10 Perguntas para fazer ao meu advogado de divórcio

Escrito por tamiya king | Traduzido por fernanda lemi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
10 Perguntas para fazer ao meu advogado de divórcio
Se houver qualquer coisa a fazer para aumentar as chances de um juiz decidir a seu favor, isso deverá ser discutido com seu advogado (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Divórcio nunca é totalmente fácil; mas quando duas pessoas decidem que querem terminar seu casamento em bons termos, é importante contratar um advogado qualificado para que o processo flua sem problemas. Há várias perguntas para se fazer a um advogado de divórcio para garantir que você tem um profissional dedicado do seu lado.

Outras pessoas estão lendo

Experiência

Questione seu advogado sobre sua experiência no manejo de divórcios. Como procedimentos legais são muito detalhados e podem demorar, você precisa ter certeza de que o advogado que você escolheu é habilidoso em manejá-los da forma mais rápida e eficaz possível.

Especialidades

Antes de concordar em trabalhar com um advogado, você deve saber se ele é especializado em divórcios. Apesar de alguns serem qualificados para auxiliá-lo com o procedimento, um advogado que foi especificamente treinado nessa área é a melhor opção.

Taxas

Pergunte exatamente quanto seu advogado de divórcio irá cobrá-lo no total antes de concordar em trabalhar com ele. Continue a entrevistar advogados até você encontrar um profissional que possa fornecer os serviços necessários a um preço que você possa pagar. Alguns advogados exigem que a taxa de caução seja paga adiantada, sendo importante, também, que você pergunte a respeito antes que quaisquer serviços tenham sido prestados. Você deve estar ciente da taxa por hora que você terá de pagar antes de assinar qualquer contrato.

Serviços adicionais

Não é incomum que advogados de divórcio cobrem por serviços adicionais, como ligações de longa distância, fax ou cópias adicionais de documentos. Isso deve ser esclarecido antes de concordar em trabalhar com o advogado.

Controle

Apesar de sempre ser ideal receber algum tipo de conselho legal de um profissional quando estiver se divorciando, é essencial questionar-se sobre a melhor maneira de controlar alguns aspectos de seu divórcio por conta própria. Você precisará saber se ele permitirá que você faça isso sem cobrar taxas excessivas. Alguns indivíduos decidem manter o advogado como um instrutor ao longo do processo.

Reduzindo custos

Certifique-se de perguntar diretamente ao seu advogado a respeito dos custos de cada um dos serviços que você receberá, assim como detalhes de como você poderá barateá-los. Por exemplo, se você achar que irá precisar de um detetive particular ou psicólogo durante os procedimentos de divórcio, seu advogado deverá ser honesto sobre quanto isso irá lhe custar.

Julgamentos

Pergunte ao seu advogado sobre o que ele acha que um juiz irá decidir em caso de divórcio, para que você saiba o que esperar. Se houver qualquer coisa a se fazer para aumentar as chances de um juiz decidir a seu favor, isso deverá ser discutido com seu advogado detalhadamente antes do dia do julgamento, para que você possa fazer as preparações necessárias.

Seguro

Questione se o seu advogado possui seguro contra negligência para que você fique protegido durante o processo. Informações detalhadas a respeito do seguro devem ser fornecidas antes que você concorde em trabalhar com o advogado.

Comunicações

Pergunte sobre a política dele relacionada a atender ou retornar suas ligações telefônicas ou e-mails em tempo hábil. Também é necessário pedir ao advogado cópias de todos os documentos legais e tipos de correspondências geradas no decorrer do divórcio.

Aconselhamento

Questione se ele trabalha com outros advogados especializados em divórcio ou questões familiares. Você pode conseguir receber esses serviços com desconto e as sessões de aconselhamento podem ajudá-lo a se separar amigavelmente de seu cônjuge. Passar um tempo com um conselheiro também poderá fornecer maior discernimento a respeito de facilitar o divórcio para seus filhos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível