10 movimentos mais usados no futebol

Escrito por jonah schuman | Traduzido por tiago nunes soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
10 movimentos mais usados no futebol
Há uma infinidade de movimentos para serem aprendidos e aperfeiçoados no futebol (soccer ball image by Mitchell Knapton from Fotolia.com)

Ao assistir futebol do mais alto nível, um espectador vai ver 90 minutos de movimentos, movimentos e mais movimentos. Seja para driblar o adversário, encontrar espaço para um passe, para segurar a bola mais tempo ou criar espaço para um chute; os jogadores de futebol muitas vezes são tão bons quanto os seus movimentos. Há um número infinito de jogadas e combinações no futebol, mas alguns movimentos resistem ao tempo e são os mais comumente ensinados a jovens jogadores.

Recuo

O recuo é o primeiro da lista, porque é o mais básico e fácil de todos os movimentos do futebol. No recuo, o jogador simplesmente coloca seu pé em cima da bola e a puxa para trás e se vira para driblar, passar ou chutar em outra direção. É um movimento rápido, fluido e, geralmente, natural para os jovens jogadores.

Pedalada

Com a pedalada, um jogador balança o pé em direção à bola como se estivesse prestes a golpeá-la com a parte interna do pé. Em vez disso, o jogador conduz seu pé no caminho em torno da bola e o traz de volta para o chão, em seguida, leva rapidamente a bola para o outro lado com a parte externa do pé. O movimento faz essencialmente o defensor pensar que o atacante vai tocar a bola de um jeito e, rapidamente, ocorre outra jogada. Uma vez que os jovens jogadores dominarem esse movimento, eles podem progredir para pedaladas duplas.

Tesoura

A tesoura é a versão invertida da pedalada. Em vez de trazer o pé para a bola como se estivesse indo tocá-la com a parte interna, faça-o como se você estivesse prestes a fazer um drible com a parte externa do seu pé. Depois, conduza seu pé no caminho em torno da bola e leve-a na direção oposta. Tal como acontece com a pedalada, o jogador pode evoluir para fazer uma tesoura dupla ou tripla.

Chute falso

O chute falso é exatamente o que parece. O atacante vai chutar ou passar a bola, vai olhar para ela e tomar a posição de quem vai chutar. Em seguida, o jogador leva o seu pé ao chão em vez de golpear a bola, fazendo com que o adversário dê uma investida, salte ou fique parado. Nesse momento, o atacante usa sua mudança de ritmo para driblar e seguir a jogada.

Rolar de lado

Rolar de lado é um movimento que usa a parte inferior do pé. Quando um jogador está driblando, a bola está sempre em um de seus pés e esse é um bom movimento para passar a bola para o outro pé. Basta colocar o pé em cima da bola e rolá-la. Em seguida, controlá-la com o outro pé e seguir o jogo.

Cryuff

Nomeado pela infame lenda do futebol holandês Johan Cruyff, o cruyff é a versão de do passe por trás das costas no futebol. Com um cruyff, o jogador simplesmente bate a bola por detrás da perna oposta, com a parte interna do seu pé. Com um cruyff você pode acertar a bola com força; podendo ser um drible, passe ou um chute.

Elástico

Um movimento muitas vezes usado pela estrela do futebol brasileiro, Ronaldinho, o movimento elástico pode deixar os pés do adversário emaranhados; deixando espaço para o atacante. O jogador simplesmente toca a bola com o interior do seu pé e então imediatamente a leva para outra direção com o lado de fora do seu pé. A bola irá se mover para trás e para frente rapidamente.

Freio

O freio é uma maneira de congelar um adversário. Usando qualquer uma das quatro superfícies dos pé, a parte de cima, interior, exterior e a de baixo, o jogador atacante simplesmente para completamente a bola em seu corpo. Depois, com um rápido toque inesperado e veloz, o jogador segue com dribles rápidos novamente. Com um freio, o atacante deve realizar o movimento com todo o seu corpo e não apenas com seus pés.

Gancho

Com o movimento de gancho, o adversário simplesmente corta a bola em outra direção com um passo rápido. O truque com o gancho é fazê-lo com velocidade, com a parte interna ou externa do pé. A trajetória da bola com o gancho deve incluir uma curva acentuada. O gancho pode ser usado para virar-se ou mudar de direção.

Puxar e girar

Também conhecida como "Maradona", nomeado pela lenda do futebol argentino, o movimento obriga o jogador a fazer um movimento de rotação completa com a bola. O atacante começa driblando, em seguida, ele para a bola com a parte inferior de um pé e, depois, rapidamente salta com o outro. Ele salta e gira 180 graus no ar e coloca o outro pé em cima da bola. Em seguida, ele puxa a bola para trás e rapidamente se vira e segue com a bola no drible.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível