×
Loading ...

As 15 empresas que mais selecionam trainees e estagiários

stokkete/iStock/Getty Images

Introdução

Algumas empresas têm um incrível poder de atrair talentos, seja pela boa remuneração e pacote de benefícios ou por serem centros de inovação e tradição em suas áreas. A valorização do recém-formado e a capacidade da empresa de usar bem o talento do jovem profissional também são importantes na hora de escolher onde começar a carreira. Para ajudar nessa busca, listamos aqui algumas das companhias que mais buscam novos talentos. Descubra se o processo seletivo delas está aberto e envie seu currículo!

Mario Tama/Getty Images News/Getty Images

Petrobras

A Petrobras é uma das empresas mais cobiçadas por estudantes e recém-formados. A empresa conta com grande tradição e oferece vagas em diversas áreas, de engenharia a psicologia e comunicação. O processo seletivo, porém, se dá por meio de concurso público, divulgado periodicamente na internet e na imprensa. A indústria de petróleo como um todo vem crescendo no Brasil e além dos grandes centros. Por isso, os candidatos devem estar dispostos a mudar de cidade para trabalhar.

Dan Kitwood/Getty Images News/Getty Images

Empresas farmacêuticas

As empresas farmacêuticas, como Novartis, Pfizer e Merck, são as favoritas de muitos jovens por oferecerem boa remuneração, benefícios e plano de carreira, incluindo até mesmo experiência internacional. Se esse é seu caso, comece a investir imediatamente em um curso de inglês – é importante ter bom domínio do idioma para ingressar nas farmacêuticas. Porém, a possibilidade de se manter em contato com firmas do exterior é uma grande vantagem na formação do jovem profissional. A maioria das farmacêuticas mantém processos seletivos abertos o ano inteiro.

Reprodução Flickr|Thiago Martins|Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.0 Genérica (CC BY-NC-SA 2.0)

Banco do Brasil

O Banco do Brasil oferece estabilidade profissional e oportunidades para estudantes de ensino médio, universitários, recém-formados e profissionais experientes. As vagas são preenchidas por meio de concurso público – isso é regra para todas as empresas públicas no País. Não é necessária fluência em outros idiomas, como inglês e espanhol. Embora sejam oferecidas vagas para diversos setores, a maioria é para as áreas de economia, ciências contábeis, administração de empresas e finanças. O site do banco informa quando são abertos os processos seletivos.

Divulgação © Nestlé|Flickr

Nestlé

A Nestlé é a maior companhia alimentícia do mundo e produz boa parte dos alimentos industrializados que consumimos todos os dias, como biscoitos, leite e chocolate. Porém, a empresa é grande e engloba outras, como a francesa L'Oreal, de cosméticos. Isso faz com que a Nestlé seja uma das favoritas dos jovens talentos, por oferecer plano de carreira aos que se destacam e possibilidade de trabalho nas mais variadas áreas dentro da empresa. O processo seletivo conta com diversas etapas, como dinâmicas de grupo e entrevista, mas é pré-requisito que os candidatos falem pelo menos o idioma inglês.

Reprodução Flickr|Saulo Cruz/SAE-PR|Atribuição-CompartilhaIgual 2.0 Genérica (CC BY-SA 2.0)

Setor de mineração

Empresas como a brasileira Gerdau e a norte-americana Alcoa abrem processos seletivos diversas vezes por ano para escolher talentos para integrar seu corpo de profissionais. A maioria dos estagiários e trainees recrutados saem das faculdades de engenharia, administração de empresas, economia e ciências contábeis, mas também são abertas vagas para outras áreas – embora em menor número. Por serem empresas globais, recomenda-se ao candidato que domine o inglês e, se possível, um terceiro idioma. Vale lembrar que ter participado de grupos e realizado trabalho voluntário também conta pontos na avaliação em qualquer empresa.

Reprodução Banco Itaú

Bancos privados de varejo

Os bancos privados de varejo oferecem vagas além das funções financeiras e incentivam também o crescimento e formação dos jovens profissionais dos setores administrativos. Por isso, é possível tentar uma vaga mesmo possuindo diplomas de áreas distantes do mercado financeiro. Os bancos são conhecidos pela remuneração acima da média, incluindo décimo quarto salário e participação nos lucros. Além disso, oferecem planos de carreira aos profissionais de destaque. O processo seletivo fica aberto o ano inteiro, e o recrutamento acontece ao menos duas vezes por ano. Conheça melhor as possibilidades visitando os sites dos bancos.

Reprodução Flickr|visitflanders|Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.0 Genérica (CC BY-NC-SA 2.0)

Cerveja e processamento de bebidas

Cervejarias, como a AB Inbev, a Heineken e a Schincariol, são empresas conhecidas pelo grande recrutamento de jovens profissionais e pelos planos de carreira, que podem ir muito além do convencional. Além disso, os investimentos em outras áreas, como marketing, por exemplo, são muito altos. Isso faz com que carreiras em comunicação, design e marketing sejam valorizadas por essas empresas. Também são contratados muitos administradores, contadores e engenheiros. Estes últimos podem até trabalhar como mestre-cervejeiro em fábricas. São abertos processos seletivos pelo menos duas vezes por ano.

Stephen Brashear/Getty Images News/Getty Images

Empresas de tecnologia

As empresas de tecnologia têm como principal produto a inovação, por isso destacam-se nos processos seletivos jovens criativos, que possam contribuir e agregar valor ao trabalho e às empresas. São contratados engenheiros, físicos, matemáticos e até mesmo designers, que podem trabalhar em escritórios em outras cidades e fora do Brasil. Porém, como na maioria das empresas globais, sai na frente quem já possui inglês fluente e, se possível, uma terceira língua. O recrutamento acontece normalmente uma vez por ano e é divulgado nos sites das empresas.

Chris Hondros/Getty Images News/Getty Images

Bancos de investimentos

Quem estudou áreas relacionadas a economia e finanças vai encontrar terreno fértil para o desenvolvimento da carreira nos bancos de investimentos brasileiros e estrangeiros, como BTG Pactual, JP Morgan e Goldman Sachs. É necessário o domínio de outros idiomas e ganha pontos na avaliação quem mostra tino para os negócios e é investidor desde a faculdade. Os bancos de investimentos também oferecem planos de carreira e possibilidade de experiência no exterior, mas a carga de trabalho é densa e exige-se muito dos jovens profissionais. Por isso, conheça o perfil do banco antes de pleitear uma vaga.

Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images

Google

O Google sempre se destaca nas pesquisas de empresas mais cobiçadas pelos jovens. Isso porque, além da remuneração acima da média, a empresa é conhecida por oferecer qualidade de vida a seus profissionais: é possível trabalhar de chinelos e ir à academia, subsidiada pela empresa. Isso não significa que o Google não seja exigente com seus empregados, que devem mostrar profissionalismo e interesse. São privilegiados os estudantes de pensamento criativo e inovador. O Google abre vagas de estágio uma vez por ano, divulgadas no site, mas é indispensável falar bem inglês.

Reprodução www.remaster.com.br

Empreteiras e construtoras

Estudantes e recém-formados em áreas como engenharia civil podem tentar uma vaga em empreiteiras como OAS, Camargo Corrêa e Odebrecht. Essas empresas pedem que o candidato tenha algum conhecimento de inglês e espanhol e oferecem vagas por todo o Brasil. Quem está nos grandes centros pode precisar se realocar após a admissão para trabalhar em projetos no interior do País. Em média, é aberto apenas um processo de seleção por ano, que recruta profissionais para trabalhar no ano seguinte. No caso dos trainees, que são os recém-formados, é possível ser transferido para o exterior.

Reprodução Natura

Empresas alimentícias e de cosméticos

Empresas, como a norte-americana Danone e brasileira Natura, são conhecidas pelos longos processos de seleção de trainees, que podem durar meses. A ideia é selecionar os melhores candidatos, gente que esteja disposta a construir uma carreira na empresa. Em geral, não é preciso falar inglês ou espanhol, e sempre são abertas vagas para o setor administrativo. No caso da Natura, vale lembrar que a empresa foi escolhida como uma das melhores para suas funcionárias, por valorizar a mulher e respeitar a gravidez e a licença-maternidade, sem prejuízo para as profissionais.

Reprodução Grupo Pão de Açúcar

Indústria de bens de consumo

A indústria de bens de consumo, que inclui desde redes de supermercado a empresas de moda e eletroeletrônicos, vem observando alto crescimento, em grande parte puxado pelos países em desenvolvimento. Por isso, os investimentos desse setor crescem no Brasil e, consequentemente, também a busca por profissionais capacitados. Os processos seletivos para estágio ficam abertos nos sites das e em centros como a Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), que cadastram vagas e currículos e intermediam a interação entre empresas e estudantes. Não deixe de acessar os sites destas companhias e cadastre seu currículo.

Mark Renders/Getty Images News/Getty Images

Empresas de serviços profissionais

As grandes empresas de serviços profissionais, como Deloitte, PriceWaterhouseCoopers, Ernest & Young e KPMG, conduzem com frequência processos seletivos para jovens profissionais. Quem ainda estuda ou se formou recentemente nas áreas de administração, economia e ciências contábeis, além de tecnologia, pode tentar uma vaga nessas empresas, conhecidas por serem bons lugares para começar a carreira. São oferecidos intercâmbios com outras firmas ao redor do mundo, além de plano de carreira, mas é necessário saber falar inglês. Os programas de recrutamento são conduzidos várias vezes ao ano.

Reprodução Elektro

Química e energia

Companhias brasileiras, como a AES e a Elektro, que abastecem de energia elétrica as principais cidades do Brasil, e químicas como a Dow, de origem norte-americana, também fazem frequentes processos de seleção. É preciso ter formação em áreas como Engenharia elétrica, ambiental, mecânica e de materiais, mas também são recrutados recém-formados em cursos do setor administrativo ou em zootecnia, biotecnologia e agronomia. No caso das empresas estrangeiras, ter bom domínio de outro idioma e experiência de trabalho voluntário podem ajudar. Planos de carreira são oferecidos aos trainees e estagiários que mostrem dinamismo e comprometimento.