Mais
×

5 ideias para iluminar o ambiente

Yellow
Kevin Miller/iStock Photo

Introdução

Nada ilumina mais uma sala como o amarelo, uma das três cores primárias que combina com quase todas as outras do arco-íris. O amarelo definitivamente chama a atenção. Mas isso não é um problema, desde que você saiba equilibrar a intensidade do tom com a quantidade que você usa. O amarelo intenso serve para criar luz e, o amarelo manteiga, para aquecer um ambiente escuro.

Virginia Hamrick/iStock Photo

Atreva-se a pintar tudo

Pintar o teto e as paredes de amarelo é como ter a luz do sol sendo derramada pelo ambiente. Mas cuidado: o amarelo pode ser muito brilhante, intensifica as paredes e muda a iluminação durante o dia, muito mais que as outras cores. Encontre uma cor que você goste, mas pinte com um tom levemente mais claro. Aplique a tinta sobre uma ou duas paredes e avalie, em horas diferentes do dia, se você gosta da cor.

Stephan Levesque/iStock Photo

Conte com o contraste

Amarelo e branco misturados podem se tornar uma cor muito suave e sem contraste. Os tons de madeira castanho escuro, como mogno e cerejeira, contam com dois tipos de cores e evitam uma decoração monótona.

katsgraphicslv/iStock Photo

Misture

Apesar da energia, o amarelo pode funcionar bem nos quartos. Tons suaves têm um efeito calmante, especialmente quando combinados com branco marfim ou bege. Misturando tons de amarelo, tente incluir quatro ou cinco tons a mais. Apenas dois ou três podem parecer incompatíveis, pouco eclético.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Um pouco de sol

Acessórios amarelos na janela deixam o ambiente mais acolhedor até mesmo nos dias tristes. Amarelo é muito eficaz em salas com orientação norte e outras que não recebem luz direta do sol.

AlexandrMoroz/iStock Photo

Use a energia sabiamente

O amarelo intenso estimula os sentidos e pode funcionar melhor em pequenas doses como uma pequena cadeira aqui e uma almofada ali. As cores intensas devem ser usadas sutilmente. Escolha cores brancas e cálidas que possam combinar com o amarelo. O branco brilhante, quando combinado com o amarelo, tende a parecer cinza.