Aprenda a fazer legumes ao vapor como os do Outback

Aprenda a fazer legumes ao vapor como os do Outback

Image Source/Photodisc/Getty Images

O restaurante Outback é mais conhecido por seus bifes bem selados, mas seus legumes ao vapor destacam-se como uma opção saudável e saborosa do cardápio. Os legumes podem variar sazonalmente, mas geralmente incluem brócolis, cenoura, vagem e couve-flor. Os legumes são cozidos ao vapor até começarem a amolecer, mas mantendo sua crocância – assim como a maior parte de seu valor nutricional. Os legumes frescos são os melhores para imitar os do Outback, mas legumes congelados são a segunda melhor opção.

Step 1

Lave todos os legumes bem e pique-os em pedaços razoáveis para cada porção. Os brócolis no Outback Steakhouse geralmente têm tamanho médio. A couve-flor também. Corte a cenoura em uma espessura de 6 mm, na diagonal ao invés de em círculos perfeitos. As vagens não precisam ser cortadas.

Step 2

Preencha o fundo de uma panela de cozimento a vapor com 2,5 a 5 cm de água. A profundidade depende do cesto de vapor, mas a água deve ficar a cerca de 2,5 cm de distância do fundo do cesto quando ele estiver encaixado na panela. Ferva a água em fogo alto. Insira o cesto na panela.

Step 3

Adicione os legumes ao cesto. Cubra com uma tampa bem encaixada na panela. Cozinhe por cerca de 5 minutos, ou até que todos os legumes estejam levemente macios, mas ainda mantenham um pouco de sua crocância. Observe a cor dos brócolis e das vagens para ter uma indicação de cozimento; a cor verde escura torna-se um verde brilhante, mas retorna ao verde escuro se passar do ponto. Deve ser possível furar as cenouras com um garfo facilmente sem esmagá-las.

Step 4

Retire os legumes do vapor e coloque-os em uma tigela grande. Adicione manteiga ou azeite suficiente para cobrir levemente cada legume. Embora parte do atrativo de um prato de legumes cozidos ao vapor seja o baixo teor de gordura, uma pequena quantidade de gordura é importante para ajudar na absorção dos nutrientes.

Step 5

Misture os legumes em sua escolha de temperos e especiarias, para dar um pouco de sabor. Os temperos básicos, como sal, pimenta, alho em pó e cebola em pó combinam com o prato. Se os legumes forem acompanhamento de alguma carne, como seriam no Outback, tempere-os com a mesma mistura de tempero que usaria para a carne.

eHow Brasil
×