5 características comuns em todas as plantas com sementes

Escrito por j. lang wood | Traduzido por marilia babberg catapano
5 características comuns em todas as plantas com sementes
As plantas produzem suas sementes de várias maneiras diferentes (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Pessoas que gostam de jardinagem, seja ao ar livre ou em ambientes fechados, sempre apreciam ver suas plantas crescerem e se reproduzirem. A maior parte da vegetação que normalmente cresce em suas casas e jardins são plantas com sementes. Elas possuem cinco características em comum.

Folhas

Plantas com sementes possuem folhas em alguns padrões e posicionamentos específicos. Em aparência, elas variam muito, podendo ser muito pequenas ou grandes. Elas fazem parte do sistema das plantas que está localizado sobre o solo, e é onde ocorre a fotossíntese, que é a conversão de luz em açúcares. Os alimentos também são armazenados nas folhas e são liberados quando necessário para as células das plantas. A produção dos hormônios também ocorre nesse sistema superior, afirma o site BiologyJunction.

Talo

Todas as plantas com sementes possuem talos que as ajudam a se estabilizarem e contêm as células para a fotossíntese, transporte de água e alimentos, bem como as células para a reprodução. Eles são os locais onde as flores aparecerão, as quais se transformarão em sementes que criarão mais plantas. Nem todas as plantas possuem flores visíveis, algumas deles são muito discretas, porém possuem a mesma função de dispersar sementes.

Raízes

Todas as plantas com sementes possuem um sistema radicular que ajuda em sua fixação no local. As raízes normalmente são estruturas subterrâneas que absorvem água e nutrientes do solo, substâncias que são armazenadas para serem utilizadas quando necessário. Elas podem se espalhar amplamente pelo solo para absorver o máximo de água e nutrientes possível. Geralmente, quanto maior a planta, maior será o seu sistema radicular.

Capacidade de produzir sementes

Todas as plantas que têm sementes produzem sementes como método de reprodução, porém nem todas se reproduzem dessa maneira. Algumas, como os musgos, usam esporos para se desenvolverem em novos ambientes. Embora os tipos de sementes possam parecer muito diferentes, todos contêm as mesmas estruturas básicas. Todas possuem um embrião, um órgão para o armazenamento de alimento e um revestimento para a semente. Semear é uma maneira muito eficiente para criar mais plantas, e é por isso que existem tantas delas na vegetação.

Sistema vascular

As plantas necessitam de um sistema vascular para transportar a umidade e os nutrientes para todas as suas partes e manter sua estrutura vertical, afirma o site EdHelper. O floema é o tecido vascular que leva a água e os nutrientes para toda a planta. O xilema é o tecido vascular que leva água e nutrientes para as células. Esses sistemas são tão importantes para as plantas que se forem danificados podem levá-las à morte.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível