Mais
×

15 ícones da música teen que você precisa conhecer

NA/Photos.com/Getty Images

Introdução

Há tempos a indústria cultural passou a reconhecer o valor de consumo do público adolescente. Para não ficar atrás nessa "corrida", empresas como Disney, Nickelodeon e estúdios musicais lançam ídolos teen a todo momento. Cantoras e cantores tornam-se fenômenos mundiais com apenas um single e passam a figurar as listas das paradas de sucesso do mundo todo. Com tanto sucesso, alguns desses jovens não aguentam a pressão e acabam tendo problemas e se envolvendo em escândalos que rendem milhões aos tabloides e revistas de fofoca. Conheça a vida, carreira e músicas de 15 ícones da música teen.

Taylor Swift foi indicada a mais de 150 prêmios, dos quais ganhou 90
Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Taylor Swift

Nascida em 1989 na Pensilvânia, EUA, Taylor Swift começou a se apresentar publicamente aos dez anos de idade. Mas foi aos 17 que o sucesso chegou com o single "Tim McGraw", que a deixou em primeiro lugar na lista da Billboard Top Country Albums. Com seus quatro álbuns, Taylor já recebeu mais de 90 prêmios, entre eles sete Grammy Awards e 20 Teen Choice Awards. No Globo de Ouro de 2012 a cantora foi vítima de uma piada feita por Tina Fey relacionada à sua "agitada" vida amorosa. O comentário da comediante irritou os fãs que a admiram por não causar escândalos. Confusões à parte, Taylor Swift continua fazendo grande sucesso e alegrou os fãs brasileiros ao gravar com a cantora Paula Fernandes a música "Long Live".

Além de atriz e cantora de pop-rock, Selena Gomez também é filantropa
Stephen Lovekin/Getty Images Entertainment/Getty Images

Selena Gomez

Conhecida por interpretar Alex Russo em "Os Feiticeiros de Waverly Place", do Disney Channel, a cantora pop e atriz Selena Gomez é muito ilustre no universo adolescente e seus fãs se intitulam "selenators". Com influências de Britney Spears e Katy Perry, Selena gravou três álbuns com sua banda, The Scene, figurando diversas vezes entre os primeiros colocados na lista da Billboard 200. Para fazer um bom proveito de sua forte influência, a cantora se envolve em causas humanitárias e em 2009 foi eleita Embaixatriz Internacional do UNICEF. A movimentada vida da cantora de ascendência latina inclui um namoro com o cantor Justin Bieber, que acabou em 2012. Você pode conferir a voz de Selena Gomez nas canções "Who Says", “A Year Without Rain” e “Falling Down”.

O grande sucesso do astro teen atrai inúmeras críticas
Ben Rose/Getty Images Entertainment/Getty Images

Justin Bieber

Justin Bieber nasceu em 1994 no Canadá e foi descoberto aos 13 anos através de vídeos seus no YouTube. Já no primeiro disco, "My World", chegou às paradas de sucesso aparecendo em 20º lugar na Billboard Hot 100 com o single "One Time". Devido à rápida ascensão, cantou na Casa Branca para o presidente americano Barack Obama e sua esposa, Michelle Obama. O videoclipe de "Baby", single de seu segundo álbum, "World 2.0", é um dos mais vistos da história do YouTube. O estrondoso sucesso levou à gravação em 3D de sua biografia; a produção liderou bilheterias e arrecadou 30,3 milhões de dólares no fim de semana de estreia. Como a fama tem seu preço, o astro é frequentemente alvo de piadas de blogueiros, o que desagrada as "bielivers", fãs do cantor.

Jamie McCarthy/Getty Images Entertainment/Getty Images

Miley Cyrus

Você conhece Destiny Hope Cyrus? Esse é o nome de batismo de Miley Ray Cyrus, que decidiu trocá-lo legalmente ao se tornar famosa. Filha do cantor country Billy Ray Cyrus, sua carreira deslanchou ao ganhar o papel de Hannah Montana, um grande sucesso da Disney. Sob os holofotes desde muito jovem, Miley foi protagonista de muitas polêmicas, entre fotos sensuais e envolvimento com substâncias proibidas. Miley lançou cinco álbuns pela série de TV e outros três próprios, pelos quais recebeu 65 prêmios, entre eles um MTV Movie Awards, e 19 Teen Choice Awards. Seus principais singles são "Butterfly Fly Away", "He Could Be the One", "Party in the U.S.A.", "The Best of Both Worlds" e "The Climb".

Frederick M. Brown/Getty Images Entertainment/Getty Images

Demi Lovato

A atriz e cantora Demi Lovato iniciou sua carreira em 2002 com um papel no seriado infantil “Barney e seus Amigos”, onde conheceu a amiga Selena Gomez. Sua grande ascensão ocorreu em 2008 com o musical "Camp Rock", da Disney. O sucesso foi tão grande que ela conseguiu um contrato de cantora com a Hollywood Records, protagonizou a série "Sunny entre Estrelas", co-estrelou com Selena Gomez o filme "Programa de Proteção para Princesas" e gravou "Camp Rock 2: The Final Jam". Demi lançou três álbuns de estúdio: "Don't Forget", "Here We Go Again" e "Unbroken" com influências de Christina Aguilera e Aretha Franklin.

Steven Lawton/Getty Images Entertainment/Getty Images

Jonas Brothers

Kevin, Joe e Nick são três irmãos americanos que formam a banda Jonas Brothers. Em 2006 lançaram seu primeiro álbum, "It’s About Time", e os meninos abriram shows de vários artistas, entre eles Kelly Clarkson e Backstreet Boys, para divulgarem o disco. O segundo, "Jonas Brothers", foi lançado em 2007 e alcançou a quinta posição na lista da Billboard 200. Antes de lançar seu terceiro álbum, "A Little Bit Longer", os irmãos atuaram no filme "Camp Rock" ao lado de Demi Lovato. A participação aumentou a popularidade dos meninos, que se tornaram uma verdadeira febre entre as adolescentes. O último disco, "Lines, Vines and Trying Times", de 2009, trouxe os singles "Paranoid" e "Fly with Me".

Tim Whitby/Getty Images Entertainment/Getty Images

One Direction

A banda One Direction, ou 1D, foi formada na primeira temporada de "The X-Factor" por sugestão dos jurados Simon Cowell e Nicole Scherzinger e se tornou um fenômeno mundial. Composta por Harry, Liam, Louis, Zayn e Niall, a boy band já ganhou vários prêmios em menos de um ano de carreira, entre eles três 4Music Awards, dois Kid's Choice Awards e um BRIT Awards. O primeiro single, "What Makes You Beautiful", de 2011, alcançou a primeira posição no UK Singles Chart. Os garotos, considerados a nova invasão britânica nos Estados Unidos, apoiam campanhas humanitárias e já atuaram em favor de soldados, hospitais e vítimas de terremotos. A banda participou de um episódio de "iCarly", série do canal Nickelodeon.

Kevin Winter/Getty Images Entertainment/Getty Images

Miranda Cosgrove

Miranda Cosgrove começou sua carreira bem nova, aos três anos, depois de um agente tê-la visto cantando e dançando espontaneamente num restaurante. O primeiro papel de destaque veio com o filme "Escola de Rock", de 2003. No ano seguinte entrou para o elenco fixo de "Drake & Josh", série da Nickelodeon. Em 2007 estrelou "iCarly", fazendo o papel principal. Foi nessa série que Miranda deu seus primeiros passos como cantora, sendo a intérprete da canção de abertura "Leave it All to Me". Com tanto sucesso, a cantora lançou seu próprio disco em 2009, "About You Now", que figurou nas listas de parada de sucesso nos Estados Unidos. O álbum seguinte, "Sparks Fly", debutou em oitavo lugar na lista da Billboard 200. "Dancing Crazy" foi o single de seu terceiro e, por enquanto, último álbum, "High Maintenance".

Mike Coppola/Getty Images Entertainment/Getty Images

Carly Rae Jepsen

A cantora e compositora canadense Carly Rae Jepsen foi mais uma a ganhar fama após um reality show musical. Carly ficou em terceiro lugar na quinta temporada do Canadian Idol. Logo após o programa assinou com a Fontana Records e lançou seu primeiro álbum, "Tug of War". Um novo single da cantora só apareceria três anos depois, em 2012, no álbum "Kiss". A canção, "Call Me Maybe" se tornou sucesso depois que Selena Gomez, Justin Bieber, Ashley Tisdale e outros artistas colocaram no YouTube uma paródia da música. A brincadeira teve mais visualizações que o clipe original, mas catapultou Carly e tornou a canção primeira colocada na parada digital.

Pascal Le Segretain/Getty Images Entertainment/Getty Images

Vanessa Hudgens

Vanessa Anne Hudgens, de origens irlandesa, nativa-americana, filipina, chinesa e espanhola, é americana e herdou o gosto pela música de seus avós. Sua primeira atuação no cinema foi no filme "Aos Treze", como Noel, mas o sucesso veio ao interpretar Gabriella Montez no musical "High School Musical", da Disney. Vanessa e Zac Efron, seu par romântico no filme, bateram recorde na Billboard 100 por terem quatro de suas canções figurando na lista nas duas primeiras semanas de lançamento, batendo até os Beatles. Seu primeiro álbum solo, "V", teve dois singles: "Come Back to Me" e "Say OK". Seu último disco de estúdio, "Identified" (2008), vendeu 22 mil cópias somente na primeira semana. Atualmente a atriz tem se dedicado ao cinema e ao teatro.

Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Ashley Tisdale

Mais um lançamento Disney, a cantora e atriz Ashley Tisdale ganhou notoriedade ao gravar a série "Zack e Cody: Gêmeos em Ação" como Maddie Fitzpatrick, em 2005. Mas virou fenômeno mundial ao interpretar Sharpay Evans, uma patricinha com ares de vilã em "High School Musical". Assim como a colega Vanessa Hudgens, Ashley viajou pelo mundo em turnê com o musical. Apesar de atrapalhar a vida da mocinha no filme, Sharpay ganhou o carinho do público e foi gravada uma sequência para a personagem: "A Fabulosa Aventura de Sharpay", que estreou em 2010. Com influências de Michael Jackson e Britney Spears, a loirinha gravou dois álbuns de estúdio: "Headstrong", em 2007, e "Guilty Pleasure", em 2009. Alguns de seus singles foram "Be Good to Me" e "He Said She Said".

Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Katy Perry

Apesar de não estar na faixa etária dos adolescentes, a cantora americana Katy Perry é sucesso absoluto entre eles. Filha de pastores evangélicos, Katy começou a cantar na igreja. Antes de ver sua carreira deslanchar, tentou emplacar três álbuns de estúdio que foram cancelados antes mesmo de seus lançamentos. Em 2007 finalmente conseguiu ir adiante com um disco e seu primeiro single, "I Kissed a Girl", apesar de polêmico, ficou em primeiro lugar em vários países, incluindo EUA, Austrália e Reino Unido. O álbum "One of the Boys" vendeu mais de seis milhões de cópias e a transformou numa estrela mundialmente conhecida. Seu segundo disco, "Teenage Dream", rendeu seis singles e a consagrou como única mulher a ter cinco canções de um único CD figurando na Hot 100 da Billboard.

Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

The Wanted

A boy band de origem britânica The Wanted foi formada em 2009 e tem cinco integrantes: Tom Parker, Nathan Sykes, Siva Kaneswaran, Max George e Jay McGuiness. O álbum de estreia, que leva o nome da banda, teve como principal single a música "All Time Low", que virou uma febre no Reino Unido. Os rapazes gravaram ainda um segundo disco, "Battleground", e a canção "Glad You Came" os deixou famosos pelo mundo todo. A banda gosta de manter uma relação próxima com fãs e por isso toda quarta-feira grava um podcast, o "#WantedWednesday", contando mais sobre os integrantes e as últimas novidades. O podcast já se tornou uma tradição para a família The Wanted.

Carlos Alvarez/Getty Images Entertainment/Getty Images

Bridgit Mendler

Bridgit Mendler, cantora e atriz americana, ganhou gosto pela música logo cedo, tanto que escreveu sua primeira música quando tinha sete anos. Começou fazendo comerciais até que conseguiu seu primeiro papel na série "General Hospital". Ganhou maior notoriedade ao interpretar Julieta Van Heusen, vampira e namorada de Justin Russo na série "Os Feiticeiros de Waverly Place". Quando encerrou sua participação no programa, ganhou seu próprio seriado como Teddy Duncan em "Boa Sorte, Charlie". Bridgit fez o filme "Lemonade Mouth - Uma Banda Diferente" onde pôde soltar a voz ao interpretar a líder de uma banda jovem. Além do álbum do filme, a loirinha gravou um disco solo, "Hello My Name Is..." em 2012.

Alexandra Wyman/Getty Images Entertainment/Getty Images

Victoria Justice

Nascida em Hollywood, a atriz e cantora Victoria Justice debutou na televisão aos 10 anos na série "Girlmore Girls". Depois fez uma participação em "Zack e Cody: Gêmeos em Ação", onde deu seu primeiro beijo em frente às câmeras e, também, na vida real. Em 2006 foi convidada por Dan Schneider, produtor da Nickelodeon, para participar de "Zoey 101". As críticas foram tão positivas que Victoria estrelou a série "Brilhante Victória", também de Schneider. Nessa série, a jovem atriz não apenas atua, mas canta e dança no Colégio Hollywood Artes. Apesar de ainda não ter lançado um álbum solo, a cantora já gravou cinco discos, sendo três de sua série e outros dois de especiais da Nickelodeon.