on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

10 Receitas de sopas saudáveis para o inverno

Getty Images

Introdução

Quando você ouve a palavra inverno, logo lhe vêm à mente aquelas cenas de um casal abraçadinho embaixo do edredom, certo? Outras imagens comuns na estação são as de comidas típicas dessa época do ano, como fondue, queijo e vinho. As sopas e caldos também são ideais para o clima frio e, o mais bacana de tudo, são leves e salutares, assim você terá uma refeição maravilhosa e, de quebra, vai manter a forma e a saúde. Acompanhe abaixo receitas e ingredientes de dez receitas saudáveis para serem saboreadas com seu amor nos dias mais frios.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Sopa de abóbora

As sopas podem ser servidas como entrada, quando são feitas como cremes e de forma leve, ou como a refeição principal. Nesse caso, é bom que o prato tenha mais legumes e alguma proteína. Uma opção para entrada é a sopa de abóbora. Separe 1um quilo de abóbora, uma batata, meia cebola, um dente de alho, cebolinha verde e sal. Refogue a cebola e o alho em uma panela grande com óleo. Adicione a abóbora picada e a batata. Quando estiverem cozidas, bata no liquidificador até fazer um creme. Volte para a panela e acrescente cebolinha e sal. Se preferir, coloque queijo roquefort na sopa para servir.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Sopa de carne com legumes

Esta receita pode ser para o prato principal. Você vai usar cerca de 400 gramas de alcatra, duas batatas, uma cebola, uma cenoura, uma abobrinha, cebolinha, louro, manteiga, sal e pimenta. Corte as batatas, a cenoura e a cebola em cubinhos. Corte a abobrinha em cubos maiores e reserve tudo. Doure a cebola na manteiga, coloque a carne e deixe fritar um pouco. Acrescente sal e pimenta. Em seguida, acrescente batata, cenoura, cebolinha e louro. Acrescente água até cobrir e deixe cozinhar. Pode ser servido com queijo, cebolinha, pão ou torradas.

Torresigner/iStock/Getty Images

Sopa de amendoim

De origem boliviana, esta sopa leva um ingrediente inusitado. Para ela, você vai usar um quilo de carne, alho, cebola, três cenouras, duas batatas, 300 gramas de amendoim, salsinha e cebolinha. Na panela de pressão, cozinhe a carne cortada em cubos até que fique macia com cebola, alho e sal. Junte os legumes cortados em cubos e cozinhe por mais alguns minutos. No liquidificador, bata o amendoim com um pouco de água até obter uma pasta. Adicione essa mistura à panela e cozinhe por mais dez minutos. Desligue, acerte o sal e acrescente salsinha e cebolinha. Se quiser, pode servir com batata palha ou pão.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Sopa de milho com linguiça

Ingredientes: seis espigas de milho, duas linguiças calabresa, duas colheres de óleo, um tomate, uma cebola, um caldo de legumes e alho. Retire o milho da espiga e bata no liquidificador com água, peneire e vá lavando, até que a água saia transparente. Em uma panela, coloque o óleo, a cebola, o alho, um litro de água e o tomate. Acrescente o caldo do milho, o caldo de legumes e vá mexendo até engrossar. Você pode acrescentar um pouco de amido de milho para engrossar ainda mais a mistura. No final, acrescente cheiro verde. Frite a calabresa em uma panela separada e adicione-a à mistura.

Eising/Photodisc/Getty Images

Creme de aveia

Use aveia nas sopas para garantir uma alimentação mais saudável e gostosa. Você vai precisar de azeite, uma cebola média, dois tomates, duas abobrinhas, um tablete de caldo de legumes, duas xícaras de suco de soja e duas colheres de aveia em flocos finos. Em uma panela, refogue a cebola no azeite. Junte os tomates e as abobrinhas. Adicione o cubo de caldo de legumes dissolvido em água quente, o suco de soja e deixe a mistura cozinhar até que os legumes estejam macios. Em um recipiente, dissolva a aveia também em meio copo de suco de soja e junte na panela para ferver por cinco minutos.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Sopa de calabresa

Para esta sopa, você vai precisar de quatro batatas, um tablete de caldo de galinha, óleo, sal, cinco xícaras de água, uma xícara de couve manteiga cortada em pequenas tiras, uma linguiça calabresa em rodelas. Na panela de pressão, coloque o óleo, a batata, o caldo de galinha e a água. Cozinhe por dez minutos ou até a batata quase desmanchar. Bata tudo no liquidificador. Acrescente as rodelas de calabresa e deixe-as cozinhar. Desligue o fogo e adicione a couve manteiga. Se quiser incrementar a receita, frite a couve em uma panela com óleo até ela ficar crocante. Distribua-a sobre a sopa e bom apetite.

Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images

Canja de galinha

Esse alimento é tão saudável que toda avó recomenda: repouso e canja de galinha. Para prepará-la, você vai precisar de meio quilo de frango (pode ser coxa da asa, sobrecoxa ou peito, de acordo com a sua preferência), uma cebola, quatro dentes de alho, uma cenoura grande, um caldo de galinha, meia xícara de arroz, salsinha a gosto e óleo. Tempere os pedaços de frango com sal. Em uma panela de pressão, coloque o óleo, a cebola, o alho e o frango. Acrescente o caldo de galinha e a água fervente. Coloque o arroz e a cenoura e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Se tudo estiver no ponto, é só servir com salsinha para decorar.

Reprodução guiadosabor.verdesmares.com.br

Caldo de mandioquinha

Para o caldo de mandioquinha, você vai precisar de uma xícara de cebola, duas de mandioquinha, uma colher de gengibre ralado, meia xícara de creme de leite, um tablete de caldo de galinha, meia xícara de queijo minas, duas colheres de cebolinha picada, duas xícaras de água e sal. Cozinhe a mandioquinha com água e sal em uma panela, bata no liquidificador com a cebola, o creme de leite e o gengibre, até ficar homogêneo. Despeje o conteúdo em uma panela com cebola refogada e deixe em fogo baixo para engrossar. Acrescente queijo e sal. Decore com cebolinha para servir.

IgorDutina/iStock/Getty Images

Caldo de feijão

O caldo de feijão pode ser servido como prato principal, acompanhado de couve, torradas, queijo e cebolinha. Ingredientes: duas xícaras de feijão cozido, duas xícaras de água, uma cebola, meia xícara de cheiro verde, meia xícara de bacon picado, dois dentes de alho, pimenta e sal a gosto. Bata no liquidificar o feijão, a cebola, a água e o cheiro verde até que fique homogêneo. Reserve. Em uma panela, frite o bacon, o alho e acrescente o feijão. Deixe por dez minutos. Tempere com sal, pimenta e, se preferir, pode decorar com salsinha, cebolinha ou couve.

Eising/Photodisc/Getty Images

Sopa de cebola

Para esta sopa você vai precisar de um dente de alho, um tablete de caldo de carne, uma colher de farinha de trigo, meia lata de creme de leite sem soro, duas batatas pré-cozidas, duas colheres de manteiga, quatro xícaras de água fervente, 400 gramas de cebola, sal e pimenta a gosto. Frite o alho, a cebola e as batatas na manteiga e acrescente o caldo de carne, dissolvido em água, junto com a pimenta, o sal e a farinha de trigo. Cozinhe por 20 minutos junto com as xícaras de água fervente. Bata no liquidificar e, antes de servir, polvilhe com salsa e queijo.