Mais
×

12 dicas infalíveis para escolher presentes de casamento

Media Bank/Photos.com/Getty Images

Introdução

Os noivos geralmente registram listas de casamento em duas ou três lojas para facilitar a vida dos convidados na hora de escolher os presentes. Mas se eles não registrarem nenhuma lista? Ou se os produtos escolhidos pelos noivos não agradarem ou estiverem acima do seu orçamento? E o que dar para a filha do colega de trabalho do seu pai que você conhece há anos? Não se desespere. Neste artigo, disponibilizamos algumas dicas para que você escolha um presente incrível para o casal sem precisar se descabelar.

Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images

Compre antecipadamente

De acordo com Mary Dykstra Novess, membro da Associação Americana de Organizadores Profissionais e proprietária da Within Reach Organizing Services, uma empresa especializada em serviços de organização nos Estados Unidos, quanto antes você lidar com a lista de casamento, maiores são as chances de você conseguir presentear os noivos com um produto que agrade e que possa pagar. "Cheque a lista com antecedência. Elas costumam englobar itens de preços variados, de R$ 6 a algumas centenas de reais", aconselha Mary. "Quanto mais você esperar, mais as suas chances se reduzem."

David De Lossy/Photodisc/Getty Images

Presentes com personalidade

Utilize o seu conhecimento sobre a personalidade dos noivos para determinar o que eles gostariam de ganhar. Muitas vezes, os casais escolhem produtos que estão em voga — como uma poncheira de cristal com 20 xícaras ou a reprodução de uma escultura de Degas —, mas que são pouco práticos. "Pergunte-se se aquilo realmente combina com eles ou com o que você vê em suas páginas do Facebook", sugere Novess, que encontra pilhas de presentes inutilizados e sem função ocupando espaço na casa de seus clientes. "Se eles estão constantemente mudando de opinião, aquele item provavelmente não combina com o estilo de vida deles."

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

Pesquise

Se você não conhece muito bem o casal ou se não registraram uma lista de presentes, fazer algumas pesquisas na internet pode render boas ideias, segundo Novess. "Hoje em dia, muitos casais possuem um site, criado especialmente para o casamento, que fornecerá informações e dicas para escolher o presente apropriado. O Facebook também é outra fonte de informações sobre o estilo do casal e de como eles preferem passar o tempo livre."

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Doações

Se o casal estiver economizando — para a viagem de lua de mel ou reforma da casa, por exemplo —, uma doação com esse fim específico é um presente prático e que será muito estimado. Novess, recém-casada, informou a seus convidados que presentes não eram necessários, porém, se alguém quisesse contribuir com os custos das fotografias do casamento, as doações seriam bem-vindas. "Nós conseguimos comprar os direitos de todas as imagens e demos aos convidados suas próprias fotos para usarem quando quisessem."

Getty Images/OJO Images RM

Doe seu tempo, seus talentos

Pense além de uma caixa enfeitada e ofereça seus serviços. Um dos convidados do casamento de Mary Novess tinha talento para escrever. Novess e seu atual marido pediram que ele escrevesse uma história sobre a futura celebração dos seus 25 anos de casamento, que foi lida para os convidados e emocionou a todos. Outro convidado fez as suas famosas panquecas com calda de mirtilo no dia seguinte ao casamento. "Uma das nossas lembranças mais marcantes é a da manhã seguinte, todos nós conversando sobre o casamento e comendo panquecas. Ela durará muito mais do que qualquer presente palpável."

Comstock/Comstock/Getty Images

Reforma da casa

O casal planeja fazer reformas na casa onde irão morar? Se sim, contrate um profissional para realizar os reparos. Conforme Novess: "se eles se mudarão para uma casa nova, considere presenteá-los com um vale-compras de uma loja de departamentos ou contrate a visita de um organizador profissional para ajudá-los a utilizar o espaço corretamente desde o início. Pesquise na internet por um profissional no seu estado."

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Você compraria isso?

Utensílios culinários e roupas de cama e banho costumam ser os presentes mais populares, de acordo com Kari Holt, proprietária do Girl Friday, que presta serviços de assessoria nos Estados Unidos. Porém para tornar um presente realmente especial e significativo, escolha produtos que traduzam também a sua personalidade. Segundo Holt, "eu sei que, se um cliente verificar a lista de presentes e não gostar de nada, ele não comprará nenhum dos itens relacionados."

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Cheque nominal

Uma doação continua sendo o presente mais versátil e flexível. No entanto, de acordo com Holt, se você optar por entregar um cheque aos noivos, faça-o nominal à noiva ou ao noivo, mas não a ambos. "Em minha experiência pessoal, recebi muitos cheques nominais a mim e a meu recente marido, com meu nome de casada. Mas, infelizmente, não pudemos sacá-los até alterar oficialmente meu sobrenome e abrirmos uma conta conjunta. Demora algum tempo até que você consiga alterar seus documentos."

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Peças valiosas

Se os noivos incluíram na lista tanto talheres e louças para uso diário como aparelhos mais caros, ajude-os comprando as peças mais valiosas, mesmo que seja apenas um conjunto ou dois, sugere Doug Aitken, diretor do grupo Tiffany & Co. nos Estados Unidos. "Saiba que os recém-casados esperam ganhar as louças chinesas e talheres finos antes dos mais comuns", comenta ele. "É muito mais fácil para os recém-casados economizarem para o conjunto de jantar de uso diário."

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Recordações

Transforme peças simples em memoráveis personalizando-as. A Tiffany & Co., famosa rede americana e fonte de presentes de casamento desde 1837, faz gravações à mão em pratarias, de acordo com Aitken. "Por exemplo, gravar o convite de casamento em um prato de prata não só o transformará em uma peça que o casal compartilhará para sempre, como será passado de geração em geração."

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Políticas de devolução

Os recém-casados podem adorar você, mas isso não significam que eles morrerão de amores pelo seu presente. Tenha o cuidado de se informar sobre as políticas de devolução da loja antes de fazer uma compra, conforme aconselha Nancy Shina, proprietária da SPREE! The Art of Shopping, prestadora de serviços de assessoria em compras nos Estados Unidos. "Deve demorar até que o casal verifique todos os presentes após o casamento e a lua de mel, o que os impossibilitará de trocar o produto a curto prazo."

Getty Images

Vale-compras

Campeão de vendas, o vale-compras presenteará os noivos com flexibilidade e, ao mesmo tempo, não prejudicará suas finanças. "É extremamente útil caso não haja um produto na lista que combine com seu orçamento", justifica Shina. "O vale ajudará o casal a comprar objetos remanescentes de sua lista de desejos."