×
Loading ...

13 ideias de decoração retrô

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Introdução

A grande maioria das casas e apartamentos não tem seu interior decorado no momento da aquisição do imóvel. Uma casa bem decorada, porém, pode criar um ambiente acolhedor, relaxante ou vibrante, dependendo da escolha dos objetos, cores e móveis. Casas de estilo vintage apresentam um ambiente especialmente elegante e clássico. Você pode escolher estilos retrôs específicos – Vitoriano, Art-Deco, Anos 1950 – ou pode juntar e combinar os elementos para criar uma mistura retrô. Para deixar sua casa com um visual vintage, você deve selecionar acessórios que remetam ao passado e que combinem com seu estilo.

Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images

Pisos

Dependendo do seu gosto, existem vários tipos de pavimentação que dão um toque vintage a sua decoração. O piso de madeira envernizada foi um dos primeiros tipos de piso liso disponíveis, o que fez dele uma escolha popular para as casas antigas. Caso você prefira algo mais claro, considere piso de mármore, que tem um toque vitoriano, mas pode ser bastante caro. Se o verdadeiro mármore está fora do seu orçamento, procure por ladrilhos que imitam o estilo da pedra. Para algo mais específico, utilize azulejos hexagonais. Este tipo era muito comum durante o período Art Deco.

Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Cores claras

Escolha um motivo todo branco e claro para dar a sua casa um ambiente vitoriano. Os vitorianos eram um pouco obcecados com a limpeza e com a boa iluminação, e ambientes internos brancos ou de marfim puro dão uma aparência mais limpa e nítida. Adicione detalhes de cores suaves, como tons pastel de turquesa, rosa e azul, caso você queira dar um toque levemente moderno ao estilo vitoriano em sua decoração. É permitido usar cores, mas se você introduzi-la, deve selecionar tonalidades claras e usá-las para acentuar as características claras do espaço.

JZhuk/iStock/Getty Images

Cores fortes

Se você prefere cores mais fortes e quiser uma temática artesanal, procure usar terracota, amarelos, verdes e vermelhos. O estilo artesanal busca inspiração na natureza e, como resultado, os tons quentes de verde e marrom são mais usados nessa temática. Se você gosta de um estilo um pouco mais urbano e vintage, opte por cores vivas, como amarelo, verde, azul e rosa, para dar um toque especial a sua casa Art Déco. A era Art Déco fez surgir um grande interesse em tons vibrantes. Por isso, escolha azulejos de cores fortes e paredes pintadas em tons de arregalar os olhos.

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Luminárias

Instale um pequeno lustre. Um candelabro de cristal pode dar a sua casa uma aparência elegante e luxuosa. Os lustres antecedem os dias de eletricidade, mas eles denotam luxo e elegância mesmo muito tempo depois das lâmpadas elétricas substituírem as lamparinas. Outra opção é procurar usar luminárias individuais que se estendam para fora da parede. Luminárias redondas, lâmpadas votivas e as lamparinas de parede são boas opções de iluminação retrô se você decidir não instalar um lustre. As luminárias devem ser bem instaladas, e você pode ignorar aquelas que possuem mais de uma lâmpada por questões de economia e praticidade.

ULTRA F/Photodisc/Getty Images

Armários e prateleiras

Disponha armários de madeira em diferentes ambientes da casa. Plástico branco e madeira pintada criam uma aparência mais contemporânea. A madeira envernizada destaca a beleza natural da madeira e era muito mais comum nas casas de antigamente, especialmente durante a época do estilo artesanal. Se você preferir, pode ignorar os armários e colocar prateleiras. Armários eram raros nas casas mais simples de antigamente, especialmente durante a era vitoriana. Em vez de usar os armários de madeira, você pode armazenar e organizar seus produtos nas prateleiras. As de madeira polida e mármore têm um visual vintage.

Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images

Preencha as prateleiras e armários com objetos retrô

Preencha suas prateleiras e armários com frascos de vidro antigos. Se você quer dar a seu banheiro um toque extra de "glamour", troque os frascos modernos de plástico de seus sabonetes, xampus e loções e coloque-os em recipientes de vidro. Faça o mesmo na cozinha com seus temperos, molhos e biscoitos. Procure por coisas retrô em feiras de antiguidades. Xícaras, bules, garrafas de vinho vazias, molduras florais, tudo isso faz com que o ambiente pareça antigo. Escolha joias de estilo retrô, como colares de pérolas, e deixe-as visíveis. Caixinhas de joias também são itens muito antigos e você pode usá-las para organizar suas coisas.

Reprodução veracolombo.blogspot.com

Organizadores

Use caixas e recipientes antigos para armazenar seus documentos importantes ou coisas que você não deseja deixar à mostra, como o controle remoto da sua TV. Coisas antigas e quebradas também podem ser usadas como organizadores ou simplesmente como objetos de decoração. Use um vaso de flores para segurar livros ou objetos. Nem tudo tem de estar em boas condições para ter um look vintage. Itens descoloridos, oxidados ou mesmo rasgados podem contribuir com uma combinação retrô. Não tenha medo de objetos mais glamourosos! Boás, paetês e plumas também se encaixam na temática e podem ser usados em molduras de quadros.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Espelhos

Pendure um espelho chanfrado, ornamentado. Ele pode ser de corpo inteiro ou metade do comprimento, mas quanto mais ornamentada for a estrutura de metal ao redor do espelho, mais antigo ele parecerá. Espelhos também dão a impressão de aumentar o ambiente e ajudam na iluminação, refletindo a luz. Os primeiros banheiros raramente tinham armários ou pias com espelhos embutidos, então aproveite para economizar com armários. Emoldure seu espelho. Você não precisa gastar muito dinheiro com isso e molduras de espelho são facilmente encontradas em lojas de construção. Faça o mesmo com o espelho do seu quarto.

de santis paolo/iStock/Getty Images

Móveis

Escolha seus móveis. Esse é provavelmente o passo mais importante, pois faz com que todo o quarto pareça antigo. Uma boa ideia é ir a feiras de antiguidades ou lojas retrô, porque esses lugares geralmente têm algo para todos os gostos e você pode pechinchar preços. Tente ter o mobiliário básico em casa, como cama, cômoda, poltronas, guarda-roupas, mesas e organizadores de algum tipo. Escolha as coisas que lhe convêm e que serão uteis, mas não adquira qualquer item com estampas grandes ou cores claras se eles podem prejudicar sua decoração. O importante é deixar o ambiente acolhedor para que você se sinta confortável nele.

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Aparência rústica

Rusticidade. Essa é a chave para uma decoração retrô. É simples, eficaz e muito barato. Para deixar uma estante com cara de rústica, você provavelmente gastaria menos do que imagina com todas as coisas necessárias, incluindo um pouco de mão de obra. É simples, você pode facilmente encontrar instruções em lojas especializadas, mas em geral precisará lixar a peça, passar um primer de boa qualidade para depois pintar com tinta de cor creme ou azul claro (cores vintage e tons pastel) e, quando a tinta secar, lixar os cantos para dar aquele toque rústico.

DC Productions/Photodisc/Getty Images

Poltronas e cadeiras

Aproveite a temática retrô e compre uma cadeira ou poltrona antiga mais confortável que você conseguir achar. Se você tem uma sala ou quarto grande o suficiente, uma poltrona antiga pode ser tudo de que você precisa para completar o visual vintage. Você pode escolher uma cadeira simples, com um assento forrado de linho e encosto com uma moldura de madeira, como uma cadeira do estilo Luís 15. Poltronas e cadeiras no quarto ou até mesmo no banheiro têm a vantagem de servir para armazenar roupas e toalhas que você vai usar.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Almofadas e quadros

Use almofadas e quadros em seus ambientes. Escolha peças em tons pastel e dourado. Escolha itens de aparência caseira, como almofadas que podem fazer uma pequena cama ou sofá parecerem enormes. Use lençóis e edredom simples se quiser enfeitar sua cama com almofadas e cobertores coloridos. Para a decoração da parede, não use papel de parede a menos que goste muito. O melhor que você pode fazer é pendurar fotos, além de comprar um quadro de avisos barato e fazer uma montagem com fotos e imagens que você pode mudar sempre que tiver vontade.

MikeLaptev/iStock/Getty Images

Exiba sua história

Exiba com orgulho sua história em quadros e montagens. Uma coleção de recordações de família, amigos e até mesmo de suas referências artísticas preferidas ficam muito bonitas quando expostas ao redor da casa. Para o escritório, esse tipo de decoração pode dar um toque pessoal ao espaço de trabalho. Pendure quadros em espaços diversos, como na parede atrás do sofá ou da cama ou espalhados na sala de jantar. Imprima suas colagens e referências artísticas preferidas na cozinha e no banheiro. Coloque quadros e fotografias emoldurados em cima de cômodas e prateleiras. Assim, você não precisará furar a parede.