernas e pés cansados. Tenha acessórios como uma pequena almofada macia, um cobertor dobrado e uma toalha enrolada por perto. Sente-se no chão com seu lado direito perto de uma parede. Mova as nádegas até que elas estejam alinhadas com a parede e deite no chão. Coloque a almofada ou o cobertor sob as costas e a toalha sob o pescoço. Fique o tempo que precisar descansando as pernas contra a parede, para que, ao terminar, esteja renovada.

As 10 melhores posturas de ioga para se desintoxicar
Postura de pernas na parede (Yolanda Zaragoza Cano/Leaf Group)

Postura com joelhos para o lado

Até mesmo as pessoas com dietas mais saudáveis podem exagerar um pouco com as delícias das férias. Isso pode causar um estrago nos processos digestivos do corpo e aquele pedaço perfeito de torta de nozes-peca pode transformar seu estômago em um ambiente tóxico. Antes de tomar um antiácido, faça a postura com joelhos para o lado para aliviar a dor da indigestão e a sensação de inchaço. Deite de costas no tapete de ioga com os braços esticados para os lados, na altura dos ombros. Tire os pés do chão e dobre os joelhos. Mantendo os dois joelhos juntos, abaixe as pernas dobradas lentamente para o lado esquerdo enquanto expira o ar. A parte externa de sua perna esquerda deve tocar o chão, enquanto a direita fica sobre ela. Gire as pernas até que suas coxas fiquem paralelas ao seu braço esquerdo. Respire normalmente por um minuto e, ao inspirar o ar, volte as pernas para a posição inicial. Depois, expirando o ar, abaixe-as novamente, desta vez para o lado direito. Faça quantas vezes quiser para cada lado.

As 10 melhores posturas de ioga para se desintoxicar
Postura com os joelhos para o lado (Yolanda Zaragoza Cano/Leaf Group)

Respiração de narinas alternadas

Respirações curtas e rápidas utilizando a parte superior dos pulmões na correria das férias fazem com que você se sinta esgotada. Isso acontece porque o seu nível de pH se altera devido aos baixos níveis de dióxido de carbono. Equilibrar a troca de oxigênio e dióxido de carbono com uma técnica de respiração de ioga chamada Respiração de Narinas Alternadas vai desintoxicá-la totalmente. Sente-se no chão ou em uma cadeira com encosto com as costas eretas e as pernas cruzadas. Feche a narina direita com o dedão da mão direita. Inspire lenta e uniformemente pela narina esquerda. Use o dedo anelar e o dedinho da mão direita para fechar a narina esquerda e retire o dedão da narina direita para expirar. Agora, inspire pela narina direita e feche-a com o dedão enquanto se prepara para expirar pela narina esquerda assim que tirar os dedos anelar e mínimo. Isso conta como uma vez. Faça até dez vezes, pelo menos uma vez pela manhã e outra à noite durante as férias.

As 10 melhores posturas de ioga para se desintoxicar
Respiração das narinas alternadas (Yolanda Zaragoza Cano/Leaf Group)

Postura do sábio Marichi

Seu fígado e rins vão agradecê-la pela postura do sábio Marichi. Outra postura de torção sentada com um pouco mais de estrutura do que a torção de Bharadvaja, esta postura também descomprime seus ombros e coluna. Sente-se sobre o tapete de ioga com as pernas esticadas à sua frente. Dobre o joelho direito e posicione o calcanhar direito próximo aos ossos ísquios. Mantenha a perna esquerda bem esticada e o pé flexionado para cima. Expire e gire o torso para a direita. Posicione a parte superior do braço esquerdo contra a parte externa do joelho direito; dobre o cotovelo de forma que a mão esquerda fique apontada para o teto. Coloque a mão direita no chão, atrás de sua nádega direita. Respire longa e profundamente nesta posição por até um minuto, depois repita o movimento para o outro lado.

As 10 melhores posturas de ioga para se desintoxicar
Pose do sábio Marichi (Yolanda Zaragoza Cano/Leaf Group)

Apoio sobre os ombros

O mestre de ioga B.K.S. Iyengar considerava o apoio sobre o ombro "um dos maiores benefícios dados à humanidade". Considerada a "mãe" de todas as posturas de ioga, acredita-se que o apoio sobre os ombros afete positivamente tudo, desde o sistema endócrino à hipertensão e prisão de ventre. Sem a gravidade puxando-os para baixo, seus órgãos aproveitam os efeitos da liberdade de estarem virados de cabeça para baixo e você se beneficiará da liberação das toxinas. Deite-se em posição de supino sobre o tapete de ioga. Levante as duas pernas no ar e, usando este impulso, tire os quadris do tapete também. Coloque as duas mãos na parte inferior das costas para apoiar. Estique as pernas ou deixe-as a um ângulo de 60 graus para fazer um semiapoio sobre os ombros. Mova o peito em direção ao queixo para aliviar a tensão na parte de trás do pescoço. Respire normalmente e mantenha a postura por 30 segundos a um minuto.

As 10 melhores posturas de ioga para se desintoxicar
Apoio sobre os ombros (Yolanda Zaragoza Cano/Leaf Group)

Torção de pé

Esta postura é uma variação da postura de inclinação com as pernas afastadas. Além de receber os benefícios de desintoxicação de uma torção abdominal, você vai aproveitar os aspectos fortalecedores de uma postura de pé e os benefícios de alongamento da inclinação para a frente. Sobre um tapete de ioga, afaste seus pés cerca de 90 a 120 cm. Eles devem estar virados para a frente e paralelos um ao outro. Incline-se para a frente, da cintura para cima, enquanto expira o ar e coloque as mãos ou as pontas dos dedos no chão, abaixo de seus ombros. Ao expirar novamente o ar, levante a mão esquerda, deixando a mão direita parada. Gire lentamente o torso e a cabeça de leve para a esquerda enquanto estica o braço esquerdo em direção ao teto. Respire normalmente nesta posição por até 30 segundos, depois repita com o outro braço.

As 10 melhores posturas de ioga para se desintoxicar
Torção de pé (Yolanda Zaragoza Cano/Leaf Group)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível