on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

15 Atrações imperdíveis de Foz do Iguaçu

David Silverman/Getty Images News/Getty Images

Introdução

As cataratas na foz do caudaloso rio Iguaçu formam um dos mais sensacionais cartões postais naturais do mundo. Não por acaso, são consideradas uma das Sete Maravilhas da Natureza. Localizadas na fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai, as cachoeiras são a principal atração da cidade brasileira de Foz do Iguaçu, mas não a única. Confira algumas das mais interessantes opções turísticas dessa cidade do estado do Paraná. Prepare as malas, os guias de viagem e fique atento a uma série de ótimos passeios. Ah, e programe-se bem, porque é tanta coisa que talvez não dê tempo de ver tudo.

David Silverman/Getty Images News/Getty Images

Marco - Três Fronteiras

O Marco das Três Fronteiras é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade paranaense. Situado na junção do rio Iguaçu e do Paraná, ele é o limite entre Argentina, Brasil e Paraguai. O marco brasileiro se situa na cidade de Foz do Iguaçu. Já os marcos paraguaio e argentino estão localizados em Ciudad del Este e em Puerto Iguazú, respectivamente. Cada estrutura tem as cores de seus países. No lado brasileiro fica o Espaço das Américas, um belo recinto para eventos cuja principal atração é a espetacular vista do pôr-do-sol.

Ecomuseu | Itaipu Binacional

Ecomuseu

Se você quer aprender sobre cultura, mas também conhecer e conscientizar seus filhos sobre a importância de se cuidar da natureza, não deixe de visitar o Ecomuseu. Ele tem uma exposição fixa contando a história da usina de Itaipu. Esta exposição também tem informações sobre a história da região. O espaço conta ainda com áreas para exposições temporárias. Para passear pelo museu, você não precisa de guia nem fazer parte de um grupo. As exposições são auto-explicativas e podem ser vistas individualmente.

Daniel Berehulak/Getty Images News/Getty Images

Templo Budista

Um lugar de paz e contemplação e um mirante para ver toda a cidade. Este é o Templo Budista de Foz do Iguaçu. A partir dele, além da cidade de Foz, é possível enxergar também a Ciudad del Este, no Paraguai. O templo é de 1966 e tem mais de 120 estátuas. Entre elas, está uma réplica do Buda, com sete metros de altura. No local, é possível passear pelo jardim, aprender mais sobre o budismo e ainda tirar uma folga da viagem e contemplar a natureza. O budismo é uma prática comum na Ásia, mas seus ensinamentos estão presentes em todos os continentes.

David Silverman/Getty Images News/Getty Images

Parque das Aves

Eis uma grande oportunidade de conhecer a variedade e beleza das aves brasileiras e de diversas regiões do Mundo. O Parque das Aves é um passeio obrigatório na cidade e fica próximo ao Parque Nacional do Iguaçu. Trata-se de um dos maiores viveiros de pássaros da América Latina. Os monitores que acompanham os visitantes fornecem informações preciosas dos animais e também desenvolvem projetos de conservação e procriação de algumas espécies. O visitante pode conhecer todo o local em até 2 horas de caminhada, percorrendo áreas de mata nativa, com trilhas de acesso aos viveiros. Há ainda espaços de répteis e borboletas.

Bennett/Valueline/Getty Images

Acquamania

Em um local com tanta água, que tal se divertir em um parque... aquático? O Acquamania fica situado em uma área de 40 mil metros quadrados. Por lá, as crianças se divertem em piscinas e tobogãs. Entre as atrações, está a Ilha da Fantasia, onde os pequenos encontrarão um tobogã em forma de língua de rã, além de cascatas e chafariz em forma de cogumelo. Há mais atrações para as crianças, como um túnel decorado por animais aquáticos. Para relaxar, experimente o rio preguiçoso. Por ele, você circula deitado em uma boia, a uma velocidade de cerca de 10 quilômetros por hora.

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Polo Astronômico

O Polo Astronômico é uma das atrações do Complexo Turístico Itaipu. O espaço inaugurado no ano de 2009 possui planetário, plataforma para observações e observatório. No polo, os visitantes podem apreciar réplicas de sondas espaciais, miniaturas de naves e ainda ver de perto como funciona o sistema solar, através de um simulador. Para quem tem interesse em saber como é um meteorito, o lugar é ideal. Ali, há vários deles expostos. E se você quiser observar o espaço, pode vê-lo em um dos três telescópios. Por meio deles, você checa os corpos celestes e aprende um pouco mais sobre astronomia.

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Pesca do Dourado

A região de Foz do Iguaçu é uma das mais aprazíveis para a pesca de algumas espécies, especialmente o dourado. Por causa disso, a cidade se tornou uma espécie de capital nacional da pesca esportiva, que é praticada fora da época da Piracema. Entre o início de novembro ao começo de fevereiro, milhares de pessoas chegam à cidade todos os dias em busca de diversão e muitos peixes. Utilizando iscas naturais ou artificiais, os turistas passam horas navegando. Pelo rio Paraná, os pescadores encontrarão peixes como dourados, pacus e pintados que chegam a pesar até mais de 10 quilos. Tucunarés podem ser encontrados no Lago de Itaipu e pesam um pouco menos, até dois quilos.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Refúgio Biológico

Esta é outra das grandes atrações turísticas do Complexo de Itaipu. O Refúgio Biológico Bela Vista é o projeto mais antigo e bem-sucedido de preservação ambiental. Os animais que acabam sem lar por conta da usina encontram alojamento nesta unidade de preservação animal. Para conhecer o local, o visitante é levado em um carro a partir do centro de recepção. De lá, vai para o Canal da Piracema e, em seguida, ao Refúgio. Por se tratar de uma empresa de energia elétrica, ali os espaços usam fontes de energia renovável e são ecologicamente corretos. Visitantes ainda fazem uma trilha por mata nativa e conhecem centenas de plantas e animais.

NA/AbleStock.com/Getty Images

Ponte da Amizade

Foz do Iguaçu está próxima da cidade paraguaia de Ciudad del Este, terceira maior zona franca de livre comércio do mundo, depois de Miami e Hong Kong. Seu centro comercial oferece produtos eletrônicos a preços muito baixos. Por isso, é tentador visitar a localidade vizinha. O acesso é feito pela Ponte da Amizade, inaugurada em 1965 sobre o rio Paraná. A ligação é muito movimentada e é possível perceber a importância do comércio entre os dois países por meio desta via. Ela também serve como um mirante, já que está localizada a cerca de 20 metros do nível do rio.

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Mesquita Omar Ibn Al-Khatab

Foz do Iguaçu abriga uma das maiores comunidades árabes do Brasil. Por causa disso, a influência da religião muçulmana é forte na região. Um bom exemplo está na Mesquita Omar Ibn Al-Khatab. Inaugurada em 23 de março de 1983, ela é inspirada na Mesquita Al Akssa, em Jerusalém, considerado o segundo maior centro do islamismo. O templo é grandioso e você o enxerga de longe. São 15 metros de altura e a arquitetura diferenciada também chama a atenção de quem passa por ele. A decoração é abstrata, mas há também no templo quadros com versos do Corão, o livro sagrado do Islã.

David Silverman/Getty Images News/Getty Images

Passeio de helicóptero

Se conhecer as cataratas do Iguaçu por baixo é um espetáculo inesquecível, imagine como seria ver toda aquela beleza de cima. Pois isso é possível, já que várias empresas realizam passeios de helicóptero. Por meio deles, dá para conhecer não só as cachoeiras, mas também a Usina Hidrelétrica de Itaipu e as várias atrações que fazem parte de seu complexo, além de outras atrações. Quem faz esse passeio nunca mais esquece. A beleza do lugar é mesmo de tirar o fôlego, ainda mais para quem está voando. Não dá para segurar a adrenalina ao fazer esta viagem mais que fantástica.

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Zoológico Bosque Guarani

Esta é outra importante atração para os apreciadores da natureza e para as famílias que viajam com crianças. O zoológico existe desde 1996 e fica no centro da cidade de Foz do Iguaçu, sendo uma ótima pedida para passeios com os pequenos. Antes do zoológico, a área era degradada. Hoje, há nela centenas de animais, como aves, mamíferos e répteis. A infraestrutura do zoológico conta ainda com parque infantil, além de lanchonete e anfiteatro. A natureza também é abundante, com lagos e árvores nativas. O zoológico é visitado por cerca de 100 mil pessoas anualmente.

Jeffrey Hamilton/Digital Vision/Getty Images

Mineral Park

O Mineral Park está localizado próximo ao Parque Nacional do Iguaçu. Ele é considerado um dos mais importantes parques minerais do nosso País. Nele, o visitante pode fazer trilhas em meio à mata natural. Ao final das trilhas, o turista encontra minas com pedras preciosas. Se você não sabe reconhecer as pedras que está vendo, há informações pelo museu com dados e detalhes das riquezas das minas. O museu exibe uma ametista de uma tonelada, capaz de deixar atônitos visitantes e socialites. O parque conta ainda com loja de souvenir, onde é possível comprar espécies para colecionadores e artigos de decoração.

Getty Images

Usina de Itaipu

A Usina de Itaipu é a maior do mundo, que gera maior quantidade de energia. Em seu lago, que fica em 1.350 quilômetros quadrados, estão as fronteiras dos três países - Argentina, Brasil e Paraguai. Pela sua grandiosidade, o parque tem grande estrutura, tanto para sua administração quanto para organizar as visitas e para os cuidados com a natureza. Por esta razão que há ali museus, parques e demais equipamentos. Mas curiosos vão gostar da usina por si só. Ver aquela quantidade de água, em especial em época de cheia, é de deixar qualquer um boquiaberto.

David Silverman/Getty Images News/Getty Images

Parque Nacional do Iguaçu

Antes de chegar ao rio Paraná, o Iguaçu passa por um desnível de terreno. Esta irregularidade faz com que o rio se precipite em grandes quedas, de até 80 metros de altura. A largura chega a 2.780 metros. O pequeno acidente geográfico faz com que o homem tenha uma das visões mais lindas da natureza, as cataratas do Iguaçu. A visão é impressionante, especialmente no período das cheias. O que mais dizer sobre as Cataratas do Iguaçu? Não perca mais tempo. Venha correndo conhecer uma das sete maravilhas da Natureza.