Mais
×

10 tecnologias que nunca vão morrer

O microscópio é uma invenção que tem vida longa pela frente..
Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Introdução

Alguns produtos tecnológicos têm um tempo de vida longo. E outros têm uma vida curta, como as antigas cintas vibratórias que ajudavam a queimar a gordura excessiva. Ou ainda a bicicleta de uma roda, criada por M. Goventosa de Udine, uma invenção do século passado. Conheça as 10 tecnologias que usamos e estão destinadas a ter uma longa vida pela frente, oportunidades para empresas que apoiam e confiam nelas!

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Moinhos Eólicos

Por mais que os moinhos eólicos não se desenvolveram muito, a tecnologia tem um futuro energético promissor. Um parque de moinhos eólicos pode gerar eletricidade para as regiões próximas. Como só precisam de energia renovável, vento, e tem impacto relativamente pequeno sobre o meio ambiente, muitos acreditam que a tecnologia baseada no vento tem um futuro promissor.

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Voar

Ainda que o futuro não inclua aviões que consumam muita energia como os aviões de hoje, pode apostar que o transporte aéreo sempre vai existir. Os aviões e helicópteros permitem fazer viagens rápidas e eficientes a um custo relativamente barato, e pode ter certeza que nunca deixaremos de usá-los.

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Internet

Segundo o artigo da Universidade Lincoln, a internet surgiu em 1969, com o projeto do Departamento de Defesa. Foi aprimorada nos anos 80. E nos anos 90 foi habilitado o acesso público. Apesar de ser um invento relativamente novo, a Internet é um divisor de águas que tem uma longa vida pela frente.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Capturar Imagens

Sempre registramos eventos visuais, desde as pinturas rupestres sobre a rocha até lindos quadros. Primeiro foi a invenção das máquinas fotográficas e logo depois as de vídeo para a transmissão de eventos e registro de memórias pessoais. Desde o filme até a tecnologia digital, as câmeras ainda vão evolucionar muito com o passar do tempo. E as probabilidades de que vivam tanto quanto os seres humanos são grandes.

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Purificador de água

Segundo uma pesquisa geográfica nos Estados Unidos, ainda que grande porção da terra esteja coberta de água (96%), só uma pequena quantidade é potável. Desde os anos 1.500 antes de Cristo, o homem tem usado vários métodos para filtrar e purificar a água. Os desafios de uma população global crescente e quantidade limitada de água doce garantem uma necessidade de ter água tratada constantemente.

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Telecomunicação

Como a maioria dos inventos, os dispositivos de comunicação instantânea estão mudando rapidamente com o passar dos anos. Um exemplo são os inventos simples comparáveis com o Código Morse, que permitiu o avanço das tecnologias que nos permitem falar (às vezes cara a cara) com outra pessoa em qualquer cidade do mundo. É provável que algumas formas de tecnologia telefônica que possibilitam falar a longas distâncias nunca deixem de existir.

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Microscópio

O primeiro microscópio moderno foi inventado em 1.600 por residentes dos Países Baixos, Hans e Zacarias Jansen. Esta tecnologia de 400 anos de idade abriu caminho para futuros inventos e descobriu a ampliação, algo que realmente mudou o mundo. Estudar coisas não visíveis ao olho nu pode ser necessário em muitos campos, como biologia e química, e é o que torna esta invenção incrível.

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Refrigeração

Antes do refrigerador, as pessoas conservavam os alimentos em grandes blocos de gelo coletados durante o inverno. Graças ao invento da refrigeração, o homem desfruta de produtos lácteos refrigerados até verduras e carnes frescas durante o ano inteiro. A refrigeração não é absolutamente necessária para a sobrevivência do homem, mas hoje é uma comodidade que poucos estão dispostos a renunciar.

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Telescópio

Como o microscópio, o telescópio permitiu a humanidade descobrir coisas que antes seriam impossíveis ver a olho nu. Segundo um artigo da Universidade de Rice, o telescópio foi inventado por um fabricante de óculos alemão chamado Hans Lipperhey, em 1.600, e pouco depois adaptado por Galileu Galilei com propósitos astronômicos. O telescópio foi fundamental e responsável pela Revolução Científica do século XVII. Hoje, continua sendo uma ferramenta indispensável na atualidade.

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Máquina de Costura

Antes que a máquina de costura fosse inventada em 1830 pelo costureiro francês Barthelemy Thimmonnier, as pessoas costuravam a mão. Em seguida, o invento da máquina industrial permitiu as empresas têxteis produzir grandes quantidades de produtos a preços convenientes. Não há forma de parar a máquina e voltar a costurar a mão novamente! É uma tecnologia que deve viver para sempre.