5 estágios de luto para o divórcio

Escrito por heidi broach | Traduzido por samuel silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
5 estágios de luto para o divórcio
Os cinco estágios do luto em um divórcio ajudam as pessoas a aceitarem e crescerem com a situação (sad woman leaving home image by bawinner from Fotolia.com)

O divórcio pode causar as mesmas reações de tristeza que a morte de um ente querido. Ambas as situações envolvem a perda de um relacionamento, e a maioria das pessoas experimentam cinco etapas ao longo do processo de luto. Embora a estrada seja difícil, a experiência emocional de luto em um divórcio permite que um indivíduo cresça e siga em frente com sua vida.

Outras pessoas estão lendo

Negação

A primeira fase do luto de um divórcio envolve a negação. Nesta etapa, os casais experimentam um momento em que é difícil acreditar que o divórcio esteja realmente acontecendo. Confusão, descrença e dormência caracterizam essa fase. Comumente, a fase de negação ocorre quando um dos parceiros acredita que o outro realmente não quer o divórcio e voltará atrás. Algumas pessoas ainda têm esperança de que a reparação do casamento é possível, mesmo após o divórcio ter sido legalmente finalizado.

Raiva

Durante a segunda fase do luto de um divórcio, a raiva contra seu ex-parceiro é comum. A raiva pode surgir como resultado de brigas passadas, adultério ou questões de custódia da criança. Se apenas um dos cônjuges quis o divórcio, a outra pessoa frequentemente sente raiva em relação ao parceiro que a deixou. A raiva com a perspectiva de um casamento fracassado é típico, também. Além disso, os divorciados podem sentir raiva por amigos, familiares e outros.

Negociação

A negociação, a terceira etapa do luto de um divórcio, consiste em oferecer algo em uma tentativa de mudar a situação. Normalmente, um dos cônjuges se oferece para mudar seu comportamento, seja emocionalmente ou fisicamente, na esperança de que o outro cônjuge não vá embora. O casamento ou a terapia de casais representa um instrumento de negociação comum. Alternativamente, uma pessoa pode negociar com Deus, ou um ser superior, para ajudar a salvar o casamento.

Depressão

A quarta etapa do luto de um divórcio, a depressão, muitas vezes ocorre quando uma pessoa finalmente percebe que o divórcio é inevitável. Tristeza, perda de interesse em atividades que antes traziam felicidade e o isolamento de amigos e familiares geralmente marcam essa fase. O reconhecimento de um casamento fracassado e a perda de sua vida passada contribui para sentimentos de tristeza associados com esse período.

Aceitação

A fase final do luto de um divórcio é a aceitação. Chegando a essa fase do processo, as pessoas muitas vezes erradamente assuem que está tudo normal e bem. Pelo contrário, a aceitação significa que o indivíduo de luto aceita a finalidade do divórcio. A dor não é esquecida, mas a pessoa divorciada percebe que é hora de seguir em frente. Após a aceitação, você está pronto para começar a próxima fase em sua nova vida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível