Mais
×

5 ideias de estantes para dividir ambientes

Divisores de espaço são elementos importantes, especialmente em áreas que incluem espaço amplo. Eles também podem ser úteis em espaços menores que precisem de delimitação, como quitinetes. Usar prateleiras para repartir espaços é econômico e conveniente. Você gastará dinheiro com uma única peça que servirá como móvel, parede e ainda poderá armazenar livros e outros objetos. Usar estantes como divisórias é uma questão não só de utilidade, mas também de gosto.

As estantes são ótimas para dividir pequenos espaços (Getty Images)

Prateleiras de caixotes

Um modelo de estante simples consiste em amarrar caixotes com a abertura e o fundo intercalados. Você mesmo pode fazer uma, pois não requer habilidades de carpintaria, por exemplo. As prateleiras inferiores podem armazenar brinquedos e livros infantis para que as crianças possam alcançá-los. Com esse tipo de divisória, elas também podem ajudar na organização do cômodo. Essa estante também é útil para dividir dois cômodos que precisem de prateleiras, como quartos compartilhados, uma vez que as aberturas são intercaladas.

Prateleiras vazadas

As prateleiras vazadas dividem os cômodos sem bloquear a vista. Armários altos com a parte traseira removida podem ser usados como um divisor de cômodos. Você também pode fazer prateleiras mais simples, usando tábuas de madeira resistentes e apoiadas nas extremidades por latas cheias de areia. Este modelo não deve ser usado em áreas de fácil acesso para crianças e animais, pois podem deslocar as latas. Outra opção é, no lugar de latas de areia, usar suportes de madeira pregados às prateleiras.

Prateleiras penduradas

Faça uso de prateleiras penduradas nos cômodos com vigas de teto resistentes. A divisória cria a ilusão de estar flutuando no ambiente. A prateleira superior pode ser instalada rente ao teto ou pendurada por cordas. Prender a estante ao teto com pelo menos uma corda em cada canto deixará a estrutura mais estável. Materiais e objetos leves são preferíveis neste modelo. Se você tem crianças pequenas em casa, uma prateleira suspensa instalada longe do chão dividirá o cômodo para os adultos e, para elas, dá espaço para brincarem. Este modelo também é uma ótima opção para manter os objetos fora de alcance dos pequenos. Uma vez que a divisória não está perto do chão, uma criança não conseguirá escalar uma prateleira pendurada.

Armário e estantes

Se você precisa de mais opções de armazenamento em um móvel, experimente usar uma divisória que mistura prateleira e rack. Você pode armazenar documentos importantes e outros objetos que devem ficar fora da vista ou do alcance de crianças. Muitos racks vêm com travas e chaves. Nas prateleiras superiores, você poderá exibir itens de decoração, livros, flores e pequenas plantas. Outro uso para esta divisória é repartir espaços como sala de jantar/copa e sala de estar, já que ele pode ser usado como buffet e também armazenar aparelhos de jantar.

Estante com coluna

Para diminuir espaços muito amplos ou aberturas grandes nas paredes, o modelo de estante com colunas pode ser uma ótima opção. Você pode armazenar seus livros e filmes na parte inferior, onde ficam as prateleiras. Para um visual clássico, procure móveis brancos e com as colunas arredondadas. Você pode dar um toque rústico para sua divisória se usar materiais como madeira crua.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article