Os 10 problemas mais comuns em computadores

Escrito por dan taylor | Traduzido por marlon campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os 10 problemas mais comuns em computadores
Entradas empoeiradas ou desgastadas podem fazer com que o computador tenha dificuldade para identificar dispositivos externos (USB image by Angelika Bentin from Fotolia.com)

Os computadores (PCs) são ferramentas modernas convenientes, perfeitas para armazenar informações, trabalhar ou encontrar formas de entretenimento. No entanto, os usuários de PC podem se deparar com uma série de problemas comuns e frustrantes, como falhas completas do sistema, lidar com acessórios que não funcionam ou não conseguir acessar a internet.

Falha no sistema operacional

Uma falha de sistema é um problema repentino e frustrante para usuários de PC. Ela possui diversas causas, que vão desde interrupções súbitas de energia até possuir um sistema operacional inválido. É normal que, ocasionalmente, essas falhas ocorram; contudo, se acontecerem com muita frequência, seu computador pode precisar ser reparado.

Problemas na unidade de CD/DVD

A bandeja de uma unidade de CD/DVD pode acumular pó e sujeira, o que atrapalha a capacidade de leitura de discos do acessório. Em alguns casos, limpar o CD ou DVD pode resolver o problema.

Problemas com teclado e mouse

A poeira e sujeira também podem se acumular nos componentes do mouse e teclado, fazendo com que eles deixem de funcionar corretamente. Limpe regularmente a parte de baixo do mouse e sacuda o teclado para mantê-los funcionando bem.

Problemas na placa de vídeo

Se você ligar o computador e nada aparecer na tela, sua placa de vídeo pode estar estragada. Compre uma nova ou solicite a ajuda de um técnico.

Windows não inicia

Outro problema frequente em um PC é a falha de inicialização do Windows, que o impede de acessar seus arquivos. Se isso acontecer, você pode tentar ligar o computador no modo de segurança ou fazer a inicialização com um CD do sistema. Caso essas opções não funcionem, provavelmente será preciso reinstalar o sistema operacional com um disco do Windows.

Travamentos

Se o computador parar de responder aos movimentos do mouse ou ao teclado, seu sistema operacional provavelmente estará travado. Para resolver o problema, pressione e segure o botão liga/desliga do computador para desligá-lo. Espere alguns segundos e ligue-o novamente.

Computador lento

Baixar vírus e spywares acidentalmente pode deixar seu PC lento. Existem programas na internet -- como o Malware Bytes e o Windows Defender -- que farão verificações em seu computador e eliminarão programas nocivos. Além disso, você pode limpar os cookies e arquivos temporários da internet para aumentar a velocidade do PC.

Não é possível conectar-se à Internet

Problemas de conexão à internet podem ter várias causas. Cabos de rede mal colocados, um endereço de IP incorreto e conflitos com programas de firewall podem gerar problemas de conexão.

O computador não liga

Se o computador não estiver ligando, pode ser um problema com a tomada. Você pode testar isso ao ligar outro aparelho eletrônico na mesma tomada para ver se ele funciona. Se não houver problemas com a tomada, seu computador precisará ser consertado.

Não conseguir deletar arquivos

Às vezes, o computador não permitirá que você delete arquivos. Isso ocorre normalmente devido a violação de compartilhamento, o que significa que outro programa está usando o arquivo em questão. Para solucionar o problema, feche o programa antes de tentar excluir o arquivo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível