Mais
×

O que fazer com o 13º salário além de pagar as contas?

lucato/iStock/Getty Images

Introdução

Em 2013, o 13º salário injetou R$ 143 bilhões na economia e alegrou a vida de milhões de brasileiros que puderam pagar suas contas. Mas você pode fazer muito mais que isso com esse dinheiro extra recebido no final do ano. As opções são diversas e algumas delas podem se encaixar com o momento que você está passando. O seu 13º salário pode ser usado para o seu lazer ou também para o seu futuro. E além de beneficiar a você, ele pode ser bom para outras pessoas também. Veja aqui as diversas utilidades para o seu 13º.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Comprar presentes de Natal

O Natal é um dos momentos mais alegres do ano, mas também de muitos gastos. Fora a despesa da ceia, esse é o momento de comprar presente para toda a família e isso pode fazer um grande buraco no orçamento. Para ajudar um pouco, o 13º salário chega nesse momento prometendo dar uma folga no seu bolso. Caso deseje alegrar o Natal de quem ama, você pode optar por dar bons presentes, daqueles que não podem ser comprados frequentemente devido ao alto valor. Então, caso não tenha muitas contas para pagar, agrade quem é importante para você.

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Poupar

Se você conseguiu pagar suas contas com o 13º salário e ainda sobrou dinheiro, uma ótima ideia é guardar o restante. Nunca é tarde para começar uma poupança, então sempre que sobrar um pouquinho de dinheiro, guarde para o futuro. Pode ser R$ 50 por mês ou quanto você conseguir, pois o importante é guardar. Não sabemos o que nos espera futuramente, então é sempre bom ter um pé de meia para qualquer emergência. Pode ser que esse dinheiro faça uma grande diferença em um momento de crise ou em um grande investimento no futuro, como a compra de um bem ou uma viagem. Poupar nunca é demais.

LDProd/iStock/Getty Images

Dar entrada em um apartamento ou adiantar prestações

Comprar um apartamento é um ótimo e duradouro investimento, porém para tal realização é necessário que se tenha um determinado valor para pagar a entrada. Para os imóveis usados, o valor mínimo para entrada é 10% do valor total, mas, quando se compra um apartamento na planta, a entrada pode ter um valor inferior, o que facilita muito. Começar a pagar uma casa ou apartamento com o seu 13º é uma ótima escolha caso você tenha condições para isso. Se já possui um imóvel financiado, você pode utilizar o 13º salário para adiantar algumas prestações e conseguir um desconto nas parcelas.

ViktorCap/iStock/Getty Images

Viajar

Planejar uma viagem é algo muito gostoso de se fazer. Pode ser ainda melhor quando se tem dinheiro para desfrutar o lugar e fazer compras. Então, esse é um ótimo destino para o seu 13º salário. Você pode até pensar que viajar implica em gastar muito dinheiro. Na verdade, enriquecerá o seu conhecimento e seu espírito de tal maneira que com certeza valerá a pena. Talvez, o seu 13º não dê para investir em uma viagem muito longa ou para um local distante, porém uma opção é conhecer algumas cidades turísticas próximas de onde você mora.

AndreyPopov/iStock/Getty Images

Pagar todo o IPTU do ano seguinte

Todo começo do ano recebemos em casa a cobrança do IPTU. O morador tem a opção de pagar ao longo do ano, em parcelas, ou pagar o valor total com um pequeno desconto. Se o seu 13º ainda não tem destino certo, pagar o valor integral do IPTU é uma boa opção. Alguns economistas afirmam que o desconto não compensa, pois se o dinheiro fosse aplicado, renderia um pouco mais. Porém, se você é daquele tipo de pessoa que não gosta de deixar para amanhã o que se pode fazer hoje, aproveite seu 13º e se livre das mensalidades desse tão presente imposto.

AVAVA/iStock/Getty Images

Pagar a matrícula da escola ou faculdade

Quem tem filhos sabe quanto pesa no orçamento a taxa de matrícula da escola ou da faculdade, sem falar dos casos em que também há a matrícula do inglês, da natação, da aula de piano ou de qualquer outra atividade extra curricular. Por isso, em algumas famílias, o 13º salário é de grande ajuda nesse tipo de despesa. A matrícula é um gasto já previsto no orçamento familiar do começo do ano, então nada melhor do que já realizar o pagamento para no mês de janeiro não ficar tão apertado como de costume.

Jose Luis Pelaez Inc/Blend Images/Getty Images

Renovar o guarda-roupa

Não importa se você é mulher ou homem, começar o ano cheio de roupas novas proporciona uma sensação muito boa. E se o seu 13º não está sendo disputado por boletos, cobranças e dívidas, permita-se abusar um pouco e renovar o seu guarda-roupa. Não é sempre que temos a oportunidade de poder comprar uma grande quantidade de roupa, por isso, aproveite. Porém é importante maneirar para não passar dos limites. Se a experiência der certo, você pode se esforçar todos os anos para conseguir aproveitar o seu 13º salário para comprar roupas, sapatos e acessórios.

Image Source White/Image Source/Getty Images

Dar um novo visual para sua casa

Uma reforma implica em grandes gastos, mais até do que o seu 13º salário poderia suportar. Mas é possível dar um novo visual para sua casa gastando pouco. Você pode usar seu 13º para comprar novos móveis, colocar papel de parede, reformar móveis antigos, pintar a casa ou mudar o estilo da decoração. Se for o caso, dê um novo visual apenas para um cômodo. Não é preciso muito dinheiro quando se tem criatividade. Por isso, deixa a imaginação solta e procure por inspiração. Faça uma boa pesquisa, pois você encontrará diversas maneiras de mudar o visual da sua casa gastando bem pouco!

mpessaris/iStock/Getty Images

Fazer uma grande festa de Natal para toda a família

Uma grande e boa ceia de Natal pode pesar bastante no orçamento, por isso algumas vezes deixamos de convidar todos os queridos com quem gostaríamos de passar essa data especial. Muitas vezes, dividimos os afazeres para não pesar no bolso de apenas uma pessoa, porém dividir as funções é sempre um risco a se correr, pois alguém pode esquecer de levar o que se comprometeu. Mas se você ainda não sabe como utilizar seu 13º salário, fazer uma farta ceia de Natal e convidar toda família é uma ótima ideia para gastar o seu dinheiro, reunir todos os parentes e ter momentos natalinos inesquecíveis.

Nastco/iStock/Getty Images

Aplicar o dinheiro em algum tipo de investimento

Muitas vezes, esquecemos que investir o nosso 13º salário é uma opção. Sempre que sobra um pouquinho de dinheiro já pensamos em gastar. Entretanto, você pode investir esse valor e ver ele aumentando no longo e médio prazo. Existem vários tipos de investimentos e é importante conhecer a maioria para saber qual se encaixa mais no seu perfil e nos seus objetivos. São muitas opções, como fundo de renda fixa, previdência privada, bolsa de valores, títulos públicos e mais uma infinidade. É de extrema importância que você converse com quem entende do assunto para depois não se arrepender.