×
Loading ...

20 Alimentos que ajudam a retardar o envelhecimento

Getty Images

Introdução

O exercício físico e a dieta saudável são os melhores caminhos (não cirúrgicos) para que você pareça anos — ou até décadas — mais jovem. Além disso, certos alimentos possuem qualidades que melhoram a pele, aumentam a energia e inclusive ajudam a prevenir doenças. Adicione a sua dieta as opções sugeridas pelo médico Chris Mohr, proprietário de Mohrresults.com, e experimente seus múltiplos benefícios.

Getty Images

Mirtilo (blueberries)

Essas pequenas frutas coloridas têm alto conteúdo de fibras, estão carregadas de vitaminas e minerais, além de serem uma excelente fonte de antioxidantes que ajudam a proteger o cérebro e a pele.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Salmão silvestre

À medida que envelhecemos, é comum que a função cerebral comece a diminuir. No entanto, alguns tipos de gorduras, como a ômega 3 presente no salmão silvestre, podem proteger a pele, o cérebro, os olhos, o coração e as articulações. A Associação Americana do Coração dos Estados Unidos sugere ingerir até 375 gramas de peixe por semana.

Getty Images

Pistache

Estas pequenas nozes verdes são não só muito nutritivas, mas também têm maiores benefícios que outras nozes. Segundo um estudo publicado pelo jornal americano Appetite, as pessoas consumiram 41% menos calorias quando lhes foram oferecidas nozes com casca em comparação com as que já vem descascadas.

Getty Images

Proteína de soro de leite

Conforme envelhecemos, a massa muscular começa a se deteriorar em cerca de 1% ao ano. Essa perda gera um círculo vicioso (a perda de músculos implica um metabolismo mais lento, perda de coordenação e equilíbrio, por exemplo). Por sorte, a combinação de exercícios com pesos e um pouco de “magia” através de produtos lácteos (proteína de soro de leite isolada) pode fazer maravilhas pela sua saúde. Prove fazer uma mistura suave com mirtilo e será um duplo ganho. A proteína de soro de leite pode ser encontrada nos melhores supermercados.

Getty Images

Iogurte grego

Esse tipo de iogurte tem uma quantidade dupla de proteínas e a metade de açúcar que tem um iogurte comum. Procure um iogurte grego que tenha também menos lactose que o comum, o que facilita a digestão.

Getty Images

Café

O café tem uma reputação ruim, mas não é tão mal como se imagina. O problema é o que você coloca no café (creme, adoçante ou açúcar). Algumas fontes sugerem que quem toma café tem menos probabilidade de morrer por uma doença cardíaca. Precisa de alguma outra razão para desfrutar de uma boa xícara de café? Além disso, pode diminuir o risco da diabetes tipo 2 e do mal de Parkinson.

Getty Images

Perca-gigante

Esse peixe aparece no menu de muitos restaurantes e é realmente muito controvertido. Com a metade das calorias do salmão, mas com a mesma quantidade de ácidos graxos ômega 3, é uma excelente opção rica em nutrientes. Também poderá encontrá-lo na seção de congelados de mercados naturais ou orgânicos.

Getty Images

Aveia

A maioria das pessoas não ingere fibra o suficiente. A aveia é uma maneira fácil de aumentar a quantidade deste nutriente. Além das fibras ajudarem a saciar, podem reduzir o risco do aumento de peso com o passar dos anos, principalmente se combinadas com outra opções inteligentes de nutrição.

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Vinho tinto

Não, não é um erro de digitação. O vinho contém um potente antioxidante chamado “resveratrol”. Pesquisas em animais sugerem que altas quantidades de resveratrol podem prevenir a morte das células do coração e do cérebro. Essa é a razão para tomá-lo. As mulheres deveriam tomar um copo por dia e os homens até dois.

Getty Images

Espinafre

Essa folha verde é uma fonte de energia com importantes nutrientes e é fácil adicioná-la a ovos mexidos, massas ou como base de um molho. O espinafre é rico em luteína, que possui comprovadas propriedades antienvelhecimento.

Getty Images

Milho

Sabia que o milho é mais que apenas uma delícia para comer na espiga? Um estudo da Universidade de Maryland descobriu que um componente de fibra encontrado no milho pode prevenir o avanço do câncer. Os pesquisadores especulam que o composto, IP6, que está presente no milho, faz as células cancerígenas deixarem de se reproduzir.

Getty Images

Grão integrais

Existe uma grande controvérsia se os grãos são realmente bons para o corpo, mas a maioria desses debates acabam tratando mais do impacto dos carboidratos nos níveis de gordura do corpo que dos grãos em si. A verdade é: em muitos estudos, os grãos integrais foram associados com a prevenção de acumulação de colesterol nas artérias. E, como muitas coisa na vida, a palavra chave é moderação.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Canela

As pesquisas demonstram que a canela pode diminuir a alta de insulina depois da comida. E, quanto mais controlada está a insulina, menos probabilidade de gordura no corpo. Adicione ¼ de uma colher de chá em suas comidas diárias preferidas — iogurte, aveia, requeijão ou em um milk shake – e não só desfrutará de algo saboroso, mas que também ajudará a diminuir sua cintura.

Getty Images

Chocolate amargo

Pode comemorar: o chocolate negro é saudável! As pesquisas mostram que o chocolate negro – não o ao leite, nem o branco – tem propriedades para a saúde do coração. De fato, comer cerca de 30 gramas de chocolate negro por dia está associado com o colesterol LDL (mal) baixo e com o colesterol HDL (bom) alto. Procure um chocolate negro que tenha pelo menos um 70% de cacau.

Getty Images

Cúrcuma

Aqui, você tem um novo motivo para experimentar a comida indiana. Pesquisas da Universidade do Estado da Louisiana, nos Estados Univos, descobriram que a cúrcuma (também conhecida como açafrão-da-terra) – especiaria amarela que dá cor ao molho curry – pode ter propriedades para destruir o câncer. A razão: a curcumina restringe os vasos sanguíneos das células cancerígenas e inibe seus movimentos. Não precisa ir a um restaurante indiano para comer curcumina, basta acrescentar uma ou duas colheres ao frango, aos vegetais ou no arroz.

Getty Images

Batata doce

As batatas doces contêm licopeno, que protege a pele do dano dos raios ultra violetas. Além disso, contêm vitamina C, que produz colágeno para uma pele mais saudável.

Getty Images

Chá verde

Seja frio ou quente, ou usado como uma base para sopas ou guizos, o chá verde pode ajudar você a parecer mais jovem. De fato, pesquisas chinesas descobriram que as pessoas que tomam três xícaras de chá verde por dia reduziram a velocidade do processo de envelhecimento. A razão: o chá verde provavelmente melhora a estrutura do seu DNA e atrasa o encolhimento das células que acontece durante o processo de envelhecimento.

Getty Images

Melancia

Os tomates são ricos em licopeno. As cenouras em beta caroteno. E as melancias contêm ambas vitaminas, que protegem a sua pele e reparam as células danificadas pelo sol.

Getty Images

Cânhamo

Muitas pessoas sabem que o salmão é uma fonte de ômega 3, mas o cânhamo também. As sementes e o óleo de cânhamo são hidratantes naturais que ajudam a pele a reter mais umidade e bloquear parte dos efeitos do envelhecimento. Coma sementes cruas ou agregue um pouco do óleo de cânhamo as suas frituras.

Getty Images

Truta

Mencionamos que o salmão é uma excelente opção para lutar contra o envelhecimento e a truta é a mesma coisa. Seu corpo precisa de gorduras saudáveis porque estas protegem suas células e promovem a longevidade. Mas a razão pela qual a truta é excelente é que ela é rica em EPA, um ácido graxo que combate o cortisol (o hormônio do estresse). Prove cozinhar uma truta em uma panela com duas colheres de azeite de oliva. Cozinhe de cada lado por cinco minutos ou até que a escama fique do jeito que você gosta. Recomendamos cozinhar a truta com azeite de oliva.