on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

5 formas de apresentar poesias

Atualizado em 17 abril, 2017

Os alunos geralmente dizem que não gostam de poesias pois não as entendem. Já que a poesia é baseada na emoção e na experiência pessoal, pode ser difícil para os alunos se relacionarem com diferentes poetas de forma a apreciá-los. No entanto, apresentar poesias para alunos de formas diferentes pode ajudá-los a entendê-las melhor, se relacionarem aos poemas lidos e apreciarem-os como uma forma rica de literatura.

Saiba como ensinar poesia (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Figuras sensoriais

Poesias geralmente são ricas em imagens sensoriais, então focar nisso ao apresentar poesias pode ajudar os alunos a vê-las como uma experiência ao invés de uma forma confusa de literatura. Figuras sensoriais usam imagens para tentar evocar os cinco sentidos. Os tipos de imagens sensoriais são auditórias (audição), visuais (visão), olfatórias (olfato), táteis (tato) e gustatórias (paladar). Quando os alunos entendem as figuras sensoriais, suas experiências com poesia provavelmente serão mais profundas. Eles também serão capazes de se relacionarem melhor aos poemas já que poderão usar as figuras para acionar as próprias memórias e experiências.

Loading...

Estrutura e rima

Muitos tipos de poesia seguem estruturas específicas e sequências de rima. Sonetos Shakespearianos, por exemplo, são 14 versos divididos em três estrofes e um dístico. O esquema de rimas é abab cdcd efef gg. Poesias estruturadas são geralmente mais fáceis de serem entendidas pelos alunos pois são mais facilmente identificadas como poesias. Focar na estrutura e na rima de poemas pode ajudar os alunos a entenderem os elementos da poesia.

Época literária

Épocas literárias são caracterizadas pelo tipo de literatura que veio daquele período de tempo. Apresentar poesia seguindo épocas literárias através da história pode ajudar os alunos a entenderem como a poesia se desenvolveu com o tempo. Estudar poesia com base em épocas literárias mostrará aos alunos como os eventos do mundo impactaram a literatura. Por exemplo, durante a Segunda Guerra Mundial, grande parte das poesias publicadas lidavam com a guerra e os sentimentos dos poetas em relação a ela.

Assunto

Poesias podem ser escritas sobre qualquer coisa, mas muitos poemas são caracterizados por seus assuntos. Por exemplo, poemas sobre as maravilhas da vida rural são chamados poemas pastoris. O enfoque nos assuntos dos poemas é também enfoque nos aspectos emocionais deles. Apresentar poemas com base em seus assuntos pode ajudar os alunos a se relacionarem a eles em nível emocional. Eles também podem se identificar com poetas que escrevem sobre certos assuntos, o que os ajudará a gostar mais de poesia.

Poeta

Entender um poeta pode ajudar os alunos a entenderem a poesia dele ou dela. Poetas geralmente se inspiram em seus interesses e experiências de vida para escrever poesias. Aprender sobre poesia através de diferentes poetas mostrará aos alunos que os poemas podem ser pessoais tanto para o autor quanto para o leitor. Estudar o trabalho de um poeta no decorrer de sua vida também pode mostrar aos alunos como o trabalho do artista muda com base nas mudanças de sua vida.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...