Mais
×

As 10 melhores teorias da conspiração

Espiões, mentiras e segredos
Getty Images

Introdução

Elas vão de Elvis Presley à Área 51, dos desertos de Roswell, no Novo México, ao Palácio de Buckingham e das ruelas obscuras de Londres ao centro da cidade de Dallas. E o que podem ser? São as nossas dez melhores teorias da conspiração de todos os tempos. OVNIs, escândalos reais, encobrimentos de assassinatos patrocinados pelo governo, segredos de celebridades e alienígenas de olhos arregalados: estão todas aqui, de um jeito estranho ou de outro. Verdadeiras ou não, elas são tema de incontáveis filmes, livros, documentários para TV e até mesmo discussões acirradas no bar. Acompanhe-nos agora em uma jornada a uma terra estranha e paranoica de grandes segredos e encobrimentos obscuros.

A área mais bem guardada do mundo
Dan Callister/Getty Images News/Getty Images

Mistérios no deserto

O governo americano não fala sobre ela. Está envolta em segredos e paranoias. Tente invadi-la e será a última coisa que fará. Ela está a apenas 145 km dos caça-níqueis de Las Vegas, EUA: é a Área 51. Se tiver sorte de ouvir um comentário oficial, lhe dirão que é uma área de testes para aeronaves supersecretas. Se tiver sorte mesmo, vão lhe contar a verdade sobre as nove espaçonaves alienígenas que, em 1988, um cientista chamado Bob Lazar afirmou ter visto armazenadas lá. O E.T. gosta de passear pela "Cidade do Pecado"? Melhor não apostar contra.

Eliminando o presidente
Getty Images

Morte em Dallas

É um dos eventos mais notórios da história dos EUA: o assassinato do presidente John F. Kennedy, no dia 22 de novembro de 1963, em Dallas, Texas, EUA. Se tivesse sido levado a julgamento, em vez de ser convenientemente morto por Jack Ruby, um homem ligado à máfia, é possível que Lee Harvey Oswald tivesse sido declarado culpado do crime. Ou, talvez, ele realmente fosse o "bode expiatório" que dizia ser. A KGB da União Soviética, os cubanos, a CIA, a máfia e até indivíduos desonestos do próprio governo americano já foram apontados como mandantes. A verdade? Enterrada em algum cofre secreto, talvez.

E.T. na floresta
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Alienígenas na floresta

Quando se fala em conspirações famosas centradas em OVNIs, os americanos têm Roswell e os britânicos, Rendlesham. Foi em dezembro de 1980 que equipes militares nas bases gêmeas de Bentwaters e Woodbridge, em Suffolk, afirmaram ver luzes estranhas na floresta adjacente a Rendlesham. Ao longo dos três dias seguintes, segundo os agora aposentados aviadores e observadores de discos voadores, nada menos que um verdadeiro OVNI de outro planeta pousou na floresta, pequenos alienígenas foram vistos passando rapidamente por entre as árvores, o exército entrou em estado de alerta geral e uma grande operação de encobrimento foi executada para tentar esconder a verdade. Queremos respostas, Primeiro Ministro!

À lua: fomos ou não?
Photodisc/Photodisc/Getty Images

Conspiração lunar?

Uma pesquisa feita em 1999 demonstrou que nada menos do que 6% dos americanos suspeitam que as missões Apollo da NASA para a lua nunca ocorreram. Isso pode não parecer muito; pelo menos até cair a ficha de que esses 6% correspondem a cerca de 18 milhões de pessoas. Teóricos da conspiração anunciam aos quatro ventos que as filmagens que mostram a bandeira americana se movendo são provas suficientes da farsa, uma vez que não pode haver vento no vácuo da lua. Afirma-se também que algumas das fotografias supostamente tiradas na lua parecem perfeitas demais e suspeitosamente bem iluminadas. Talvez tiradas na Área 51? Hum...

Segredos do Pentágono
Thinkstock/Comstock/Getty Images

Um encobrimento balonístico

Algo estranho aconteceu no coração do deserto do Novo México, EUA, em julho de 1947. Foi um evento que levou o governo americano a mudar de posição nada menos do que quatro vezes. O acontecimento ficou notoriamente conhecido como o "Incidente de Roswell". Atualmente, a cidadezinha de Roswell é uma verdadeira Meca para crentes em OVNIs, enquanto a força aérea lamenta e diz que o OVNI caído era apenas um balão. Quanto aos supostos corpos de alienígenas encontrados no local: nada além de bonecos à prova de choque, afirma veementemente o Pentágono. Conspiração? Depende de a quem você perguntar.

Assassinatos de cunho real?
Getty Images

Estripando histórias

Sem dúvida, um dos mais notórios assassinos de todos os tempos, Jack, o Estripador, ainda causa arrepios em muita gente, 124 anos anos após sua terrível onda de matança nas ruas escuras de Whitechapel, em Londres. Não faltam teorias a respeito de sua identidade: açougueiro, cirurgião, médico e até mesmo parteira. A mais controversa de todas: a teoria de que Jack, o Estripador, seria realmente o Príncipe Albert Victor, Duque de Clarence. Um estripador real? É o que dizem. O fato de Príncipe Albert ter morrido aos 28 anos, após ter adquirido sífilis de uma prostituta de Londres, segundo alguns estudiosos do estripador, teria levado o príncipe demente a se vingar das meretrizes de Whitechapel.

Segredos nos campos
Joern Pollex/Getty Images News/Getty Images

Conspirações de gado

Mutilações de gado: talvez não seja a mais conhecida das conspirações, mas no fator estranheza este está nas alturas. Por décadas, em todos os Estados Unidos, alguém perambula no meio da noite, matando e removendo todo o sangue e órgãos de gado. O governo americano diz "predadores". Observadores de OVNIs gritam "alienígenas!". Contudo, a teoria mais perturbadora - possivelmente apoiada na presença militar - é a de que são testes secretos para verificar a presença de novos supervírus na cadeia alimentar que poderiam infectar e matar todo o mundo. Alguém topa vegetariana?

Acidente trágico versus assassinato planejado
Julian Finney/Getty Images Entertainment/Getty Images

A morte de uma princesa

Este é um caso que chocou o mundo todo e abalou o Reino Unido. Foi a morte da Princesa Diana, em 1997, em um acidente de carro em Paris, França, que também tirou a vida de seu então namorado, Dodi Fayed, e do motorista, Henri Paul. Mas foi mesmo apenas um acidente? Algumas pessoas afirmam que foi assassinato a sangue frio. Suspeitas se ergueram em torno da alta cúpula britânica e da MI6. Boatos de que, na época em que morreu, Diana estava grávida de Fayed - um muçulmano egípcio - acrescentaram um peso ainda maior à ideia de que ela tinha que partir, e para sempre.

Elvis vira agente secreto
Michael Loccisano/Getty Images Entertainment/Getty Images

Vida longa ao rei

Quando Elvis Presley foi encontrado morto no banheiro em 1977, a maioria das pessoas imaginou que fosse resultado do abuso de medicamentos, de muitos sanduíches de manteiga de amendoim com geleia e "excesso de bagagem" na cintura. Mas, para alguns, Elvis não pode ter morrido. Não é possível! O resultado: não faltam teorias conspiratórias. Uma é especialmente inventiva. Em 1970, após ser apresentado ao então presidente Nixon, Elvis tornou-se agente honorário do que hoje é a Agência de Controle de Drogas. Assim, a teoria é que Elvis ainda trabalha para a agência - como agente secreto. O rei das pílulas tentando acabar com o tráfico de drogas?

Encobrindo um experimento
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Conspiração invisível

Será que a Marinha americana tentou mesmo deixar um de seus navios de guerra invisível em um experimento secreto no estaleiro da Marinha da Filadélfia, em 1943? Teria esse experimento tido um resultado catastrófico, deixando os tripulantes mortos ou loucos? Quase um exército de especialistas em conspiração dirá que "Claro que sim!". Quanto à Marinha, eles conhecem a história de trás para a frente. Se você perguntar, eles recorrerão ao relatório sobre o assunto, que diz que a lenda é nada mais do que uma distorção de experimentos muito mais sensatos. Mas isso é o que se esperaria que dissessem, não?