Restaure você mesmo seu baú antigo

Faça seu baú antigo ficar bonito novamente

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Baús de armazenamento já ocuparam o lugar de malas. Estes recipientes eram normalmente construídos com pinho e, em seguida, reforçados com materiais mais duráveis, como madeiras mais duras e metal. Alguns eram recobertos com couro ou lona. Embora não sejam tão usados como eram há anos atrás, ainda permanecem populares para armazenamento ou simples decoração.

Step 1

Remova pregos antigos e enferrujados. Isso será difícil, pois quando foram colocados pela primeira vez, foram curvados contra o baú. Procure uma extremidade curva e tente remove-lo usando a alicate torquês. Use o removedor de pregos para erguer a cabeça e, em seguida, com o alicate comum remova-o completamente.

Step 2

Reforme ou substitua a lata enferrujada. Retire os pedaços de metal. Remova pequenas áreas enferrujadas fazendo um acabamento fosco com rodas de arame em uma furadeira, lixa e escova de fio de aço. Aplique o verniz transparente sobre toda a área. Se o baú parecer que foi submergido em água durante algum tempo, medidas mais drásticas podem ser necessárias. Procure em lojas de autopeças um produto de tratamento intensivo contra ferrugem, que pode deixar seu baú com uma superfície preta, pronta para receber tinta. Após isso, aplique o primer destinado para aço e, então, pinte a peça com a tinta preta de cetim. Qualquer parte que esteja completamente enferrujada deve ser substituída por uma nova de estanho ou alumínio. Corte o metal para encaixar e pregue no lugar.

Step 3

Revestimentos de lonas limpas. Se o seu baú possuir uma cobertura de lona intacta, re-cola as áreas soltas com cola branca. Apoie um peso para melhorar a fixação das partes planas até secar. Limpe e pinte a lona. Preserve com o verniz transparente. Se a lona estiver em mau estado, remova-a. Você pode substituí-la ou deixar a madeira exposta e ir direto ao passo 5.

Step 4

Restaure revestimentos em couro. Se o material está em boas condições, usar sabão de sela e um pano macio para limpá-lo. A flexibilidade pode ser restaurada com óleo Neatsfoot. Re-cole as áreas soltas com cola branca e apoie um peso até a cola secar. Se o couro estiver em mau estado, ou se preferir expor a madeira, remova-o e vá para o passo 5.

Step 5

Conserte as ripas de madeira. Remova toda a pintura com uma espátula limpa, finalizando a mobília com sabão e óleo. Lixe a madeira e recubra-as com com óleo de tungue ou o verniz da sua preferência. Se quiser repintar, use uma mancha de óleo e um verniz à base de óleo.

Step 6

Substitua os pregos e as peças de metal. Martele os pregos, mantendo o calcanhar de aço contra a madeira no interior do baú. Desta forma, os pregos vão enrolar-se ao longo do lado de dentro, enquanto fixa firmemente os pedaços de metal da parte exterior.

Step 7

Re-alinhe o interior do baú. Os materiais necessários são papel comum, papel de parede, papel decorativo, tecido e painéis de cedro. Umedeça o papel antigo com a mistura de vinagre e água, em seguida, raspe-o com uma espátula. Corte cada pedaço de material para se encaixar com 1,5 cm a mais nos cantos (sobrepondo-se onde as bordas se encontram). Re-alinhar as extremidades em primeiro lugar, então a frente e atrás, depois a parte superior e inferior. Certifique-se a madeira esta selada e use cola branca no material que estiver usando.

eHow Brasil
×