Mais
×

Os 5 principais deuses do hinduísmo

Atualizado em 05 abril, 2018

O hinduísmo é uma religião praticada em todo o mundo, mas é especialmente comum na Índia e no Nepal. De acordo com o ReligiousTolerance.org, existem mais de 950 milhões de hindus no mundo. Esta vertente religiosa reconhece uma divindade suprema, mas incorpora a crença em muitos outros deuses como manifestações dessa divindade.

O hinduísmo possui mais de 300 milhões de deuses (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Brahma

O hinduísmo apresenta uma tríade divina liderada por Lord Brahma, criador do mundo, seguido de Shiva, o destruidor e Vishnu, o preservador. De acordo com o hinduísmo, Brahma criou o mundo e os seres humanos a partir de suas duas metades;, uma metade deu origem à mulher e a outra metade, a um homem. Brahma é o deus da sabedoria e possui quatro braços e quatro cabeças, de onde surgiram os quatro vedas, ou escrituras, que sustentam todo o hinduísmo. Uma das principais crenças do hinduísmo é que Brahma será forçado a recriar o mundo depois que for destruído por Shiva.

Shiva

Shiva é o deus da destruição, não apenas física, a nível mundial, mas também da dissolução do ego e do orgulho dentro de um crente. Parte dessa destruição inclui a negação de si mesmo e o desapego de todas as ligações terrenas. Ele é um símbolo da decomposição dos velhos costumes, a fim de desenvolver novas formas espirituais de viver e pensar. Shiva, muitas vezes, é representado em uma pose de ioga clássica, pois também representa a meditação e a calma, e pode assumir muitas formas, incluindo uma encarnação de cinco cabeças.

Vishnu

Na grande trindade hindu, Vishnu representa a proteção e preservação, uma força de equilíbrio entre o ato de criação de Brahma e a propensão de Shiva à destruição literal e figurativa. O hinduísmo ensina que há forças equivalentes do bem e do mal na Terra, e que, ocasionalmente, o mal ganha uma vantagem exigindo que Vishnu assuma uma forma humana e restaure o equilíbrio. Ele possui dez avatares ou encarnações, nove das quais desceram à Terra para combater o mal. Acredita-se que a décima e última encarnação, conhecida como Kalki, se manifestará em uma data futura e destruará o mundo corrompido, para inaugurar uma era de ouro.

Ganesha

Ganesha é outra grande divindade hindu. Atribui-se a ela o poder de remover obstáculos e conceder a sabedoria e a prudência. Nos tempos modernos, não é incomum que os hindus que possuam negócios próprios ou que estejam envolvidos em atividades comerciais busquem as bênçãos de Ganesha antes de começar o dia. Ele é frequentemente descrito como um homem corpulento, com uma enorme barriga, quatro braços e uma distintiva cabeça de elefante, que apresenta apenas uma presa. Diz-se que ele é o filho de Shiva com a esposa Parvati, uma deusa da montanha.

Krishna

Krishna é uma das encarnações de Vishnu -- a oitava -- e é a divindade da alegria e do amor divino, que vence o pecado. Um dos legados duradouros de Krishna é o Bhagavad-gita -- traduzido como "a canção de Deus" --, que assume a forma de um diálogo entre um guerreiro chamado Arjuna -- que é, na verdade, Krishna -- e um ser supremo. Nesse diálogo, Krishna estabelece grandes verdades espirituais, como a distinção entre o corpo e a alma, o ser supremo e a alma e o sentido da vida para todos os crentes. É descrito muitas vezes como um ser com a pele azul.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article