×
Loading ...

20 opções para se vestir melhor

FurmanAnna/iStock/Getty Images

Introdução

A moda continua a fugir dos padrões. Os famosos desempenham um papel cada vez mais importante quando o assunto é estar bem-vestido — e seguir os passos de uma única marca ou vitrine não é o suficiente para estar em compasso com as tendências. O segredo é confiar na preferência pessoal, sem exagerar, seguindo os padrões externos que nos influenciam, e saber escolher o conjunto perfeito para a ocasião.

m-imagephotography/iStock/Getty Images

Suéter leve

Roupas folgadas não estão proibidas. Uma peça é considerada folgada quando os ombros, as costuras e tecidos ficam frouxos. Esses erros ficam evidentes quando roupas sobrepostas são usadas: elas nos deixam mais cheias, e nossa composição física fica indiscernível. O mito de que o inverno nos força a usar muitas roupas ou peças maiores resulta em más escolhas de materiais e desenhos. O "método cebola", ou vestir-se em camadas, consiste em proteger o corpo com tecidos de primeira pele (calças justas e camisetas de manga curta coladas no corpo), que nos permitem usar uma peça fina com o casaco que vestiremos somente em espaços abertos.

Purestock/Purestock/Getty Images

Camisa jeans

Usar uma roupa da moda nunca foi tão fácil. Recorrer ao jeans é sempre uma boa opção em matéria de tendências, tanto para a parte de cima como para a parte de baixo do corpo. Com ele, podemos reciclar nosso guarda-roupas atualizando-o com acessórios da moda (rebites, por exemplo) ou simplesmente desgastando-o num processo bastante simples. Levar o jeans como segunda pele é ideal em dias de meia estação: se o dia amanhece quente, é possível colocar em qualquer bolsa um casaco jeans. Se precisamos levá-lo no corpo, ele não incomoda. De dia ou de noite, um clássico imperdível em nossos cabides.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Jaqueta de couro

É importante escolher os casacos corretamente, evitando ter que usar roupas muito grossas: se a combinação for boa, você pode sair no frio e ainda se sentir bonita. Evite os casacos "polares", imprescindíveis apenas em zonas do mundo com temperaturas baixíssimas e incompatíveis com nossa vida cotidiana. É preferível que você escolha jaquetas simples, com texturas diferentes, capazes de proporcionar conforto, moda e versatilidade de uso.

Simon Russell/Getty Images Entertainment/Getty Images

Lenços de lã grossa

Manter o pescoço, a cabeça e as mãos ou tornozelos bem abrigados é essencial. Para isso, é importante que a roupa ou acessório de sua escolha seja de um material realmente capaz de proteger o corpo como ele necessita. Quando for sair, avalie qual zona do corpo está mais exposta e procure pelo acessório que melhor satisfaça suas necessidades, lembrando-se sempre de evitar os excessos. Com dois bons complementos, no máximo, é possível manter o corpo na temperatura ideal e continuar divina.

Getty Images

Jeans, marrom, vermelho e preto

Como é possível escolher boas cores coordenadas sem cair no ridículo ou no absurdamente simples "preto combina com tudo"? Seu objetivo deve ser desenvolver um estilo próprio, uma "marca registrada" e, para isso, é preciso correr alguns riscos. É possível se divertir e ser criativa mesmo escolhendo uma paleta de cores existentes na natureza. Terra, mar, céu e entardeceres: nunca existe uma cor dominante em qualquer dessas paisagens. Gamas, fusões, misturas e degradês se sucedem a cada instante. Os opostos combinam muito bem, já que se complementam, sendo também importante acrescentar algo que dê destaque, para compor um conjunto mais acertado.

Chris Jackson/Getty Images Entertainment/Getty Images

Tartã de linha grossa

Assim como o jeans, algumas estampas estão sempre em voga. A moda não respeita uma única tendência. Confie em seu bom gosto e senso comum. Há estampas que nunca morrem e que nós adoramos, como o animal print, o tartã e as listras, ultimamente usados e combinados entre si. O importante é nunca combinar dois itens da mesma categoria: um animal print grande de tons marrons jamais se dá bem com um animal print menor e com tons cinzentos, por exemplo. É essencial ter uma estampa preferida: nosso guarda-roupas agradecerá e nos tirará do sufoco muito mais do que o clássico vestido preto, que não cai bem em todas.

Gromovataya/iStock/Getty Images

Branco com um pouco de cor

Cores escuras e opacas: esses termos aparecem sempre que se pensa em frio, mas não precisa ser assim. É certo que as cores escuras ocupam um lugar especial nos armários femininos, mas é fundamental agregar um pouco de cor nessa época do ano, para pintar de alegria aqueles dias frios e chuvosos. A cor "off-white", que fica entre o branco-neve e a cor de manteiga, é um branco com uma pitada de sujeira que combina muito bem com o preto. Adotá-la em combinação com os clássicos da estação acrescenta um pouco de frio polar ao caminhar e cria um visual mais arejado, diferentemente da cor opaca criada pelas texturas clássicas.

Jamie McCarthy/Getty Images Entertainment/Getty Images

Rebites nos sapatos

Há vezes em que as mulheres não sabem escolher bem seus acessórios, saindo sem nenhum ou com todos eles juntos. A ideia é selecionar um tipo de acessório e convertê-lo no detalhe principal do vestuário. Pode se tratar de algo sutil ou exagerado, desde que seja apenas um. É importante lembrar-se de que o olhar costuma ser captado pelos objetos que chamam a atenção. Por isso, é essencial escolher o detalhe que identifique e realce o visual escolhido sem ocultar outras roupas ou acessórios. Talvez seja uma estampa, uma textura, uma bolsa, uma joia ou um lenço que, somado a algo básico, transforma a composição em algo único.

Rob Kim/Getty Images Entertainment/Getty Images

O aliado das saias: meias-calças

Neste inverno, a principal pergunta que pode surgir quando se pensa na saia é: vou sentir frio? Para acompanhá-la, é possível escolher as meias-calças, que podem vir em várias cores e texturas. A escolha certa desse acessório define qual saia usar. Se ela for muito transparente, é possível que você sinta frio, mas, para uma festa, é uma escolha adequada. O fio de grossura intermediária é ideal para ser usado com qualquer saia. A meia-calça arrastão deve ser combinada somente com tecidos lisos e sem textura, para evitar uma competição visual. Por último, as opacas podem ser utilizadas com suéteres grandes, criando a ilusão de que a mulher está usando uma saia ou vestido.

Getty Images

Casaco de animal print

Não é ruim ter vários agasalhos, estampas diferentes ou variantes de estilo. É recomendável ter um vestido clássico preto, para usar com vários acessórios e passar sempre a impressão de que você está diferente. Ter um único casaco exuberante faz com que o vestuário ganhe destaque e forma, tornando-o impactante à vista e evitando que você precise pensar muito sobre o que colocar para a combinação ficar perfeita, já que ela resume qualidades visuais importantes. O olhar feminino se voltará diretamente para ele, e será impossível vê-lo e não se apaixonar.

Michael Buckner/Getty Images Entertainment/Getty Images

Sapatos coloridos

Não é má ideia renovar o guarda-roupas inteiro sempre que você se vestir. O mesmo conjunto pode parecer diferente se, no lugar de comprar roupas novas, você escolher, por exemplo, um par de sapatos coloridos. Compre um par de sapatos de corte clássico. Se você não for ousada com as cores, optar por esse desenho permitirá que você o use por várias temporadas. Use-os em contraste com roupas monocromáticas, e ele será a peça mais destacada.

Sandra Mu/Getty Images Entertainment/Getty Images

Jaqueta universitária

As jaquetas tipo universitário estão de volta para agregar juventude ao estilo casual. Você pode usá-las justas ou folgadas para criar um visual masculino mais relaxado. Elas remetem à época escolar adolescente, mas podem ser usadas mesmo se você tiver mais de 20 anos, sendo uma ótima forma de relembrar esse estilo. Para compor a melhor combinação possível, use jeans desgastados ou calças justas com camisetas básicas. Não tente combiná-las com roupas ou estampas chamativas: deixe que ela própria cause o impacto.

Brian Ach/Getty Images Entertainment/Getty Images

Cinza monocromático

Diga adeus ao preto básico para sair do aperto: às vezes, ele perde o brilho, e os pretos raramente têm a mesma intensidade. Por outro lado, escolher cinzas em tons diferentes é mais fácil e agrega uma pitada de originalidade ao clássico. Quanto mais distintos forem os tons, melhor será. Lembre-se de que, se eles se parecem entre si, mas não chegam a ser iguais, o resultado será apagado e discordante. O cinza é uma das cores que também combina com tons saturados brilhantes e, por isso, é possível acrescentar algo colorido ao visual.

Charley Gallay/Getty Images Entertainment/Getty Images

Vestido justo com detalhes

Você se atreveria a desfilar de branco? Abandone o mito que afirma que branco aumenta a silhueta ou marca zonas que você não quer mostrar. Se você tem um corpo esbelto, essa cor ressaltará ainda mais suas curvas e sua beleza. Ela traz pureza, capricho e deixa de ser uma cor proibida ou de uso voltado exclusivamente para as futuras noivas. Para destacar seu encanto, atente-se às roupas brancas com algum detalhe, como um bordado prateado que não seja o protagonista, mas que se harmonize com todo o conjunto. Neutralize o efeito visual com sapatos ou botas de cor preta, que darão ao seu visual uma aparência mais informal.

Stephen Lovekin/Getty Images Entertainment/Getty Images

Saia animal print

Uma estampa que não deve faltar em nenhuma temporada é a animal print. Você pode encontrá-la em diversas variedades: leopardo, tigre, zebra, réptil e algumas opções mais exóticas. Para começar, escolha o leopardo em tons pretos, ocres e terras, que combinarão muito bem com as roupas clássicas de seu guarda-roupas. Uma saia de seda com essa estampa ficará perfeita com camisas, blusas e jaquetas pretas, botas de cano baixo ou médio e uma meia-calça escura. Atreva-se a incorporar a seu guarda-roupa uma peça diferente com essa estampa maravilhosa e atemporal.

Michael Buckner/Getty Images Entertainment/Getty Images

Saia comprida

Estão de volta as saias lisas, estampadas, plissadas e rodadas, tanto para as mulheres jovens como as não tão jovens. Elas dão um toque de feminilidade e se adaptam a qualquer tipo de corpo, já que cobrem as pernas. Elas deixam as mulheres magras mais altas e, nas mais robustas, são capazes de disfarçar imperfeições. Para um look diurno e ousado, use-a com uma camisa dobrada amarrada na cintura, cabelos ao vento e acessórios, como lenços e braceletes de couro trançado. Ideal para um visual praiano!

Caroline McCredie/Getty Images Entertainment/Getty Images

Jeans do namorado

Pegue os jeans desgastados do namorado e atreva-se a transformá-los ou adaptá-los a sua silhueta. Seu número talvez seja menor, e esse par de jeans que você pensava em doar ou jogar fora acaba de se converter em uma nova roupa com um uso distinto: jeans estilo "boyfriend" ("namorado", em inglês). Os rapazes costumam desgastar ou rasgar essa roupa com mais facilidade na altura dos joelhos e das barras, o que cria o visual perfeito para você. No mercado, já existem essas opções de jeans para mulheres. Adote-os com peças completamente femininas, como sapatos de salto fino, jaquetas de couro e suéteres justos.

Matt Cowan/Getty Images Entertainment/Getty Images

Contraste seu tom de pele

O tom da pele, dos cabelos e dos olhos desempenha um papel importante na escolha certa de suas roupas. Caso você tenha uma pele escura, é fundamental saber combinar cores e escolher aquelas que mais dão destaque ao seu rosto. Prefira roupas saturadas e de tonalidades múltiplas, mas tome cuidado para não conseguir o efeito contrário: um visual monocromático precisará de uma única roupa colorida para se destacar, como uma jaqueta estampada. Evite os tons pastéis, já que passam despercebidos e deixarão sua cor de pele mais exposta que a composição. Tente conseguir mais equilíbrio visual sem destacar o tom de pele por cima das roupas.

Getty Images

Malha estampada

Ficaram para trás os dias em que o maiô era apenas para mulheres idosas: fechadas, sem decotes e cobrindo todo o corpo. Hoje, você pode encontrá-lo em opções sensuais, que estilizam o corpo e, graças à moda, adaptáveis a qualquer silhueta, às vezes podendo servir de ajuda para cobrir zonas difíceis ou para acentuar detalhes. As estampas não somente estão presentes em camisetas e suéteres, como também são encontradas nas novas roupas da moda. Graças aos novos recursos dessa tecnologia, é possível estampar tecidos como lycra e algodão com elastano, comuns em roupas de banho. Experimente aquela que dê mais destaque a suas melhores zonas e use-a como opção de verão, junto ao infalível biquíni.

Brendon Thorne/Getty Images Entertainment/Getty Images

Bolsa diferenciada

Os acessórios revolucionaram a moda, transformando-se em itens onipresentes no vestuário feminino. Com formatos e tamanhos irresistíveis, eles se converteram em objetos de fetiche. Um acessório que você deve ter é a clutch, uma bolsa pequena na qual é possível guardar objetos essenciais, como dinheiro, documentos, maquiagem e qualquer câmera fotográfica de bolso. Devido à imensa variedade de bolsas e à impossibilidade de se ter todas elas, escolher uma diferenciada será uma compra incrivelmente útil.