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10 resoluções mais populares de Ano Novo

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Introdução

Entra ano, sai ano, e fazemos resoluções para melhorarmos a nós mesmos. Surgem mais associados nas academias, os restaurantes servem mais saladas e as pessoas diminuem os cigarros, as bebidas e os gastos. Fazer uma resolução é uma coisa, mas realmente segui-la durante o ano todo pode ser uma batalha trabalhosa – são hábitos da vida inteira que você está tentando mudar. Kafi A. Martin, especialista em saúde e estilo de vida e CEO da Island Sweat, oferece suas dicas para manter o foco. Em suma, pense a longo prazo.

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Cozinhe mais

Cozinhar mais refeições em casa é uma das resoluções de Ano Novo mais comuns, mas pode ser assustadora se você não se sente confortável na cozinha. "Para começar, escolha uma refeição que seja fácil de fazer", explica Kafi. Pense em ovos para o café da manhã ou frango para o jantar. "Aqui, a chave é não se sobrecarregar tentando cozinhar todos os pratos logo de cara. Escolha primeiro um prato fácil, domine-o e, então, acrescente outro".

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Coma melhor

Comer a maior parte das suas refeições em casa é a maneira mais rápida de se alimentar de forma mais saudável. Ainda assim, você provavelmente irá comer fora. Em restaurantes, não tenha medo de ser exigente. Peça molhos e coberturas separados, solicite que sua comida seja feita em azeite de oliva no lugar de outras gorduras, pule os aperitivos e peça água para beber. Em casas de amigos, controle suas porções e abra mão das bebidas ricas em caloria.

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Estude mais

Se você estiver pensando em voltar à escola, Kafi sugere que "anote seu motivo para voltar à escola no topo de cada caderno ou bloco de anotações que você use". O lembrete constante, segundo ela, irá mantê-la focada e motivada através de aulas e testes difíceis, mesmo quando balancear a escola com a vida e o trabalho parecer impossível.

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Pare de fumar

Essa resolução pode ser mais difícil de manter que as outras, já que o vício do seu corpo à nicotina pode não ser fácil de superar. Alguns podem parar imediatamente, mas outros precisam avançar gradualmente para se livrar do vício, e não há nada de errado nisso. Invista em produtos que possam ajudá-la a se libertar do vício. Além disso, Kafi pede para "avaliar o que desencadeia seu estresse e controlá-lo antes de tentar se livrar do vício", já que fumar geralmente é um hábito para aliviar a tensão.

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Mantenha um orçamento

"Um orçamento é como você controla seu dinheiro e garante que ele não irá controlar você", conta Kafi. Pense no orçamento como uma liberdade financeira, não uma restrição. Para seguir essa resolução, ela sugere que estabeleça uma pequena recompensa mensal para você mesma, como um presente por um mês de sucesso. Tire uma foto dessa recompensa (uma refeição, uma ida à manicure, uma roupa nova) e deixe-a à vista para que isso a ajude a continuar com a resolução.

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Reduza as dívidas

Não importa se você deve dezenas, centenas ou milhares de reais. Reduzir essa dívida exige dedicação e diligência. Para começar, não adquira mais dívidas e, ao invés disso, gaste apenas o que você tem. Para reduzir o débito que já tem, liste todos eles, dos menores para os maiores. "Comece pagando as dívidas menores", sugere Kafi, que explica que a gratificação de pagá-las pode motivá-la a trabalhar nas suas dívidas maiores também. Se necessário, entre em contato com um especialista financeiro para ajudá-la a criar um plano de ataque.

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Seja organizada

Está afogada na bagunça? Tente se livrar da maior quantidade de papéis possível e guarde as informações digitalmente, de acordo com Kafi. "Com uma cópia eletrônica, você pode se livrar do papel e imediatamente começar a manter seu espaço limpo e organizado", diz ela. Para a organização normal da casa, veja tudo o que você tem e doe tudo que não estiver usando. Compre recipientes de armazenamento de todos os tamanhos, designe um lugar para cada coisa e identifique os recipientes. "Designar um espaço para cada item evita que fiquem todos misturados e difíceis de encontrar", comenta ela.

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Reduza o consumo de álcool

Para reduzir seu consumo de álcool com sucesso, primeiro considere onde você bebe mais. "Se bebe socialmente, vá a menos eventos onde os outros estão bebendo e faça mais atividades físicas, como patinação ou caminhadas", sugere Kafi. "Dessa maneira, você continua com as suas interações sociais, mas não onde o comportamento comum é beber". Ela diz para prestar atenção no seu humor caso você beba sozinha. Depois que entender o que desencadeia essa vontade, tente evitá-lo e encontrar outras maneiras de lidar ou aliviar esses sentimentos.

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Entre em forma

Exercitar-se e entrar em forma requer uma mudança no estilo de vida – não um regime temporário. "Para entrar em forma, você precisa se envolver com uma atividade que ama, em um momento em que esteja completamente focada em você, e só em você", aconselha Kafi. "Separe uma hora todos os dias apenas para você. Nessa hora, faça a atividade esportiva de que mais gosta". Se odeia correr, não corra. Ao invés disso, tente dançar, patinar ou até mesmo caminhar. Se você gosta de esportes, faça parte de um time da comunidade. Se ama o ar livre, faça caminhadas ou ande de bicicleta.

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Passe mais tempo com a família

Passar um bom tempo com a sua família pode ser complicado, já que exige balancear a agenda de várias pessoas. A chave é planejar antecipadamente e encontrar algo divertido de que todos vocês gostem. "Revezem na hora de escolher uma atividade que todos possam fazer e estabeleça um momento específico toda semana", sugere Kafi. "Mesmo se for uma noite de jogos em casa, coloque o evento no seu calendário para que você não marque nada para o mesmo horário por acidente".