Mais
×

5 livros que todo aspirante a empresário precisa ler

O caminho para se tornar um empresário de sucesso está longe de ser simples. A boa notícia é que a chamada literatura empresarial pode ajudar qualquer aspirante a homem ou mulher de negócios a iniciar uma carreira. Uma série de livros já foi publicada sobre os meandros da carreira empresarial no Brasil e no mundo. Qualquer lista de títulos fundamentais certamente será injusta perto das boas obras sobre o tema. De qualquer forma, buscar inspiração na leitura de trabalhos interessantes deve ajudar os novos profissionais a superar os obstáculos do mundo corporativo. Nessas obras, o aspirante a empresário vai encontrar elementos motivacionais capazes de transformar um mero empreendimento em um ótimo negócio.

O mundo dos negócios pode ficar mais fácil a partir da leitura de obras literárias (Getty Images)

"A estratégia do oceano azul"

Como o próprio nome diz, o livro "A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante" (Editora Campus) traz uma série de argumentos e ações que prometem mudar a mentalidade dos empreendedores pelo mundo. Os autores Chan Kim e Renée Mauborgne fizeram um amplo trabalho de pesquisa sobre centenas de empresas e indústrias. Estudaram tanto as bem-sucedidas quanto as fracassadas. A partir disso, concluíram que as bem-sucedidas acabaram criando nichos específicos que fizeram a concorrência irrelevante. É o conceito do oceano azul, uma área onde as empresas podem coexistir harmoniosamente e crescer sem se preocupar com ambientes concorridos e disputados (chamados de oceanos vermelhos).

"Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto"

Uma forma de aprender os meandros da profissão é por meio das histórias de gente que conseguiu superar os obstáculos. Publicado pela Elsevier Editora, o livro "Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto" traz o depoimento de cerca de 50 empresários bem-sucedidos no Brasil. Na obra, que foi lançada pelo Instituto Endeavor, empresários dos mais diversos setores refletem sobre sua trajetória e sobre o desafio de manter negócios em um país de economia flutuante como o Brasil. Entre os entrevistados estão Jorge Gerdau, Marcel Telles, Abilio Diniz e Emílio Odebrecht.

"A menina do Vale"

Bel Pesce é uma jovem brasileira que se destacou ao abrir o próprio negócio no Vale do Silício, Estados Unidos. No livro "A menina do Vale: como o empreendedorismo pode mudar a sua vida” (Editora Casa da Palavra), ela conta como o empreendedorismo foi importante para definir um plano de vida. Na obra, ela conta sua história pessoal e como ajudou a criar o Lemon, um aplicativo digital para finanças pessoais. De acordo com ela, todas as pessoas têm potencial de empreender. "Seu maior empreendimento é você mesmo, o jeito como você consegue produzir, negociar e divulgar seu trabalho", explica a autora.

"A arte do começo"

Guy Kawasaki é colunista da revista Forbes e fundador da empresa de tecnologia Garage Technology Ventures, além de ser conhecido como um dos estrategistas mais irreverentes do mundo corporativo. No livro "A arte do começo" (Editora Best Seller), o escritor apresenta uma série de princípios para que os aspirantes a empresários consigam lançar um produto e começar um negócio. Kawasaki ensina a desenvolver uma mentalidade mais empreendedora, seja você empresário de uma multinacional ou um microempresário iniciante. Para isso, o autor utiliza exemplos reais para sustentar seus argumentos, como a história da empresa Apple.

"O ponto da virada"

Depois de vender milhões de cópias em todo o mundo, o livro "O ponto da virada" (Editora Sextante) se tornou uma referência para profissionais que desejam saber como a carreira profissional pode deslanchar. O autor Malcom Gladwell explica como ideias, produtos e mensagens se alastram rapidamente nos dias de hoje e podem se tornar o momento decisivo para o sucesso de uma empresa. Gladwell reflete sobre fenômenos sociais e sobre o comportamento das pessoas, elementos que podem, de uma hora para outra, transformar ilustres desconhecidos em campeões de vendas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article