×
Loading ...

As 12 dicas de ouro da automaquiagem

Getty Images

Introdução

A maquiagem perfeita não precisa ser realizada por um profissional. Aprender o passos básicos para um make lindo não é difícil, e hoje já é possível encontrar os mais variados tutoriais pela internet. De composições trabalhosas a soluções simples para o dia-a-dia, inspire-se nas dicas de blogueiras e celebridades da moda e esteja sempre linda sem gastar muito!

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Maquiagem em pele malcuidada não funciona

Antes de começar a escolher cores e texturas, vale a pena observar bem a sua pele. Está limpa e bem cuidada? A maquiagem ajuda a encobrir pequenas imperfeições, mas sem uma rotina de cuidados com o rosto, nenhuma cobertura vai resolver completamente o problema. Primeiro, descubra qual é seu tipo de pele e invista em produtos que não apenas resolvam as imperfeições, mas que também caibam no seu bolso. Além disso, fuja do cigarro, do álcool e dos alimentos processados para evitar o envelhecimento precoce.

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Resolva o problema

Se sua pele é seca, escolha um creme potente de hidratação e nutrição, que acalme a pele. Se for mista ou oleosa, as melhores pedidas são os produtos em gel, com base de água, que regulam a oleosidade. Em todos os casos, um tônico de limpeza e um sabonete especial para o rosto são necessários. Descarte o algodão de limpeza: uma toalhinha, além de ser ecologicamente correta, ainda faz uma leve esfoliação no rosto, garantindo pele limpa e macia o ano inteiro.

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Limpe o rosto

Toda mulher sabe muito bem que só a rotina de cuidados com o rosto não garante o fim das eventuais espinhas e cravos. Por isso, além da limpeza diária com a trinca sabonete de rosto, tônico e hidratante, é preciso se organizar para fazer limpezas de pele periódicas. Quem pode fazer em um salão conta com a comodidade de ter uma esteticista durante o procedimento, mas isso não impede que ele seja feito em casa, com a ajuda de um paninho com água morna. Depois de passá-lo pelo rosto, é só espremer cuidadosamente os cravos (com as mãos bem limpas, para não inflamar a pele). Em seguida, enxague com água fria ou gelada.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Antes da base

Uma das melhores invenções da cosmetologia recente é o primer, facial e de olhos. Sua principal função é uniformizar os poros, preparando a pele para os produtos que vêm em seguida, e manter a maquiagem por mais tempo no rosto, sem borrar. Além disso, o produto controla a oleosidade, o que ajuda a evitar o brilho excessivo. Quem tem a pele oleosa pode tentar a misturinha de primer facial e creme matificante. O primer de olhos serve para conservar a sombra por mais tempo e uniformizar a sua textura.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Base e corretivo: os melhores amigos da mulher

Na hora de escolher o corretivo e a base perfeitos, teste o produto na pele, explore diferentes tons e dê preferência aos antialergênicos, que não irritam. Os corretivos são oferecidos em tonalidades próximas, mas também em opções puxadas para o rosado (para esconder manchinhas amareladas) e verde (que esconde manchas e espinhas avermelhadas) e diversas outras cores. Na hora de comprar a base, vale garantir uma opção acima e outra abaixo do seu tom. O corretivo deve ser usado diretamente nas imperfeições, e a base deve nivelar o tom da pele. Não esqueça de uniformizar o pescoço, para que a cor do rosto não destoe do resto.

Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Os olhos: janela da alma

Maquiar os olhos exige concentração e prática. Por isso, só o treinamento garante que você se torne cada vez mais hábil nessa tarefa. Em produções mais discretas, para trabalhar ou para um passeio diurno, vale combinar olhos discretos com lápis marrom, rímel transparente e iluminador nas pálpebras. Se a ideia é destacar os olhos, o lápis de olho preto com delineador da mesma cor e rímel denso (pode passar várias camadas) é uma opção simples que garante olhar de diva. Quem tem olhos pequenos pode apostar sem problemas no lápis branco, que destaca o olhar.

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Sombra: é a hora de ser ousada

As opções são tantas que é difícil escolher uma só: sombras podem ser encontradas em qualquer cor, nos mais variados preços, e servem para iluminar e dar glamour aos olhos. Você pode fazer uma aposta segura e apenas esfumar o canto do olho com sombra preta ou marrom e um pincel achatado, ou, se tiver mais prática, experimentar diferentes cores e combinações que acrescentem brilho ao look. Alguns tutoriais de internet trazem diversos passo-a-passo inspirados em celebridades no dia-a-dia e em red carpets.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Blush: um toque de cor e saúde

O blush é um dos pontos críticos na automaquiagem. Afinal, quanto de blush é blush demais? Vale usar o bom senso e escolher um local bem iluminado antes de aplicar o blush. Os tons são muitos, vão da paleta entre o rosa e o amarronzado, e devem ser combinados em harmonia com o resto do make. Sempre vale a dica de ouro de balancear o tom com o resto do make. O destaque deve ficar com os olhos ou a boca, onde é permitido ousar. Use um pincel grande para espalhar bem a maquiagem e, se você tiver mais experiência, um pincel chanfrado pode dar ao make uma cara mais profissional.

Christopher Robbins/Photodisc/Getty Images

Boca para chamar a atenção

Para combinar batons tons vivos, como vermelhos, alaranjados e rosa-choque, use maquiagem leve e discreta no resto da face. A atenção deve ser concentrada apenas em um ponto de cada vez, para evitar excessos. Para ficar com bocão de diva a noite inteira, passe uma camadinha leve de pó compacto antes de aplicar o batom. Retire o excesso encostando levemente os lábios e passe uma camada extra.

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Olho vivo, boca apagada

Se a intenção é chamar a atenção com um make ousado nos olhos, combinando cores e texturas, a pedida é apagar a boca para concentrar as atenções num lugar só. Além dos eternos coringas, os batons cor de boca, você também pode usar um gloss bem aplicado, sem excessos, para destacar com um brilho discreto os lábios. Vale sempre ter um batom de tonalidade neutra, próxima à dos lábios, para combinar com olhos bem marcados. Uma dica da Vic Ceridono, editora de beleza da Vogue, é combinar olhos em destaque com boca apagada, coberta apenas com uma camada de corretivo. Quem quer usar corretivo como batom, porém, precisa ficar atenta à hidratação da boca.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Maquiagem boa precisa de cuidado

Para manter em casa um acervo digno de profissional, limpo e bem cuidado, algumas regras precisam ser respeitadas. Quem não mantém a caixinha de maquiagem com a faxina em dia corre o risco de contrair conjuntivite e alergias. É bem simples: basta misturar um pouquinho de shampoo ou sabonete neutro e esfregar bem os pincéis com água, até eliminar todas as impurezas. Não molhe o cabo, apenas as cerdas. Não se esqueça também de descartar o make vencido: para ter certeza, oriente-se pelo cheiro. Algumas marcas oferecem limpadores de maquiagem prontinhos, como a canadense MAC. É só escolher a opção mais adequada ao seu estilo de vida.

Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images

Não se esqueça de remover bem o make

Quem usa maquiagem com frequência sabe: dormir de make acaba com o aspecto da pele e é garantia de espinhas e inflamações no dia seguinte. Nunca, em hipótese alguma, vá para a cama sem pelo menos passar um demaquilante potente, que retire todos os resíduos da pele. É possível encontrar produtos de preços variados, para o rosto em geral ou específico para os olhos. Lembre-se sempre que só a lavagem não retira todo o pigmento. Use uma bolinha de algodão para fazer a limpeza e, se possível, lave, limpe e hidrate o rosto com os produtos do dia-a-dia. Assim, além do make perfeito, você garante uma pele saudável e com viço.