×
Loading ...

4 tipos de colchonetes utilizados na ginástica

Atualizado em 17 abril, 2017

Na ginástica, os atletas rotineiramente lançam-se no ar para executar acrobacias e flips complicados. Essas habilidades requerem incontáveis horas de treino para aperfeiçoar e elas são fisicamente exigentes. Para praticar com segurança, os ginastas utilizam vários tipos de colchonetes para reduzir o impacto sobre as articulações, principalmente nos pulsos e nos tornozelos. Os colchonetes de ginástica possuem diversas formas e tamanhos, desde os grossos colchões de queda no trampolim até as pequenas esteiras lançadas sob o cavalo de acrobacias.

Ginastas usam colchonetes para praticar novas habilidades com segurança (girl at summer gymnastic camp image by Galina Barskaya from Fotolia.com)

Colchonetes de enrolar

O colchonete de enrolar é o tipo mais comum de colchonete encontrado em uma academia, em parte por causa da sua versatilidade. Essas esteiras retangulares possuem entre 2,5 e 5 cm de espessura e muitas vezes apresentam painéis de cores alternadas. Os colchonetes podem ser deitados e unidos com tiras de velcro que correm ao longo das suas bordas ou suas dobras estilo acordeão e empilhados um sobre o outro. Os tapetes podem ser usados para cair, treinando exercícios ou como auxiliares de ensino, quando ginastas estão aprendendo novas acrobacias. Por exemplo, um ginasta pode praticar aberturas com uma perna apoiada em um colchonete, para ter uma flexibilidade na perna maior do que 180º.

Loading...

Colchões de pouso

Colchões de pouso são tapetes grossos e macios, que são usados no treinamento e em competições para proteger ginastas durante desmontagens ou no caso de quedas. Eles são feitos de polietileno ou de espuma de poliuretano, geralmente são cobertos em vinil e projetados para absorver impactos e amaciar quedas duras. Os colchões de pouso possuem diversas formas e tamanhos, embora os usados em competição devem estar entre 12 cm e 20 cm de espessura. Eles podem ser colocados sob as barras irregulares, sobre a mola do chão, ao lado do feixe de equilíbrio, e no final do trampolim.

Colchonetes finos

Colchonetes finos são tapetes finos feitos com um núcleo de espuma densa que proporciona absorção de choque e leve amortecimento. Ao contrário dos colchões de pouso, que são revestidos em vinil, colchonetes finos possuem revestimentos de tecido macio, que impedem ginastas de escorregar ou ferir seus tornozelos em pousos curtos. Eles são de 3 cm de espessura, o que significa que são finos o suficiente para ser pendurados no topo das barras ou do cavalo, para fornecer proteção extra quando um ginasta estiver aprendendo uma nova acrobacia. Embora usados principalmente para treinamento, os colchonetes finos são permitidos apenas algumas vezes para uso em competições, normalmente para pousos no exercício de solo no trampolim.

Colchonete de cunha

Ginastas iniciantes e intermediários utilizam colchonetes de cunha, que são colchonetes firmes, inclinados em forma de triângulo. Eles são feitos a partir de polietileno de alta densidade ou espuma de poliuretano e cobertos de vinil. Os colchonetes de cunha, ou "queijo", são especialmente úteis para o ensino de walkovers, handsprings e rolamentos, porque fornecem uma pista inclinada. Essa inclinação muitas vezes torna mais fácil para os jovens ginastas executar movimentos que eles podem não ser fortes o suficiente para executá-los em uma superfície plana.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...