Mais
×

As 10 raças de gato mais amigáveis

Atualmente, existem mais de 200 raças de gato, que diferem entre si por tamanho, cor, tipo de pelagem, temperamento, etc.
Getty Images

Introdução

Os gatos são animais muito inteligentes, ativos e brincalhões. Todo o tempo estão bisbilhotando e tratando de acompanhar os donos por todas as partes para observar o que fazem. Ainda que sejam poucas as raças de gato populares e conhecidas, exitem muitas mais. Se você quer saber quais as raças mais amigáveis e como elas se dão com os donos e também com pessoas estranhas, aqui você acha toda a informação que busca.

O gato persa moderno tem origem no século 19 e é uma combinação do antigo gato persa com animais da raça angorá
Getty Images

Persa

O gato persa possui uma personalidade carinhosa e tranquila. Ele gosta de estar na companhia dos donos e adora que façam carinho nele todo o tempo. Ele quer ser o centro das atenções da família e é bastante curioso. Essa raça sempre está espreitando para saber o que está acontecendo quando encontra os membros da família reunidos.

Acredita-se que o gato siamês tenha surgido no sudoeste asiático, na região da atual Tailândia
Getty Images

Siamês

O gato siamês é uma das raças mais inteligentes. Eles são muito afetuosos com os donos e têm uma personalidade muito forte. Eles gostam de se sentir partes da família e, em troca, demonstram sua gratidão e carinho com brincadeiras. Essa é uma raça que não gosta da solidão. Se você vai ficar longe de casa por vários dias, encontre alguém que cuide dele para evitar que adoeça.

A raça angorá surgiu na cidade de Ancara, na Turquia
Getty Images

Angorá

O gato angorá é muito sapeca, alegre e cheio de energia. Ele é muito sociável e gosta de espiar e brincar com os donos. Por ser uma raça tão amigável, ele gosta de estar todo o tempo acompanhado e de receber carinhos. O angorá não tolera a solidão e busca sem parar um companheiro de brincadeiras.

Acredita-se que os azuis russos foram originados no porto de Arcangel, na Rússia
Getty Images

Azul russo

Tímidos, calmos e carinhosos, essas são as características que definem a personalidade do gato azul russo. Essa é uma raça muito apegada a seus donos ainda que sempre tenha uma pessoa preferida na família. Curiosos por natureza, esses bichanos buscarão acompanhar o dono em tudo o que fizeram e nunca se separar dele.

O gato silvestre, também conhecido como gato bravo, é natural de África, Ásia e Europa
Getty Images

Silvestre

O gato silvestre tem hábitos noturnos e defende seu território diante dos demais felinos com muita autoridade. Apesar dessa raça ser bastante solitária e não se dar bem com outros de sua mesma espécie, ela é muito fiel e leal aos donos e demonstrará todo o afeto sempre que tiver uma chance.

O gato exótico é uma raça desenvolvida para ser uma versão de pelos curtos do gato persa
Getty Images

Exótico

O gato exótico tem a personalidade mais calma e sociável de todos os felinos. A convivência com esse animal será muito fácil, pois ele se acarinha rapidamente dos membros da família que o adota e, além disso, aceita sem problemas outros mascotes em casa. Essa raça não tolera a solidão.

A variante de pelo longo da raça manx é chamada cymric
Getty Images

Manx

A raça manx tem como característica mais evidente a ausência de rabo. Seu nome é derivado do lugar de onde ele se origina: a Ilha de Man, entre a Grã-Bretanha e a Irlanda. Também conhecida como manks, essa raça tem uma grande habilidade para caçar facilmente roedores e outros bichos. Além disso, tende a ser muito ativa e sociável.

A raça havana é resultado do cruzamento planejado de gatos siameses e domésticos de cor negra
Getty Images

Havana

Os gatos da raça havana são muito ativos ainda que possam facilmente se adaptar à vida em ambientes fechados. Esses felinos são muito atentos, inteligentes, sapecas, carinhosos, ativos e fundamentelmanete sociáveis. Por serem animais brincalhões e afeutosos, eles demandam o tempo todo muito amor e mimos dos donos e de quem quer que se aproxime para brincar com eles.

A raça somali é o descendente de pelos longos da raça abissínia
Getty Images

Somali

O gato somali possui pelos semilargos e se caracteriza por ser amigável com os conhecidos e estranhos. Ele tem uma personalidade muito simpática e é ideal para conviver com crianças, adultos e também outros mascotes. Esse é um gato muito carinhoso, que gosta de estar sempre acompanhado e não tem muito trabalho para se adaptar a novos ambientes.

O pelo curto europeu pode ser comparado com qualquer raça de gato doméstico criada naturalmente
Getty Images

Comum europeu

O gato comum europeu é uma raça extremamente carinhosa com os donos ainda que seja reservada, tímida e desconfiada com os estranhos. Essa raça de felinos possuia grande inteligência e aprende rapidamente as brincadeiras que lhe ensinam. O comum europeu é muito observador e se adapta facilmente a distintos ambientes.