Mais
×

Os 15 filmes infantojuvenis clássicos da década de 1980

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Introdução

Viver aventuras em uma terra distante, correr em busca de tesouros, enfrentar monstros, dragões e feiticeiros ou simplesmente se tornar um adulto da noite para o dia. Qual criança nunca sonhou com isso? Os desejos mais intensos dos pequenos se transformam em realidade nas telas do cinema, graças à inspiração de grandes produtores, atores e diretores. Nos anos 1980, as histórias voltadas para os pequenos voltaram com força total após alguns anos sendo deixadas de lado. E chegou em grande estilo, com grandes produções, sucessos de bilheteria e prêmios internacionais. Conheça (ou relembre) 15 filmes infantis clássicos dos anos 1980. Clique sobre a imagem para avançar para os próximos slides.

IMDb

Loucuras em Plena Madrugada

Lançado em 1980, o filme “Loucuras em Plena Madrugada” (Midnight Madness), é o primeiro trabalho de Michael J. Fox, ícone do cinema adolescente e protagonista do clássico “De Volta para o Futuro”. A história é de um estranho jogo que mobiliza várias equipes, cada uma com personalidade própria (grupo dos atletas, dos nerds, dos trapaceiros etc). Cada vez mais animados com o jogo, os garotos passam a madrugada inteira jogando, em busca das mais variadas pistas que vão aparecendo no decorrer do tempo. Dirigido por Michael Nankin, o filme marcou uma geração de jovens em todo o mundo graças ao seu clima de aventura.

Som Livre

Os Saltimbancos Trapalhões

Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, conhecidos em todo o Brasil como os Trapalhões, participaram de mais de 30 filmes entre as décadas de 1960 e 1990, quase todos comédias pastelão com um humor simples e eficiente. Aqui, no entanto, a história é diferente: o filme é baseado na peça teatral "Os Saltimbancos", adaptada por Chico Buarque, e prima pelo bom gosto. Quatro funcionários de um circo acabam se tornando atrações principais, mas têm de enfrentar o boicote de um invejoso colega de trabalho e a ganância do patrão. Além do quarteto, a participação da atriz Lucinha Lins também fez história.

IMDb | Universal Studios – © 1982 Universal Pictures

E.T. - O Extraterrestre

A partir do final da década de 1970, um grupo de jovens diretores e produtores iniciou uma grande escalada rumo ao sucesso. Um deles era Steven Spielberg, que se notabilizou por uma série de clássicos, como "E.T. - O Extraterrestre" (E.T. the Extra-Terrestrial), de 1982. A história de um alienígena deixado na Terra encantou milhões de pessoas em todo o mundo. Sem ter como voltar para casa, o simpático ET recebe a ajuda de Elliot (Henry Thomas) e seus amigos, que tentam escondê-lo das autoridades. A música-tema, composta pelo genial John Williams, e a clássica cena das crianças voando em suas bicicletas entraram para a antologia do cinema.

IMDb

Caravana da Coragem

O lançamento do filme “O Retorno de Jedi”, em 1983, conquistou o público infantil graças à presença dos Ewoks, simpáticos seres fofinhos e peludos que vivem na distante Lua Florestal de Endor. O sucesso fez com que eles voltassem às telas. No ano seguinte, chegava aos cinemas o filme "Caravana da Coragem - Uma Aventura Ewok" (The Ewok Adventure). Produzida por George Lucas e dirigida por John Korty, a aventura mostra os Ewoks ajudando dois irmãos a resgatarem seus pais depois que toda a família cai de uma nave espacial. Outro filme com os Ewoks, "Ewoks, A Batalha de Endor", chegou a ser lançado, mas sem o apelo do primeiro.

IMDb

Os Heróis Não Têm Idade

Espionagem, amigos imaginários e videogames. Tudo isso faz parte do roteiro de “Os Heróis Não Têm Idade” (Cloak and Dagger), uma sensacional aventura infantil de 1984, protagonizada por Henry Thomas (de “E.T. - O Extraterrestre"). O ator interpreta Davey Osborne, um garoto que vive criando aventuras imaginárias, até que testemunha o assassinato de um agente do FBI. Antes de morrer, o homem lhe entrega um cartucho de videogame Atari (uma febre na época), com informações ultrassecretas. Agora o garoto também corre risco de morte, mas ninguém acredita no que ele diz. Só lhe resta fugir e tentar desvendar este mistério. Dirigido por Richard Franklin.

IMDb | 1984 Warner Bros. Ent.

A História Sem Fim

Outro filme clássico de 1984, “A História Sem Fim” (Die unendliche Geschichte) é baseado no romance de mesmo nome escrito por Michael Ende. O jovem Bastian usa a imaginação para fugir dos problemas reais enfrentados desde a morte de sua mãe. Após uma briga na escola, ele vai até uma livraria e encontra um livro chamado A História Sem Fim, que o leva a um mundo mágico habitado por seres fantásticos. Cabe a Bastian liderar todos os novos amigos para salvar a imperatriz de uma misteriosa doença e salvar todo o reino. O filme foi dirigido e co-escrito por Wolfgang Petersen e ganhou duas sequências.

IMDb

Os Aventureiros do Bairro Proibido

Dois amigos têm suas "namoradas" sequestradas por temíveis mafiosos chineses. Eles rumam para Chinatown, o famoso bairro chinês de Nova York, para resgatá-las. O problema é que, ao se envolver na aventura, eles percebem que seus inimigos não são criminosos comuns e sim seres com poderes especiais. Esta é a história do filme “Os Aventureiros do Bairro Proibido” (Big Trouble in Little China), de 1986, dirigido por John Carpenter e estrelado por Kurt Russell ("Fuga de Nova York"). Os heróis invadem o submundo sobrenatural de Chinatown e terão de enfrentar um terrível feiticeiro para, enfim, ter suas namoradas de volta.

IMDb | 1985 - Warner Bros.

Os Goonies

Este é mais um trabalho com o dedo de Spielberg, que produziu o filme com Chris Columbus, enquanto a direção coube a Richard Donner. Lançado em 1985, “Os Goonies” (The Goonies), mostra um grupo de amigos que buscam o tesouro do antigo pirata Willy Caolho. Eles precisam encontrar os baús cheios de dobrões de ouro para impedir que suas famílias sejam despejadas do bairro onde moram. No caminho, os jovens enfrentam todo tipo de armadilha deixada pelo velho bucaneiro. De quebra, ainda terão de se livrar dos Fratelli, uma perigosa e atrapalhada família de criminosos italianos. A música-tema, "The Goonies 'R' Good Enough" cantada por Cyndi Lauper, fez sucesso em todo o mundo.

IMDb

A Lenda

"A Lenda" (Legend), de 1985, foi dirigido por Ridley Scott e apresenta uma aventura fantástica em um mágico e distante reino. O filme mostra a história de Jack, morador de uma floresta encantada. Ele precisa libertar a Princesa Lily do Senhor das Trevas, que ainda pretende matar todos os unicórnios do reino. Caso Jack não cumpra a sua missão, todo o mundo se transformará em um lugar extremamente gelado. O filme é protagonizado por Tom Cruise, ainda muito jovem e no início da carreira, no papel de Jack. A também muito jovem Mia Sara ("Curtindo a Vida Adoidado") faz a princesa Lily.

IMDb

Viagem ao Mundo dos Sonhos

Dirigido por Joe Dante em 1985, “Viagem ao Mundo dos Sonhos” (Explorers) traz como protagonistas dois jovens atores que brilhariam nos anos seguintes: River Phoenix e Ethan Hawke. Eles vivem, respectivamente, Wolfgang e Ben, dois amigos que criam sua própria nave espacial e partem para uma fantástica viagem pelo universo ao lado de mais um aventureiro, Darren. A história cativou jovens do mundo inteiro e catapultou os dois protagonistas ao estrelato. Hawke se destacaria nos filmes "Dia de Treinamento", "Antes do Amanhecer" e "Antes do Por do Sol". River Phoenix se tornou um ídolo teen, mas teve a carreira tragicamente interrompida com a sua morte, em 1993, aos 23 anos.

IMDb | 1986 Paramount Pictures

O Rapto do Menino Dourado

O ator Eddie Murphy é um dos grandes ícones do cinema nos anos 1980. Conhecido pelas várias comédias de sucesso no período, ele participa aqui de uma curiosa e fantástica aventura. “O Rapto do Menino Dourado” (The Golden Child), lançado em 1986, mostra uma criança com poderes especiais, que é sequestrada por um emissário do diabo. O assistente social Jarrel (Murphy) será o responsável pelo resgate, mas ele não terá vida fácil. Para cumprir sua missão, o herói precisará enfrentar criaturas muito estranhas e solucionar desafios mágicos, munido apenas de uma adaga mágica. O filme foi dirigido por Michael Ritchie.

IMDb | 1986 The Jim Henson Company

Labirinto - A Magia do Tempo

O diretor desta bela aventura é Jim Henson, mais famoso pelo seu trabalho com os simpáticos bonecos Muppets. Lançado em 1986, "Labirinto - A Magia do Tempo" (Labyrinth) mostra a história de Sarah Williams, uma garota sonhadora que cuida de seu irmão menor durante uma noite tempestuosa. A criança desaparece misteriosamente e ela tem de encontrá-lo no perigoso e imprevisível labirinto do Reino dos Goblins. Ela enfrenta vários desafios para trazer o irmão de volta antes que seus pais cheguem e percebam o que aconteceu. O filme é estrelado por Jenniffer Connely, ainda adolescente, e pelo cantor David Bowie, que assina também a trilha sonora.

IMDb

Willow - Na Terra da Magia

Dirigido por Ron Howard, "Willow - Na Terra da Magia" (Willow), 1988, é estrelado por Val Kilmer, astro de filmes como "The Doors". Ele interpreta Madmartigan, um espadachim que enfrenta monstros e feiticeiros ao lado do anão Willow. A mais difícil missão da dupla será enfrentar ninguém menos que a malvada rainha Bavmorda e salvar um bebê que foi sequestrado por ela. Uma profecia diz que a criança se tornará uma princesa, que derrotará a terrível rainha. O filme foi produzido por George Lucas, o mesmo da trilogia "Star Wars" e parceiro de Steven Spielberg em várias outras produções dos anos 1980 e 1990.

IMDb | 1988 Twentieth Century Fox

Quero Ser Grande

Tom Hanks, vencedor de dois Oscar como melhor ator, recebeu sua primeira indicação à estatueta por “Quero Ser Grande” (Big), de 1988. O filme conta a história de um garoto chamado Josh, que se apaixona por uma menina mais velha e é desprezado por ela. Por isso, ele sonha em ser “grande”. Um belo dia, a máquina dos desejos de um parque de diversões faz com que seu pedido seja atendido e ele se torna um homem de 30 anos. O filme mostra as agruras de Josh em viver no mundo dos adultos, mas ele consegue o emprego dos sonhos de qualquer criança: testador oficial de brinquedos. Direção de Penny Marshall.

IMDb | Buena Vista Pictures – © 1989

Querida, Encolhi as Crianças

Já imaginou o que aconteceria se você ficasse menor que um inseto? Esse é o tema de “Querida, Encolhi as Crianças”, (Honey, I Shrunk the Kids), filme do diretor Joe Johnston, lançado em 1989. Um cientista maluco, interpretado por Rick Moranis, inventa uma máquina que miniaturiza qualquer coisa, mas acidentalmente ele acaba atingindo os próprios filhos e também as crianças dos vizinhos. Sem outra opção, resta aos jovens enfrentar todos os perigos existentes na casa e no jardim, como insetos gigantes e os pés assassinos dos próprios pais, até encontrar o cientista, o único que pode fazê-los voltar ao normal.