Mais
×

13 Presentes que você nunca deve dar no Dia das Mães

Getty Images

Introdução

Todo segundo domingo de maio, as famílias brasileiras se reúnem para comemorar o Dia das Mães, homenageá-las e, claro, presenteá-las. Por mais que elas sempre digam que não querem ou não precisam de nada, dar um presente sempre é uma forma de demonstrar carinho e consideração. Mas cuidado! Não é qualquer presente que sua mãe gostaria de receber. Certas escolhas podem causar constrangimento e se tornar uma verdadeira gafe. Para não dar bola fora no Dia das Mães, veja a lista dos 13 presentes que você NUNCA deve dar para a sua mãe.

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Eletrodomésticos

Esta dica é básica e todo mundo sabe, mas mesmo assim tem filho que ainda insiste em entrar nesta roubada: jamais dê eletrodomésticos de presente. Mesmo que sua mãe viva reclamando que o aspirador de pó esteja quebrado, não significa que, no único dia em que pode relaxar e ser mimada, ela queira ganhar justamente algo que a fará trabalhar ainda mais. Bônus: se você quer vê-la duplamente feliz, experimente limpar a casa (ou pelo menos o seu quarto) enquanto ela não está. Ela merece descansar!

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Artigos de cozinha

Esta é outra dica popular e que muita gente ainda esquece: não dê panelas, faqueiros ou eletrodomésticos, como fogão, geladeira e liquidificador. A não ser que sua mãe ame cozinhar e viva pedindo de presente um fogão novo ou aquele jogo de facas japonês que nunca perde o fio, não a presenteie com itens que a farão trabalhar mais na cozinha. Se ela ama cozinhar mas não pediu nada, dê um presente de uso pessoal e deixe para incentivar seu hobby em uma outra ocasião.

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Flores artificiais

As floriculturas nunca ficam tão cheias e disputadas quanto no Dia das Mães. Presentear a mamãe com flores é comum e até meio batido. Mas se você não teve tempo ou criatividade para escolher um presente original, pelo menos certifique-se de que você dará flores de verdade, e não artificiais. As flores artificiais podem até ser mais econômicas e durar para sempre, mas não têm a beleza e o aroma (e muitas vezes nem a aparência) das flores verdadeiras. E são cafonas! Evite.

Seiya Kawamoto/Digital Vision/Getty Images

Presentes feitos à mão

Cinzeiro de argila, caixinha de joias de palito de picolé, cartão feito de cartolina e cola colorida, vasinho com broto de feijão... se você tem mais de 15 anos, simplesmente desista da ideia de dar presentes feitos à mão. Apesar de você ter dedicado tempo e carinho para criá-los, estes presentinhos geralmente são feios, sem utilidade prática e deixarão sua mãe com vergonha da sua falta de talento com as atividades manuais. A não ser, claro, que você seja um artista plástico de verdade e crie uma verdadeira obra-prima exclusiva para ela.

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Ferramentas de jardim

A não ser que a sua mãe seja louca por jardinagem ou tenha expressamente pedido para receber kits de jardinagem, presenteá-la com ferramentas de jardim pode ser a garantia de dinheiro jogado no lixo. Ultimamente não é todo mundo que tem espaço em casa para plantar ou tempo para cuidar de plantas e afins. Se você não quer ver a sua mãe trabalhando ainda mais ou, pior, todas as plantas morrendo e as ferramentas jogadas num canto da área de serviço, fuja da seção de jardinagem.

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Presentes repetidos

Por sorte, você sabe qual é o presente que sua mãe mais gosta de ganhar. Nunca erra no tamanho, na cor, no modelo. Por causa disso, entra ano e sai ano, sua mãe continua ganhando o mesmo presente, sem erro, mas também sem surpresa alguma. Pense se você não está colocando pouco tempo e atenção na hora de presenteá-la! Além disso, se ela já ganhou tantas vezes aquela mesma bolsa, sapato, roupa ou perfume, provavelmente ela ainda não precisa de outro parecido. Se é difícil comprar presentes para a sua mãe, ao menos reveze o tema a cada data comemorativa!

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Presentes tecnológicos

Você quis impressionar a mamãe no dia dela e decidiu dar um presente de última geração como um smartphone, um notebook ou um tablet. Certifique-se de que ela se interessa por estes gadgets e sabe usá-los! Senão, a ideia pode sair pela culatra e você é quem acabará tendo que passar muitas horas ou dias tentando ensinar a sua mãe a usar cada uma das funções que o seu presente possui. Se a sua mãe até hoje não conseguiu aprender a programar o video-cassete que ganhou vinte anos atrás, desista dos presentes tecnológicos.

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Presentes sensuais ou apimentados

Se você acha que a relação dos seus pais esfriou e precisa de uma sacudida, não é no Dia das Mães que você vai dar este recado, certo? E muito menos deveria ser você a se preocupar com a vida amorosa da sua mãe ou se ela anda desleixada com o marido. Portanto, nunca, em hipótese alguma, dê presentes sensuais como lingerie e brinquedinhos! Sem dúvida você provocará o constrangimento de todos à sua volta com esse gesto. Também deveria ser totalmente fora de cogitação presentes que a deixem insegura quanto à aparência, como depiladores elétricos e matrícula na academia, por exemplo.

NA/PhotoObjects.net/Getty Images

Pijamas e pantufas

Tudo bem que a sua mãe pode ser uma pessoa relaxada, que gosta de dormir muito no fim de semana. Mas dar a ela um pijama, camisola ou pantufas só demonstra que você acha que sua mãe não faz nada (apesar de ser ela quem limpa o seu quarto todo dia...). Ao entrar na loja de departamentos para comprar o seu presente, passe direto pela seção de roupas de dormir e procure seu presente em outro lugar. Mesmo que aquela pantufa peluda com cara de cachorrinho esteja implorando para ser levada para casa.

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Roupas do tamanho errado

OK, você venceu a tentação de comprar as pantufas de cachorrinho e foi para a seção de roupas da loja. Achou a blusa ou o vestido perfeito, que você sabe que sua mãe vai amar. Tenha certeza absoluta de que escolheu o tamanho certo, pelo menos observando em seu armário se ela usa P, M, G ou GG. Claro que neste caso sua mãe sempre pode trocar pelo modelo ou tamanho certo para seu corpo, mas se ela usar G e você der uma peça P, serão grandes as chances de ela achar que você está querendo passar algum recado...

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

Cremes anti-idade e antirrugas

Sua mãe é uma pessoa vaidosa? Você pode sempre dar perfumes, uma boa maquiagem ou até mesmo um dia no spa para que ela possa relaxar e tenha um dia de beleza. No entanto, certos presentes podem passar a mensagem errada. Cremes anti-idade podem até ser úteis, especialmente se você quer que sua mãe continue sempre bonita, mas também indicam que ela está envelhecendo. E não é necessário que ela seja lembrada disso (principalmente se ela estiver ganhando cremes anti-idade de alguém que já está considerando começar a usar também).

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Cartões de presente

Os gift cards, cartões pré-carregados com um valor a ser gasto em determinada loja são uma ótima invenção para quem não tem tempo e muito menos ideia do que comprar para aquela pessoa que não conhece bem. Ou seja, nunca deveria ser dado para a sua própria mãe. Se você se deslocou até uma loja, ficou de pé na fila e só comprou um cartão de presente, estará declarando que: não teve tempo de comprar nada; esqueceu completamente da data; não tem a menor ideia do que sua mãe gosta; ou não botou atenção e carinho em saber o que ela quer ou precisa. Nenhuma dessas alternativas é algo que sua mãe gostaria de concluir ao receber este presentinho, não é?

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Uma "lembrancinha"

O Dia das Mães é uma data especial, mais um dia para reforçar e relembrar de todo amor e esforço que sua mãe dedicou na sua educação e na construção do seu caráter. Não retribua dando simplesmente uma "lembrancinha", algo que você não tenha posto seu pensamento e seu coração. Se você é péssimo em dar presentes, em vez de comprar qualquer coisa para não passar em branco, faça algo que ela goste: cozinhe o seu prato preferido, leve-a para fazer seu programa favorito ou simplesmente dedique o dia para relembrar as boas memórias que vocês têm juntos. O maior presente é o seu amor!