×
Loading ...

15 dicas para você ser um profissional de sucesso

Getty Images

Introdução

Depois de entrar no mercado de trabalho, você vai perceber que terá de continuar se destacando dentre a multidão de trabalhadores. Seja como um funcionário notável em uma grande empresa ou como empreendedor e dono de uma pequena startup, tornar-se um profissional bem sucedido é um dos maiores e mais difíceis desafios que você pode encontrar ao longo de sua carreira. Mas não desanime, você irá perceber logo de cara as conquistas que pequenos esforços diários produzirão, e seu sucesso profissional será recompensado constantemente. Veja 15 dicas que vão ajudar você a ser um profissional bem sucedido.

Getty Images

Seja organizado

A organização vai ajudar você a trabalhar de modo mais eficaz. Organize seu ambiente de trabalho para não perder tempo procurando por coisas banais ou para não se desfazer de documentos importantes sem querer. Não se esqueça de que o computador faz parte do ambiente. Mantenha seus documentos em ordem e nomeie os arquivos com títulos fáceis de achar. Organize também seus horários. Tenha uma agenda e detalhe o que você precisa, reuniões a que tem de comparecer e até mesmo aniversários de chefes, clientes e colegas. Certamente você será lembrado pela sua organização!

Getty Images

Defina metas

Enquanto você não tiver em mente aonde quer chegar, dificilmente conseguirá sair do lugar. Comece traçando pequenas metas diárias, semanais e mensais, como organizar sua sala, terminar um pequeno projeto ou estabelecer uma rotina matinal produtiva. Depois desse pequeno exercício, decida qual é seu propósito profissional. Escreva em um caderno um plano para alcançar esse objetivo e defina metas de um, três e cinco anos para chegar lá. Defina objetivos e alvos realistas. Registre no caderno sua evolução diária e mantenha essas notas sempre atualizadas.

Getty Images

Desenvolva novas habilidades

Empregadores buscam cada vez mais profissionais que contribuam com o trabalho desde o primeiro dia, portanto é essencial que você esteja sempre atualizado. Além da utilidade clara de uma formação consistente, o simples fato de você demonstrar querer aprender novas habilidades é um grande ponto positivo. Converse com superiores sobre a possibilidade de uma bolsa de estudos financiada pela companhia. Mesmo que não haja, você pode descobrir se a própria empresa oferece treinamentos. Ou ainda, por que não falar com alguém que tem as habilidades que você procura? Você pode pedir para que essa pessoa seja um mentor para você.

Getty Images

Cuide do seu dinheiro

Não ter preocupações com dívidas eliminará todas as limitações imaginárias que você possa ter. O hábito de guardar dinheiro fará com que você entre em um estado mental de tranquilidade apenas pelo fato de não precisar se preocupar com a escassez. Primeiro, identifique suas dívidas, planeje seu orçamento e tente cortar gastos desnecessários. Em seguida, converse com seu credor, renegocie e pague suas dívidas. Siga esse plano com rigor e se livre da fraqueza de gastar mais do que ganha. Assim que estiver livre de débitos, você estará pronto para apontar suas energias em direção ao sucesso profissional.

monkeybusinessimages/iStock/Getty Images

Tenha iniciativa

Seus pensamentos não sairão do papel por vontade própria. Eles precisam de orientação, inspiração e auxílio, e é sua iniciativa pessoal que vai dar partida nesse processo. Esqueça os adiamentos de planos por completo e pratique o hábito da iniciativa sempre. Você vai perceber que oportunidades de fazer algo novo surgirão a cada dia, então não as deixe passar. Incentive também seus colegas a praticarem a iniciativa e perceba como o ambiente de trabalho vai se tornar mais produtivo por sua causa. Tenha certeza de que seus chefes e clientes também irão perceber essa mudança.

Getty Images

Seja pontual

Tempo é dinheiro, e nos dias de hoje esse é um recurso cada vez mais escasso. Não se atrase para compromissos, reuniões nem mesmo para o almoço com a chefia ou com seus clientes. Profissionais de sucesso respeitam outras pessoas, que podem ter uma agenda apertada e não têm tempo a perder. Saia de casa com tempo de sobra para o caso de haver imprevistos. Estude a rota e procure saber caminhos alternativos onde o tráfico não esteja parado. Caso você se atrase, peça desculpas e não permita que esse problema se repita.

Getty Images

Faça mais do que o esperado

Existem dois tipos de pessoas que não se destacam no mercado: aquelas que não fazem o esperado e aquelas que fazem apenas o que é esperado. Se você procura ser um profissional bem sucedido, precisa criar o hábito de fazer sempre a mais do que é obrigado. Você não precisa gastar muita energia e tempo para alcançar esse objetivo. Algo simples como lembrar os nomes de colegas mais distantes e de chefes do chefe já farão você ser notado por isso. Caprichar nos projetos e deixá-los visualmente mais bonitos também pode ser uma forma de fazer algo a mais.

moodboard/moodboard/Getty Images

Tenha foco

Existem pessoas que conseguem fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo, mas isso não significa que fazer muitas coisas de uma única vez seja boa ideia. O ideal é que você faça um trabalho de cada vez, dando toda atenção e checando se não há erros. Caso algo urgente apareça, você conseguirá lidar com a carga de trabalho sem esgotar suas energias ou deixar de se concentrar. Não se esqueça do seu objetivo final ao cumprir uma tarefa específica, assim você perceberá a finalidade do que está fazendo e realizará o trabalho com maior eficácia.

Getty Images

Explore sua imaginação

Não tenha medo de usar a criatividade e "pensar fora da caixa". Muitas vezes, problemas aparecerão e você terá de ser engenhoso para imaginar uma saída. Pessoas que transformam coisas simples em algo valioso sempre colhem boas recompensas. Treine sua imaginação e criatividade diariamente. Procure gastar 15 minutos do seu dia fazendo alguns exercícios e seguindo técnicas que irão ajudar você a se soltar. Mude sua rotina e não tenha medo de experimentar coisas novas. Dessa forma, quando se deparar com uma situação difícil, enxergará uma saída nova para o problema.

Getty Images

Use os recursos da empresa apenas para o trabalho

Seja você dono de um negócio próprio ou empregado de uma empresa, mantenha o profissionalismo e não use os recursos da empresa para assuntos pessoais. Nunca leve material de escritório para casa, não faça uso pessoal do celular da companhia, não imprima trabalhos da faculdade na impressora do escritório e não use o computador da empresa para procurar empregos em outros lugares. Se você for dono da companhia, não use o dinheiro da empresa para gastos pessoais. Lembre-se de que o profissional e o pessoal são mundos que não devem se misturar.

monkeybusinessimages/iStock/Getty Images

Seja empático

Sempre que precisar lidar com outras pessoas, você terá que lidar com opiniões e valores diferentes do seu. Entender e simpatizar com o que os outros estão passando é uma das melhores qualidades que um profissional pode ter. Se um colega de trabalho está vivendo um período ruim, tente ajudá-lo no que for possível, mas sem ultrapassar os limites profissionais. Evite fofocas e procure não se intrometer, mas não deixe de estar aberto a ajudar. Clientes virão até você porque buscam uma solução para algo que precisa ser melhorado. Procure entender as pessoas e você verá que será mais fácil resolver essas situações.

Getty Images

Peça feedback

Feedback é o termo usado para descrever a avaliação do seu desempenho ao realizar um trabalho. É uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado, tendo em vista a melhoria dos profissionais e métodos utilizados. Sempre que possível, peça a opinião de colegas e chefes sobre seu desempenho e escute com atenção, sem tentar se explicar. Se você lida diretamente com clientes, a opinião deles também é muito importante, pois você será o representante direto da sua empresa. Procure melhorar seus pontos negativos e trabalhe para manter os positivos sempre em alta.

imtmphoto/iStock/Getty Images

Tire proveito dos fracassos

Como fracassar pode ajudar você a ser um profissional bem sucedido? A resposta é simples: quando você falha, aprende como não realizar o trabalho. A cada perda, um caminho é eliminado e, se continuar tentando, eventualmente achará a trilha ideal. Inúmeros profissionais de sucesso fracassaram muitas vezes antes de atingir o topo. Tome nota das suas falhas e procure descobrir o ponto onde as coisas começaram a dar errado, depois tente novamente por caminhos alternativos. Não desista do seu objetivo só porque você encontrou dificuldades. Lembre-se que apenas aprendeu como não chegar lá.

Getty Images

Mantenha uma boa aparência

Você não precisa ser um modelo de capa de revista para ter uma boa aparência, tampouco usar roupas e acessórios caros para isso. Não use roupas que estejam sujas, rasgadas, amassadas ou que não sejam da sua numeração. Tome banho diariamente, use um bom desodorante, mantenha as unhas limpas e esteja com o corte de cabelo em dia. Leve com você uma escova de dentes e use-a após as refeições. Manter-se limpo e bem cuidado fará com que as pessoas tenham uma boa impressão de você.

Getty Images

Alimente seu entusiasmo

Para ser um profissional de sucesso, é preciso gostar daquilo que faz. Se você se sente naturalmente entusiasmado por seu trabalho, terá menos dificuldades para chegar ao topo da sua carreira. Cada profissional tem algo pelo qual sente maior entusiasmo. Descubra qual é essa atividade e transforme-a em seu objetivo. Você perceberá que todos os outros itens serão facilmente dominados quando se empolgar com a atividade. Se ainda não faz o que gosta, trace um plano para chegar lá.