Mais
×

15 lugares do Brasil e do exterior que você precisa conhecer

Antes de planejar sua viagem, confira as cidades que você não pode deixar de conhecer!
Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images

Introdução

Praias paradisíacas, prédios históricos, rios, monumentos, vida noturna... o que leva você a conhecer cidades distantes? Atividades culturais, vida noturna, paisagens, descanso, contato com a natureza? Seja qual for, a seguir vamos mostrar os principais locais que reúnem, pelo menos, uma dessas características e que você não pode deixar de visitar! Antes de planejar sua próxima viagem, conheça os 15 destinos que merecem destaque e, no mínimo, um dia no seu roteiro.

Além dos pontos históricos, Paris é perfeita para quem aprecia gastronomia e moda
Comstock/Stockbyte/Getty Images

Paris - França

A cidade mais romântica e glamourosa do mundo reúne monumentos, arte, muita história, rica gastronomia e outros tantos cartões postais que são imperdíveis para qualquer turista. Locais como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, o Arco do Triunfo, o Jardim de Luxemburgo não podem faltar no roteiro. Além disso, há cafés e restaurantes para todos os gostos e bolsos. Caminhar é uma das melhores maneiras de conhecer Paris, pois assim é possível apreciar a arquitetura da cidade. A dica é viajar na primavera, quando não há muitos turistas.

O Bairro Gótico é uma das principais atrações de Barcelona
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Barcelona - Espanha

Com praias lindas e arquitetura deslumbrante, Barcelona apaixona qualquer turista pela energia presente em cada esquina. Ela está presente principalmente durante a noite: a cidade é conhecida como uma das mais badaladas do mundo. A partir da Plaza da Catalunya é possível ir a pé para locais turísticos como Las Rambas e o Bairro Gótico ou, mais a sul, onde está a Praia de Barceloneta ou o teleférico para Montjuic. A vida noturna também é intensa. Algumas das baladas mais conhecidas da cidade não cobram entrada até às três da manhã.

Buenos Aires é uma cidade muito charmosa
Creatas/Creatas/Getty Images

Buenos Aires - Argentina

Para conhecer Buenos Aires, é preciso estar atento aos detalhes. A cidade encanta pelos seus parques, monumentos e praças antigas. Para quem gosta deles, a primeira parada é a Praça de Maio, no centro da capital e local de grandes manifestações. Ao lado está a Casa Rosada, sede do governo argentino, e a Catedral. Para quem gosta de cores e tango, Caminito é uma ótima opção, com casas coloridas, lojinhas e restaurantes. No cruzamento entre as avenidas 9 de Julio e Corrientes, está um dos cartões-postais da cidade: o imponente Obelisco.

No Cerro Santa Lucía, é possível ter uma vista panorâmica de Santiago
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Santiago - Chile

Cercada pela Cordilheira dos Andes, Santiago é perfeita para ser conhecida a pé - principalmente seu centro histórico, com ruas onde carros são proibidos. Há o Cerro Santa Lucía, onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade do alto. Para quem gosta de literatura, a terceira casa onde morou o escrito Pablo Neruda é aberta para visitantes. O mercado Central não pode faltar no roteiro, pois ali é possível provar a verdadeira culinária chilena. Para fechar o tour: uma parada em Valparaíso, considerado patrimônio histórico da humanidade.

Comércios tradicionais, como sorveterias e cafés são pontos turísticos
Photos.com/Photos.com/Getty Images

Havana - Cuba

Uma cidade tão marcada pelo tempo, Havana tem muitos pontos turísticos: museus, igrejas e edifícios antigos, e as ruas de Habana Vieja. No roteiro de quem vai para lá, não pode faltar uma passada pelo Capitólio Nacional, local que foi a sede do governo de Cuba após a Revolução de 1959. As Playas del Este e Santa María del Mar são outros pontos imperdíveis, e você não pode ir embora sem dar uma passada no famoso bar e restaurante cubano Bodeguita del Medio, para tomar um Mojito. As noites são muito agitadas, com várias festas pela cidade.

Em Atenas, é possível conhecer um pouco mais sobre a arte e cultura ocidental
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Atenas - Grécia

Uma das cidades mais importantes para a humanidade, Atenas abriga construções da Grécia Antiga e é uma verdadeira viagem no tempo. É obrigatória a visita à Acrópole, onde estão santuários para o culto de vários deuses, como o Templo de Zeus, a Agora Antiga, o Teatro de Dionísio e a Biblioteca de Hadrian. Um ótimo lugar para se conhecer também é a Praça Monastiraki, local com vários restaurantes de ótima qualidade e de todos os preços, além de um mercado que vende de tudo: roupas, acessórios, suvenirs, etc.

A noite de Londres também é muito agitada, com baladas e pubs
Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Londres - Inglaterra

Londres possui uma infinidade de atrativos, principalmente museus, arte e a vida noturna. A capital do Reino Unido tem mais de 300 museus, além de pontos históricos, como o Palácio de Buckingham, o famoso Big Ben, a roda gigante London Eye e o Picadily. Há mercados para todos os gostos: Borough, mais gourmet, Portobello Road, de antiguidades, e Camden, mais alternativo. Para quem gosta de locais abertos, o parque St. James é uma ótima opção, com lagos e muito verde. A Abadia de Westminster também não pode deixar de ser vista.

Praias paradisíacas são a principal atração de Fernando de Noronha
AnnaLauraWolff/iStock/Getty Images

Fernando de Noronha - Brasil

Fernando de Noronha é um arquipélago que pertence a Pernambuco e é considerado patrimônio mundial pela Unesco. Há restrição no número de turistas no local, mas as dificuldades compensam o lindo visual com águas transparentes - onde é possível ver golfinhos, tartarugas marinhas e um delicado ecossistema. Para quem gosta de aventura, essas características tornam suas praias perfeitas para a prática de mergulho. O ponto mais alto da ilha, com 321 metros, é o Morro do Pico, tem vista privilegiada das praias ao redor. No Parque Nacional Marinho, é possível conhecer algumas praias paradisíacas com visitação controlada.

O turismo de luxo também é forte na Sardenha
Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Sardenha - Itália

A segunda maior ilha do Mediterrâneo, Sardenha é rodeada por praias magníficas, verões muito quentes e invernos não tão rigorosos. As águas cristalinas são a principal característica de suas praias, como é o caso da Gruta de Neptuno, uma das mais lindas cavernas do mundo. Suas águas transparentes e pedras rochosas permitem que o turista caminhe dentro do mar, pois a água está sempre na altura dos joelhos. Para quem gosta de apreciar uma boa gastronomia, a ilha é conhecida por seus famosos pratos feitos com frutos do mar.

O Rio de Janeiro é um paraíso ecológico que encanta os turistas
Comstock/Stockbyte/Getty Images

Rio de Janeiro - Brasil

Conhecida como cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro encanta todos seus turistas pelas suas belas paisagens e clima acolhedor. Além das belíssimas praias, como as famosas praias de Copacabana e Ipanema, há vários pontos turísticos imperdíveis: o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, por exemplo, não podem faltar no roteiro. Outros pontos históricos também chamam a atenção, como o charmoso bairro de Santa Tereza, que possui construções históricas do século 19 e o bondinho; o Jardim Botânico, com 54 hectares com mais de 6.500 espécies; além do Estádio do Maracanã, totalmente reformado para a Copa de 2014.

Em Morro de São Paulo, é proibida a presença de automóveis
Eric_Schroeder/iStock/Getty Images

Morro de São Paulo - Brasil

A quase 300 km de Salvador, Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé, e é um dos destinos mais cobiçados da região - mas nem por isso chegar lá é simples. A ilha tem apenas quatro praias quase intocadas, mas nem por isso seus arredores são pouco explorados. Há pousadas, restaurantes e bares. As praias não têm nomes. Elas são diferenciadas por números: na Primeira e Segunda Praia impera toda essa movimentação do centro; a Terceira e Quarta possuem piscinas naturais perfeitas para mergulho.

Para quem gosta de História, Gizé é imperdível
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Gizé - Egito

Um local incrível que ninguém pode deixar de conhecer é Gizé, no Egito. A cidade concentra um dos monumentos históricos mais importante do mundo: as Pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge, uma estátua de calcário com cabeça humana e corpo de leão. Estima-se que esses monumentos existam desde 2.558 a.C. As pirâmides são abertas a visitação e é possível conhecer mais detalhes do interior dessas construções impressionantes, que são consideradas patrimônio mundial pela Unesco. Não se esqueça de que para conhecer esse lugar incrível é preciso muita disposição para caminhar bastante - mas o esforço vale a pena.

D-HAYASAKA/amanaimagesRF/amana

Lençóis Maranhenses - Brasil

Os Lençóis Maranhenses parecem um deserto por conta de suas infinitas areias brancas. Mas não é preciso muito para perceber o que faz desse local tão especial: piscinas naturais de águas transparentes entre as dunas dão à paisagem um toque de verde e azul incomparável. É exatamente essa beleza que atrai milhares de turistas o ano todo. Nos centros, há restaurantes e artesanatos típicos da região. Além disso, tirolesas e outras atividades garantem diversão para todas as idades. Os meses de setembro e outubro são os mais indicados para viajar, pois é quando as lagoas estão cheias.

Machu Picchu continua sendo um dos mistérios que os arqueólogos tentam desvendar
Getty Images/Photodisc/Getty Images

Machu Picchu - Peru

Machu Picchu é uma cidade histórica do extinto Império Inca, construído no século 15. O local é considerado um patrimônio histórico pela Unesco e uma das sete maravilhas do mundo. Sua complexa arquitetura e seu ar de mistério atraem milhares de turistas durante todo o ano, mesmo com acesso controlado pelo governo peruano. Um dos principais símbolos do local é a Montanha Jovem, conhecida como Huayna Picchu. Ela tem 360 metros de altura e sua vista dá para todo o sítio. Vale visitar também o Templo del Sol, que ajudava os incas a definirem as estações do ano.

Ilhas próximas não têm nenhuma construção para moradores
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Ilhas Phi Phi - Tailândia

Com beleza inigualável e praias praticamente intocadas, as Ilhas Phi Phi, na Tailândia, são conhecidas pelo filme "A Praia", com Leonardo Di Caprio. Localizadas no Oceano Índico, são muito procuradas por mergulhadores por sua vasta fauna e flora e águas cristalinas, e também por alpinistas, por conta de seus paredões rochosos. Phi Phi pertence a um arquipélago de outras seis ilhas, mas é a única habitada e com acomodações para turistas. O local oferece vários restaurantes com pratos típicos e bares. A melhor época para visitação é entre novembro e abril, quando o clima é mais quente e as chuvas dão trégua.