×
Loading ...

As 10 melhores universidades de nutrição do Brasil

O nutricionista é um profissional cada vez mais requisitado. Importante na orientação de uma alimentação balanceada, ele é ainda responsável pela realização de pesquisas e estudos em busca de produtos mais saudáveis e de qualidade. Sua profissão é regulamentada pelos Conselhos Estaduais de Educação e os profissionais precisam possuir registro no Conselho Regional de Nutricionistas para exercer a atividade. Há cursos de graduação e pós-graduação espalhados em todo o Brasil, mas alguns são referência. Confira os 10 melhores cursos de Nutrição do país.

Os melhores cursos de nutrição estão em universidades públicas (NataliaBulatova/iStock/Getty Images)

UFG

O melhor curso superior de nutrição da região Centro-Oeste (e um dos 10 melhores do Brasil) é oferecido pela Universidade Federal de Goiás, na capital Goiânia. A Fanut (Faculdade de Nutrição) foi fundada em 1975, como bacharelado, de regime semestral e período integral. A instituição ainda oferece um curso stricto sensu em Nutrição e Saúde e dois lato sensu, sendo um em Nutrição Clínica e outro em Controle de Qualidade e Gerenciamento da Produção de Alimentos.

Loading...

UFV

O curso de nutrição da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, começou a funcionar em 1977, sendo integrado no ano seguinte ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB). Possui um curso de Bacharelado (Nutrição e Saúde) e um programa de pós-graduação stricto sensu em Ciências da Nutrição. Um dos destaques da universidade é o curso de atualização à distância, que aborda ainda Dietética e Dietoterapia, fruto de um convênio com a Universidad de Navarra (Espanha).

UFPE

Sediado nas cidades de Recife e Vitória de Santo Antão, o curso de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco foi fundado em 1956. Hoje, é o mais importante do Nordeste e um dos melhores do país. Vinculado ao Centro de Ciências da Saúde, tem duração de quatro anos, oferece bolsas de monitoria, pesquisa e extensão. Conta ainda com cursos de mestrado e doutorado, com intensificação na pesquisa e extensão. Mais de cem doutores já foram formados na instituição pernambucana.

UFRJ

O Instituto de Nutrição Josué de Castro, integrante da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é um dos centros mais antigos do país no setor. Fundado em 1946, conta hoje com um curso de graduação e também de pós-graduação em Nutrição, além de cursos lato sensu (especialização). Desde 2009, suas ações foram estendidas ao campus Norte Fluminense, na cidade de Macaé. O INJC ainda auxilia na grade curricular de outros cursos de Graduação da UFRJ como Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Educação Física e Engenharia de Alimentos.

PUCRS

Famoso pela sua estrutura, o curso de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul conta com dois grandes e bem equipados laboratórios: Ciência e Arte dos Alimentos e de Avaliação Nutricional. Os alunos podem contar ainda com o Hospital Universitário São Lucas, que realiza a integração ensino-serviço. Entre as atividades especiais da grade curricular estão ações práticas junto à comunidade. Entre os cursos de extensão destacam-se Prática em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional Parenteral e Enteral.

UFRGS

Outro curso de grande qualidade no território gaúcho é o ministrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É também um dos mais recentes criados no país. Integrado à Famed (Faculdade de Medicina) em 2000, já é apontado como um dos melhores, recebendo as maiores avaliações do Ministério da Educação após passar por várias reformulações curriculares. O curso é focado em várias áreas, como clínica, alimentação coletiva, indústria de alimentos e saúde pública, além da nutrição esportiva.

UFSC

O Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina é uma referência em todo o Estado e citado como um dos melhores do país. O curso de graduação foi fundado em 1980, sendo o primeiro a ser implantado em território catarinense. O Programa de Pós-Graduação é estruturado por Mestrado, com duração de dois anos, e Doutorado, que dura quatro anos. A instituição também aprofundou a orientação de alunos em programas nacionais de pesquisa, como o CNPq.

Unesp

A Universidade Estadual Paulista abriga no campus de Botucatu, interior de São Paulo, um dos cursos mais bem estruturados do país. Fundado em 1999, está vinculado ao Instituto de Biociências, contando com a participação de departamentos das Faculdades de Ciências Agronômicas (FCA) e Faculdade de Medicina (FM). O curso é realizado com o amparo do laboratório de Nutrição e Dietética, um dos mais modernos do Estado, além dos de Anatomia e Bioquímica, comuns a outras disciplinas.

USP-Ribeirão Preto

A Universidade de São Paulo conta com dois cursos de Nutrição entre os mais bem avaliados do país. Um deles é o de Nutrição e Metabolismo, ministrado na Faculdade de Medicina do câmpus de Ribeirão Preto (interior do Estado). Dividido em três grandes blocos (básico, intermediário e de aplicação), oferece aprendizado prático em serviço, por meio de estágios supervisionados pela universidade, e ações de saúde e de alimentação, estes vinculados à Prefeitura de Ribeirão Preto.

USP-São Paulo

O segundo curso de Nutrição da Universidade de São Paulo a constar entre os 10 melhores do país está na capital paulista. Ministrado na Faculdade de Saúde Pública, foi criado em 1927, ainda como curso técnico, atingindo o nível universitário em 1964. A exemplo do que ocorre em Ribeirão Preto, possui atividades de integração com a comunidade, por meio de atividades práticas. Também merece destaque o curso de pós-graduação de Nutrição em Saúde Pública, nas modalidades Mestrado e Doutorado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...