As 3 características de uma curva de demanda

Escrito por dennis hartman | Traduzido por evelin beatriz
As 3 características de uma curva de demanda
Economia e seus estudos (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

Na economia, representações gráficas de conceitos básicos e dados específicos ajudam a tornar compreensível o que, de outro modo, poderiam parecer informações independentes e sem sentido. Curvas de oferta e demanda estão entre as representações mais básicas em economia, mostrando como as diferenças na oferta e demanda de bens e serviços afetam os preços e levam a resultados financeiros para compradores e vendedores.

Definição

A curva de demanda é uma única linha que representa os vários pontos em um gráfico, onde o preço de um bem ou serviço se alinha com sua quantidade. É uma curva descendente ou linha que se move da esquerda para a direita em um gráfico, onde o eixo vertical representa o preço e o eixo horizontal representa quantidade demandada. A forma descendente de uma curva de demanda indica que, como o preço diminui, os clientes vão exigir mais de um produto. Entender o que a posição de uma curva de demanda, inclinação e mudança indicam é essencial para colocá-la em uso.

Posicionamento

A posição de uma curva de demanda refere-se à sua colocação em um gráfico. Como os analistas econômicos usam o mesmo gráfico para traçar tanto uma curva de demanda como uma curva de oferta inversa relacionada, as escalas que representam o preço e a quantidade deve permanecer as mesmas. Se uma curva de demanda está posicionada mais para a direita, indica uma grande quantidade de demanda por parte dos consumidores a um determinado preço. Quando uma curva de demanda é baixa no gráfico, isso indica que os preços baixos criam demanda constante. Estas diferenças relativas são mais importantes quando um analista observa a mudança de uma curva de demanda na posição ao longo do tempo.

Declive

A taxa de variação na demanda sobre vários pontos do preço dá uma curva de demanda em declive. Curvas de demanda podem ser côncavas, convexas ou formar linhas retas. Em cada caso, a taxa de variação da quantidade demandada como descidas de preços constitui o ângulo de mudança da curva. A curva de demanda íngreme significa que as reduções de preços só aumentam a quantidade demandada ligeiramente, enquanto que uma curva de demanda côncava que achata a medida em que ela se move da esquerda para a direita revela um aumento na quantidade demandada, quando os preços baixos caem ainda um pouco mais.

Turnos

Os turnos referem-se à mudança de uma curva de demanda na posição ao longo do tempo. A curva de demanda se desloca para novas posições no gráfico e vai revelando novas tendências no comportamento do consumidor. Por exemplo, quando uma curva de demanda cai em um gráfico de um período de medição para outro, isso indica que os preços mais baixos produzem o mesmo nível de demanda que os preços mais altos produziram durante um período de medição anterior. Comparar as curvas de demanda ao longo do tempo permite que os CEOs tomem decisões importantes sobre a mudança de preços ou alterem os níveis de fornecimento para maximizar o lucro.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível