×
Loading ...

13 curiosidades sobre a banda One Direction

Ben A. Pruchnie/Getty Images Entertainment/Getty Images

Introdução

Fã que é fã de carteirinha sabe até a cor da cueca preferida dos meninos britânicos da banda One Direction. Os cantores responsáveis pelo hit adolescente "What Makes You Beautiful" deixam meninas de todo o mundo ofegantes quando passam. A boyband surgiu em Londres no ano de 2010 quando um quinteto talentoso de músicos adolescentes se encontraram no reality show inglês The X Factor. São eles: os ingleses Liam Payne, Harry Styles, Louis Tomlinson, Zayn Malik, e o cantor irlandês Niall Horan. Confira os principais fatos e curiosidades da banda carinhosamente apelidada de "1D" pelas suas tietes, as "directioners".

Ben A. Pruchnie/Getty Images Entertainment/Getty Images

Nos bastidores de um reality show

Eliminados do programa The X Factor, os meninos adolescentes britânicos resolveram criar uma boy band ainda nos bastidores do programa. O One Direction foi fundado em 2010, após todos eles deixarem o reality show. O sucesso foi imediato. Além do grande alcance do programa na televisão, o grupo explodiu pelas redes sociais. Em tempos de internet e novas mídias, em poucos dias os meninos do One Direction ficaram conhecidos no mundo todo. Isso sem nem ter ainda um disco lançado. O próximo passo foi a assinatura de um contrato milionário com a tradicional gravadora Syco 19.

Kevin Kane/Getty Images Entertainment/Getty Images

Eliminados duas vezes

Depois que a banda nasceu, os meninos voltaram aos palcos do reality show para competir novamente. Em vez de disputarem separadamente, a competição agora era entre bandas. No entanto, os jurados do programa não conseguiram enxergar o potencial do grupo. No fim do reality show, o One Direction amargurou apenas um terceiro lugar no programa. Mas o sucesso estava à caminho. O primeiro álbum de estúdio dos meninos do 1D foi lançado mundialmente no dia 18 de novembro de 2011. Chamado de "Up All Night", o disco alcançou o topo da lista da Billboard, a mais tradicional do showbizz.

Ilya S. Savenok/Getty Images Entertainment/Getty Images

Padrinho poderoso

Como ninguém faz sucesso sozinho, é preciso destacar que os garotos do One Direction tiveram um padrinho poderoso para entrar no mundo da música e dos negócios. O produtor executivo e criador do programa The X Factor, Simon Cowel, resolveu apostar no sucesso do quinteto. Decidiu adotar a banda e produzir o disco de estreia dos garotos. Cowel é um dos produtores mais respeitados da indústria musical britânica. Sozinho, ele é responsável pela venda de mais de 300 milhões de álbuns somando todos os seus apadrinhados musicais, entre eles a cantora Leona Lewis e Cher Lloyd.

Vittorio Zunino Celotto/Getty Images Entertainment/Getty Images

Geração 90

Os meninos são todos nascidos no início da década de 90. Louis Tomlinson, o mais velho, nasceu em dezembro de 1991, seguido de Zayn Malik, Liam Payne e Niall Horan (1993), e por último, o mais novo, Harry Styles, nascido em fevereiro de 1994. Isso faz com que grande parte dos músicos e artistas que os influenciaram ainda estejam na ativa. Em entrevista publicada na revista norte-americana Rolling Stones, Liam Payne cita o cantor Justin Timberlake como sua maior influência musical. Outros integrantes da banda afirmaram que boysband como Backstreet Boys e a girlsband Spice Girls também foram importantes na formação do 1D.

Matt Kent/Getty Images Entertainment/Getty Images

Números milionários

Graças à instantaneidade das redes sociais, principalmente via Youtube, Twitter e Facebook, os meninos ficaram conhecidos no mundo inteiro de uma hora para outra. O sucesso via rede é usado como estudo de caso para entender os chamados virais na internet. Mesmo em termos da indústria musical o resultado é espantoso. Dois anos após o lançamento do primeiro álbum, os meninos já colecionam números na casa dos milhões de dólares. Ao todo, até o momento, são 14 milhões de singles e 8 milhões de álbuns vendidos, de acordo com a empresa Modest!, que gerencia a banda.

Danny E. Martindale/Getty Images Entertainment/Getty Images

Banda de ouro

De acordo com a Sony Music, o One Direction representou, no ano passado, um império equivalente a uma empresa de 50 milhões de dólares. Estima-se que até o fim de 2013 esses números possam dobrar. A marca 1D aproveita a onda de sucesso para lançar franquias ao redor do mundo. Em 2012, a banda foi responsável pelo calendário oficial mais vendido de todos os tempos no Reino Unido. O grupo foi convidado para ser embaixador da marca de desenho Pokémon. Isso sem contar nos anúncios milionários como garotos propaganda da marca de telefonia Nokia. Quer mais? Em breve serão lançados bonecos oficiais e jogos de tabuleiro do 1D.

Ethan Miller/Getty Images Entertainment/Getty Images

One Direction x Justin Bieber

Claro que um sucesso estrondoso desses gera algumas brigas no meio da indústria musical. Os britânicos chegaram ao mercado dos Estados Unidos arrasando: subiram ao primeiro lugar sem passar por outras posições, algo que nem os Beatles conseguiram. Lá na América do Norte, eles tiraram o pódio de Justin Bieber. Apesar da briga nos negócios, dizem que eles são parceiros nos bastidores. Em 2012, Bieber -- que é considerado a pessoa mais influente na rede social Twitter -- passou a seguir os meninos da banda. Niall, ainda não acostumado com a fama, gritou de emoção quando descobriu o novo seguidor.

Stuart C. Wilson/Getty Images Entertainment/Getty Images

Super exposição

Com as redes sociais e a internet, os meninos foram do anonimato em 2010 para a super exposição em 2013. Desde então, muitas polêmicas foram lançadas nas redes sociais contra e a favor dos garotos. Eles não se envolvem em controvérsias pessoais. Ao menos não que a gente saiba. Confira as principais polêmicas envolvendo os garotos do 1D: Harry tem 4 mamilos; Liam tem duas pranchas rosas de alisar cabelo; Niall costuma falar sobre seu dia quando dorme; Louis uma vez tirou as calças de Niall em público; Zayn diz que gostaria de trocar sua voz com Niall.

Kevin Winter/Getty Images Entertainment/Getty Images

Discografia

Tudo começou no programa de televisão. O 1D integrou o bem sucedido single Heroes, juntamente com outros participantes do reality show The X Factor. Depois foi a vez de alçar voos maiores. Lançado no fim de 2011 na Inglaterra, e em 2012 no Brasil, o primeiro álbum de estúdio do One Direction se chama "Up All Night". Nos seis primeiros meses foram vendidas 4,2 milhões de cópias, sem contar no sucesso de público e crítica. O segundo álbum de estúdio, o "Take me Home", foi lançado em novembro de 2012 e dividiu os críticos. Até hoje, foram vendidas 4,4 milhões de cópias.

Francois Durand/Getty Images Entertainment/Getty Images

Sucesso nas redes sociais

Sim, os meninos são crias do boom das redes sociais no mundo. E, como ninguém, eles sabem usar isso a seu favor. Cada um deles tem total liberdade de postar nas contas do Facebook e Twitter. Mas a banda tem uma equipe que ajuda a monitorar e abastecer as redes sociais. Os vídeos no Youtube têm mais 200 milhões de visitas. No Twitter, os meninos têm 12,5 milhões de seguidores, e ganham cerca de 20 mil novos seguidores todos os dias. E os números não param de crescer. Estima-se que, em alguns meses, eles estarão na lista dos mais influentes das redes sociais.

Matt Kent/Getty Images Entertainment/Getty Images

Premiados

Em dois anos de carreira, os meninos já faturaram uma série prêmios importantes mundo afora. Ao todo, eles foram indicados para mais de 90 premiações as mais variadas possíveis desde o começo da carreira. Dessas, eles venceram 60. Entre os principais prêmios estão: duas estatuetas do British (Brit) Awards, incluindo Melhor Single Britânico para "What Makes You Beautiful". Outros prêmios de destaque: um NME Award, dois Kid's Choice Award, três MTV Video Music Award e três Teen Choice Awards. E a sucessão de êxitos não para por aí. Um "The Sun Awards" para revelação internacional e melhor grupo pop e três "BBC One" para melhor álbum, melhor atuação e melhor single inglês.

Matt Kent/Getty Images Entertainment/Getty Images

Combinação de personalidades

Para manter uma banda tão bem sucedida de público, crítica e financeiramente, há algum segredo, certo? Nos bastidores, o que se comenta é que os meninos são amigos próximos, que aprenderam a combinar as diferentes personalidades individuais para algo maior: a banda. De acordo com o fã clube oficial do grupo, é a individualidade de cada um que faz o grupo ser cada vez maior e melhor. Entre as principais definições dos músicos, as fãs destacam as seguintes: Horan é o "fofo da turma", Malik é "o quieto e misterioso", Payne é o "sensível", Styles é o "charmoso" e Tomlinson o "engraçadinho".

Frazer Harrison/Getty Images Entertainment/Getty Images

Fama e famosos

Os meninos nem completaram 20 anos de idade e já tiveram uma oportunidade de ouro e responsabilidade para qualquer grupo musical. Eles se apresentaram na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Londres em 2012. O single "What Makes You Beautiful" foi tocado para o mundo todo em uma das versões mais belas já apresentada pela banda. O show foi apresentado para 80 mil pessoas no Estádio Olímpico de Londres, e transmitido pela televisão para o mundo todo. Além disso, em 2012, os cinco se apresentaram em um pequeno show com a presença ilustre da Rainha Elizabeth.